De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques
Cercada por um grupo enorme de queridos amigos, a jornalista, escritora e cantora TANIA MALHEIROS autografou ontem à noite por mais de três horas dezenas de exemplares do seu mais novo livro, “Bomba atômica! Pra quê? - Brasil e Energia Nuclear”, da Editora Lacre; O lançamento aconteceu num salão do tradicional restaurante Lamas, na rua Marquês de Abrantes, no Flamengo reunindo escritores, jornalistas, artistas, radialistas e personalidades ligadas ao mundo musical.
O livro avança e aprofunda nas informações e documentos reunidos pela autora em suas duas primeiras publicações sobre o tema: “Brasil, a bomba oculta” (1993) e “Histórias secretas do Brasil nuclear” (1996). Este novo livro atualiza a história secreta do enriquecimento de urânio no Centro Experimental de Aramar, da Marinha e os negócios com Iraque e China, na época da Ditadura. A tecnologia do enriquecimento – dominada por seletos países e que levou o Brasil a ingressar no restrito Clube do Átomo – foi repassada à estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O fato havia sido previsto em matérias da autora há mais de 20 anos.
Durante a sessão de autógrafos, a jornalista, uma amiga de boa vontade há muitos anos que sempre colabora com as campanhas da LBV, através do assessor de imprensa da instituição, Luiz Carlos Lourenço, encaminhou um exemplar ao diretor presidente da Legião da Boa Vontade, com a seguinte mensagem:
“Ao José de Paiva Netto, grande jornalista e escritor, desejando que amplie os belos trabalhos de nossa querida LBV. Tania Malheiros, 25.9.2018"
Entre os nomes de destaque que compareceram à noite de lançamento destacavam-se Flavia Oliveira, Marcia Cezimbra, Cristina Chacel, Romildo Guerrante, Cristine Ajuz, Marion Monteiro, Arnaldo Moreira, Luis Pinguelli Rosa, Cleid Stefania, Cristina Serra, Ana Viana, André Borges e Fernanda Barata Ribeiro. E mais, Luiz Eugenio Teixeira Leite, Gabriela Reimão, Fabiane Motta, Flavia Lamos portela, Bruno Thys, Francisco Lima, Carlos Minc,Rafael Lima, Thais Portela, Ligia Guerra, Nacif Elias, Paulo Marinho, Lindinor Laranjeira, Bayard Boiteux, Olga Simbalista, Fernando Molica, Tiana Magel Ellwanger, Zilmar Borges Basílio e Bertha Nutels.
O livro recém lançado por TANIA MALHEIROS, com 380 páginas, informa também sobre o domínio do reprocessamento de urânio, que leva à produção de plutônio – outra opção de combustível para alimentar a bomba atômica;No campo das usinas nucleares, há cerca de duas décadas, a projeção era de que a unidade da usina atômica Angra I funcionaria somente até 2018. Hoje, porém, Angra I está sendo preparada para ter vida útil prolongada por mais 20 anos. Só nos últimos cinco anos foram investidos US$ 27 milhões na modernização do empreendimento.
Continua sem solução, uma dívida da empresa suíça Nuexco com o Brasil, contraída há 20 anos, envolvendo o fornecimento de urânio ao Canadá. Algumas revelações de Tania foram, inclusive, noticiadas no The Times londrino. O assunto da energia nuclear não se esgota e envolve múltiplos interesses. Até mesmo os candidatos à Presidência da República de 2018 preferiram não manifestar suas opiniões sobre temas como a bomba atômica, pressões internacionais, usinas nucleares e submarino de propulsão nuclear.
JÁ RECEBEU O PRÊMIO ESSO
A autora escreve sobre energia nuclear desde 1986. Seu primeiro “furo” nessa área foi dado pelo jornal Folha de São Paulo, com a revelação de vazamento de radiação na usinanuclear Angra I; a existência das contas secretas “Delta”, entre outros. No jornal O Estado de São Paulo, foram seis anos com reportagens exclusivas, entre elas, denúncias de altos índices de radiação na Usam. No Rio, trabalhou também em O Globo e na Agência Estado/Broadcast. No Jornal do Brasil, em janeiro de 1996, revelou acidentes com radiação no Centro Experimental Aramar, o que lhe valeu o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria “Científica, Tecnológica e Ecológica”, em 1997. Atualmente, escreve para o Blog (https://taniamalheiros-jornalista.blogspot.com).
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA AS FOTOS, EXCLUSIVAS PARA O BLOG, CLICADAS PELO FOTÓGRAFO DANIEL MARQUES