Pesquisar

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Programação educativa para um futuro promissor

O Corpo de Bombeiros Militar garantiu aos atendidos um dia de aprendizado sobre a história e o cotidiano dos profissionais atuantes na corporação.
Fotos: Andressa Ferreira

Rio de Janeiro/RJ — Preparar os jovens e adolescentes para a inserção ao mercado de trabalho é fundamental para que os mesmos possam desenvolver seus talentos e criar experiência para o mundo corporativo. Além disso, a oportunidade de atuação profissional previne que estejam sujeitos a riscos sociais, significando um instrumento de impacto social que transforma a vida dos jovens e suas famílias.

Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza o serviço de convivência Aprendiz da Boa Vontade que trabalha nos participantes, os conhecimentos, as competências individuais e as habilidades.

Para exemplificar o que é aprendido durante os cursos, a LBV promoveu aos jovens uma visita ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa visou mostrar aos atendidos como a presença da cidadania, do respeito ao próximo, da disciplina e da responsabilidade influenciam em um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado.

Os jovens aprendizes da Boa Vontade visitam Quartel Central do Corpo de Bombeiros

Durante a visita, os jovens conheceram o acervo do Museu Histórico do CBMERJ.
“Esse é um evento anual que realizamos, que é o encontro da semana da aprendizagem, e a proposta é que eles saiam da sala de aula, que eles tenham experiências culturais, vivência da cidadania, para que essa pratica seja uma ação normal na vida deles. Então, nós buscamos essas ações para que eles possam sair com uma formação mais completa do nosso programa”, descreve a coordenadora de aprendizagem da LBV, Leila Aguiar.

Na ocasião, o Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ do Estado do Rio, Coronel BM Roberto Robadey Jr, destacou a importante parceria entre as instituições nessa ação em prol do Aprendiz da Boa Vontade: “A LBV já é uma antiga parceira do Corpo de Bombeiros, especialmente no meu comando, tenho recebido muito apoio de vocês, em vários eventos, e é sempre um prazer e uma honra receber o pessoal da LBV. Como disse o Pedro Paulo Torres (da Super Rádio Brasil 940 AM), que me entregou a homenagem ‘de Homens de Boa Vontade’, vocês representam muito bem isso, o nosso trabalho que é de ajudar as pessoas, de socorrer, também tem muito a ver com Boa Vontade.”

Os adolescentes gostaram da visita e retornaram para os seus lares com novos conhecimentos.
Durante a visita, os jovens tiveram acesso a história da construção do Quartel que é narrada no Museu Histórico do CBMERJ. Seu acervo é formado por objetos históricos, artísticos e tecnológicos, revelando as memórias do primeiro Corpo de Bombeiros do país. Ainda contaram com a brilhante apresentação da Banda Sinfônica e com palestras sobre todo o processo que ocorre ao longo do trabalho na Corporação, e também acompanharam um debate sobre a campanha contra trotes.

“Nós estamos podendo proporcionar a esses jovens um dia para que eles conheçam a nossa história, conheçam as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros. (...) A gente consegue observar nos olhos de cada um, aquela felicidade, aquela curiosidade, [percebemos] o grande interesse pela corporação, o entusiasmo que [o jovem] tem com a nossa profissão e isso nos deixa bastante felizes”, esclarece o subsecretário de Estado de Defesa Civil, o Coronel BM Marcelo Hess.

Sobre a visita ao Quartel Central, o jovem aprendiz, Bruno Andrade, declarou: “Nos trouxe fatos que não conhecíamos, mostrou fatos históricos até os tempos atuais e foi bem didático, porque nós não temos muita informação sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e como é tudo tão detalhado, tão especializado para fazer o atendimento às pessoas.”

A respeito da educação oferecida pela LBV, ele completa: “Tenho um pouco mais de um ano e a experiência tem sido maravilhosa, porque eu criei muitos vínculos importantes, o meu professor Marcos, a Leila e toda a equipe de aprendizagem tem sido muito importante na minha vida, se tornaram amigos, são profissionais excelentes que nos trazem o real cuidado para a nossa educação.”

Se você, adolescente ou jovem, com idade entre 14 e 24 anos, está matriculado regularmente e frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino médio, poderá se cadastrar. Dirija-se a uma unidade da LBV e mande um e-mail com seu currículo para: www.lbv.org/aprendiz

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição fica na Av. Dom Hélder Câmara, 3.214 — Del Castilho. Para mais informações, ligue: (21) 2241-2020