Pesquisar

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Escritor e produtor Rodrigo Faour se une à campanha da LBV na Copa 2018

De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques e divulgação 

Neste ano de 2018 o mundo inteiro está atento à Copa do Mundo e a campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, da Legião da Boa Vontade (LBV), é destaque entre inúmeras personalidades e o povo. Um assíduo colaborador da instituição, o edscritor, pesquisador, produtor musical e diretor RODRIGO FAOUR posou esta semana para o fotógrafo Daniel Marques vestindo a camisa símbolo da campanha e falando da sua satisfação em poder colaborar.

- A campanha da LBV nesta Copa visa promover a manutenção dos programas socio-educacionais desta Instituição, nos quais milhares de crianças em risco social participam, tendo a qualidade de vida assistida. Faça como eu e dezenas de artistas amigos de Boa Vontade e participe desta mobilização solidária de sucesso, disse.

ESCRITOR RENOMADO
O escritor, jornalista e produtor musical Rodrigo Faour, nascido no Rio de Janeiro, é também um respeitado crítico musical, e pesquisador brasileiro.   Formou-se em jornalismo em 1994 na PUC-Rio. É o autor das biografias de Angela Maria ("A Eterna Cantora do Brasil"), Dolores Duran ("A Noite e as Canções de uma Mulher Fascinante"), Cauby Peixoto ("Bastidores - 50 Anos da Voz e do Mito") e Claudette Soares ("A Bossa Sexy e Romântica de Claudette Soares), além do livro "História Sexual da MPB", lançado em 2006, pioneiro estudo de música e comportamento lançado no Brasil, além de um outro sobre a Revista do Rádio, popular nos anos 1950 e 60.

Seu livro "História sexual da MPB" deu origem a um programa de rádio, "Sexo MPB", na MPB FM carioca, que apresentou entre 2008 e 2010, outro de TV. homônimo ao livro, no Canal Brasil, em três temporadas, entre 2010 e 2013, um CD duplo lançado pela EMI, um troféu que por três edições levou algumas dezenas de artistas ao Centro Cultural Carioca e ao Tom Jazz (SP), em shows apresentados e dirigidos por ele. A segunda edição do troféu, de 2010, originou o DVD "Sexo MPB - O show", lançado pela EMI em 2011, com a participação de Alcione, Angela Ro Ro, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Fátima Guedes, Eliana Pittman, Edy Star, Perla, Cláudia, Waleska, As Frenéticas, João Roberto Kelly, o forrozeiro Manhoso, Márcia Castro, Alfredo Del-Penho, Ademilde Fonseca, entre outros.
 

Além do recente livro lançado sobre a obra da cantora Angela Maria, Rodrigo Faour produziu coletâneas de dezenas de grandes artistas da MPB, incluindo as séries "Maxximum" (SonyBMG), "Grandes Vozes" (Som Livre) e "Super Divas" (EMI Music) e reedições de álbuns importantes que já somam cerca de 550 títulos, incluindo as caixas de Elis Regina, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Bezerra da Silva, Os Mutantes, Simone, Inezita Barroso, Nara Leão e Nana Caymmi, e a série de reedições "As Divas" (Warner Music).

Entre CDs e DVDs inéditos, produziu o CD/DVD "Duas Noites para Dolores Duran" com a participação de 15 grandes artistas, como Elba Ramalho, Carlos Lyra, João Donato, Angela Maria, Simone Mazzer, Cida Moreira, Claudette Soares, Cauby Peixoto, Márcia Castro, Leny Andrade, entre outros; o CD/DVD "Infernynho - Marília Bessy Convida Ney Matogrosso", indicado ao Grammy Latino em 2014 como melhor álbum pop contemporâneo; além do CD/DVD "Lana Bittencourt - A Diva Passional" - os três pela Coleção Canal Brasil. Fora isso, produzidu também o CD instrumental da pianista Paula Faour "E a Música de Marcos Valle e Burt Bacharach" (Biscoito Fino); e o primeiro CD do cantor Márcio Gomes ("Canta Francisco Alves") (Independente).

Assinou pesquisas de repertório para cantoras como Maria Bethânia, Elza Soares, Simone e Ana Carolina.

Desde pequeno começou a colecionar discos, publicações e artigos relacionados à música brasileira, formando uma vasta coleção.

Iniciou sua carreira de jornalista na Tribuna da Imprensa (RJ) em 1996, seguido do site "Clique Music" entre 2000 e 2001. Depois passou a atuar como free-lancer nas mais diversas áreas: como escritor, palestrante, produtor musical, além de atividades em rádio e TV, como roteirista e apresentador.

Em 2014, começou a dar aulas na PUC-RJ, ministrando o curso de extensão "Redescobrindo a Música Brasileira".

É consultor do Museu da Imagem e do Som (RJ), onde já participou de reuniões de conteúdo com a equipe de curadores da nova sede em Copacabana, além de ter atuado como entrevistador nos depoimentos da atriz e cantora Zezé Motta e da cantora Angela Maria, além de comandar a mesa do depoimento do diretor, produtor e publicitário Victor Berbara.

____________________________________________________________

Faça sua doação e ganhe a bela camisa com as assinaturas dos principais astros do futebol