Pesquisar

terça-feira, 15 de abril de 2014

DICA MARAVILHOSA DO BLOG DA QUERIDA ANNA MARIA RAMALHO:

Uma viagem pelas atrações e pelos sabores de Tiradentes

15 de abril de 2014

Uma cidade com muita história, com excelentes opções de restaurantes, pousadas e lojas, de vistas inigualáveis e que oferece diversas opções de passeios para quem curte a proximidade com a natureza. Assim é Tiradentes! Na linda cidade mineira, você encontra artesanato em madeira, pedra sabão e prata; você tem à disposição doces variados e biscoitos típicos e, claro, encontra a inigualável culinária mineira com direito a pratos como frango ao molho pardo, tutu de feijão e lombinho de porco.

   Cidade de Tiradentes


Fundada em 1702 por bandeirantes paulistas que descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, Tiradentes herdou da mineração igrejas, capelas e outras construções ornamentadas com o que havia de melhor e mais precioso na cidade, em estilo barroco e rococó. Entre as obras mais famosas, podemos destacar o risco da fachada da Matriz de Santo Antônio, o último feito por Aleijadinho em 1810. Com a proclamação da República, a cidade recebeu o nome do herói da Inconfidência Mineira e mais tarde, em 1924, foi roteiro de intelectuais da Semana de Arte Moderna. Desde 1938, Tiradentes é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e oferece um dos acervos históricos mais preservados do país.

     Matriz de Santo Antônio



Na Serra de São José, maciço rochoso que se destaca no visual de Tiradentes, as caminhadas, pedaladas, cachoeiras, grutas e cavalgadas são algumas das atividades que podem ser praticadas na natureza. E é justamente na serra que acontece um dos passeios mais apreciados da cidade. Com três horas de subidas e descidas, o visitante encontra, além do visual sem igual, os calçamentos de pedra feitos pelos escravos no século 18, quando a cidade integrava o chamado ciclo do ouro.


     Serra de São José



Outra atração que confere um charme adicional a Tiradentes é a ferrovia que liga a cidade a São João Del Rey e que nunca deixou de funcionar. Atualmente, as simpáticas locomotivas, remanescentes da Estrada de Ferro Oeste de Minas, fazem o trajeto de 12 quilômetros em trinta minutos.


      Locomotiva Maria Fumaça


O Chafariz de São José, de 1749, construído para abastecer a cidade com água potável; as seis pequenas capelas conhecidas como passos da Paixão de Cristo, de 1729; a Capela de Bom Jesus da Pobreza e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, erguida pela Irmandade dos Homens Pretos são outras atrações encontradas em Tiradentes e que enchem os olhos dos turistas com beleza e história sem iguais.

     Chafariz São José


E foi para divulgar esse destino e atrair cada vez mais visitantes para a cidade que empresários, donos de pousadas, de restaurantes, lojas e da mais antiga agência de turismo da cidade, se uniram para formar o grupo batizado de Tiradentes Mais. Além de campanhas de divulgação da cidade em publicações de todo o País, o grupo integrado por expoentes da sociedade civil inaugurou um centro de informações no centro da cidade para atender aos milhares de visitantes que chegam, semanalmente, à cidade mineira.

Comidas e docinhos

A gastronomia é uma atração à parte. As cocadas, canudinhos e doces de leite preparados peloChico Doceiro, desde 1965, são inigualáveis e levam dezenas de pessoas à pequena lojinha aberta na entrada da cidade para provar as iguarias, mas também para conhecer o “Seu” Chicoque, diariamente, bate ponto à frente do seu negócio. Bem perto dali estão as duas filiais da Flor de Lótus, loja especializada em doces, queijos, pimentas e cachaças, com centenas de opções de produtos. As compotas de jabuticaba, laranja sanguínea e limão rosa estão entre as novidades. As balas de coco são inigualáveis e os queijos temperados e até recheados com requeijão aguçam a curiosidade de quem chega às lojas, que têm visual pra lá de colorido.

Os restaurantes da cidade merecem destaque e vão dos mais sofisticados aos extremamente tradicionais. O Santíssima Gula, da chef Nancy Souza, fica em uma agradável casa, com vista para área verde e atmosfera tranquila. O atendimento é extremamente personalizado e o restaurante só atende com reservas. O antepasto é de comer rezando e inclui paté de foie e manteiga produzidos pela chef. O Estalagem do Sabor, do autodidata Vicente Teixeira, oferece pratos criativos e muito saborosos. Destaque para o Mané sem Jaleco,  que leva arroz, feijão, couve, banana, lombo defumado, ovos e bacon. Outra excelente opção é o restaurante Pau de Angu, um pouco mais distante do centro histórico, em um lindo trecho na estrada para a localidade conhecida como Bichinho, a cidade-berço do artesanato mineiro, que abriga, entre outros, a famosa Oficina de Agosto.  A sede do Pau de Angu  lembra uma linda casinha da roça. Os ingredientes usados nos pratos que agradam aos mais exigentes paladares são escolhidos pessoalmente pelos donos. Destaque para a linguiça de pernil. O Padre Toledo, fundado há 44 anos, ocupa uma linda construção do século XVIII, totalmente reformada pela família que criou o restaurante e que até hoje cuida pessoalmente de cada detalhe da casa. O Frango ao Molho Pardo é uma excelente pedida, com sabor inigualável. A cachaça e os ingredientes são produzidos em uma fazenda, nos arredores de Tiradentes.

      Rocambole da Santíssima Gula

     Mané Sem Jaleco do Estalagem do Sabor


      Lombinho do Pau de Angu

                      Os doces do Padre Toledo


O Templário fica no centro histórico, tem visual caprichado e música ao vivo. Os petiscos, como o mix de salsichas alemães, e a cerveja Stella Artois, não encontrada em outros estabelecimentos da região, fazem com que a experiência seja inesquecível.

Também próximo ao Centro, o espaço Marcas Mineiras oferece uma ampla loja com cristais Cá d’oro, móveis e roupas de cama e banho. Um verdadeiro passeio pela excelência dos produtos da região. A visita inclui, ainda, um charmoso café, com direito à presença de uma barista nos finais de semana. Detalhe: os grãos de café são moídos na hora. Entre as delícias servidas nesse simpático lugar está o bolo de abobrinha com nozes e calda de limão, preparado pelo chef Fausto Guimarães. Se o interesse for por objetos para casa, a Marcenaria Tiradentes é um verdadeiro paraíso, com produtos de várias partes do mundo, e móveis produzidos com madeira de demolição de alta qualidade. Enfim, motivos não faltam para visitar Tiradentes!

     Marcas Mineiras

                     Bolo doce de Abobrinha do Marcas Mineiras