Pesquisar

terça-feira, 15 de abril de 2014

DO JORNAL ZERO HORA DESTA TERÇA-FEIRA, 15/Abril

A paciente espera do vira-lata Seco gera comoção e doações ao dono internado em hospital

Desde segunda-feira comunidade de Passo Fundo tem doado roupas e calçados ao amigo inseparável do cachorro Seco


Vira-lata Seco virou celebridade em Passo Fundo Foto: Rádio Uirapuru / Divulgação



A quarta-feira tem sido de uma espera um pouco mais longa para o vira-lata Seco. O cão, que aguarda pacientemente há 16 dias pela alta hospitalar do dono Lauri da Costa, de 55 anos, ainda não teve seu encontro diário com o amigo. Acostumados a se verem às 10 h, Lauri só descerá do quarto do Hospital da Cidade, em Passo Fundo, no norte do Estado, no início da tarde.
O morador de rua passou na tarde de segunda-feira por mais uma cirurgia para a retirada de um segundo tumor na pele. De acordo com a assistente social da casa de saúde, Viviana Vizzotto, o procedimento foi um sucesso e o atraso no encontro dos dois amigos inseparáveis foi adiado para mais tarde porque a terça-feira amanheceu gelada em Passo Fundo. 

– O Seco já está esperando no lugar de sempre. É a coisa mais querida aquele cachorro! – derrete-se Viviana, que também já virou amiga do vira-lata.

Seco e Lauri têm encontros diários de 15 minutos no pátio do hospital. Foto: Luis Iarcheski/ Especial

A história de amizade e fidelidade entre os parceiros tem comovido muita gente, não só o pessoal. Prova disso, são as ligações que o hospital têm recebido de pessoas querendo doar roupas e calçados a Lauri. A assistente social quer agora conseguir doações para oferecer um tratamento odontológico ao morador de rua. De acordo com Viviana, o amigo de Seco tem poucos dentes e, em razão disso, tem limitação para se alimentar. 

– Gostaríamos de devolver o seu Lauri com mais condições e autoestima à sociedade. E, ter dentes novos, mesmo que seja dentadura, faz parte desse plano – afirma.
Sem casa ou vínculo familiar, Lauri vive nas ruas há quase uma década. Assim que receber alta na próxima semana, ele deve passar uma temporada no Albergue Municipal de Passo Fundo. E, com certeza, Seco estará lá. Fiel como sempre.