Fotos: Andressa Ferreira
Rio de Janeiro/RJ — Preparar os jovens e adolescentes para a inserção ao mercado de trabalho é fundamental para que os mesmos possam desenvolver seus talentos e criar experiência para o mundo corporativo. Além disso, a oportunidade de atuação profissional previne que estejam sujeitos a riscos sociais, significando um instrumento de impacto social que transforma a vida dos jovens e suas famílias.
Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza o serviço de convivência Aprendiz da Boa Vontade que trabalha nos participantes, os conhecimentos, as competências individuais e as habilidades.
Para exemplificar o que é aprendido durante os cursos, a LBV promoveu aos jovens uma visita ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa visou mostrar aos atendidos como a presença da cidadania, do respeito ao próximo, da disciplina e da responsabilidade influenciam em um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado.
Os jovens aprendizes da Boa Vontade visitam Quartel Central do Corpo de Bombeiros
Durante a visita, os jovens conheceram o acervo do Museu Histórico do CBMERJ. |
Na ocasião, o Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ do Estado do Rio, Coronel BM Roberto Robadey Jr, destacou a importante parceria entre as instituições nessa ação em prol do Aprendiz da Boa Vontade: “A LBV já é uma antiga parceira do Corpo de Bombeiros, especialmente no meu comando, tenho recebido muito apoio de vocês, em vários eventos, e é sempre um prazer e uma honra receber o pessoal da LBV. Como disse o Pedro Paulo Torres (da Super Rádio Brasil 940 AM), que me entregou a homenagem ‘de Homens de Boa Vontade’, vocês representam muito bem isso, o nosso trabalho que é de ajudar as pessoas, de socorrer, também tem muito a ver com Boa Vontade.”
Os adolescentes gostaram da visita e retornaram para os seus lares com novos conhecimentos. |
“Nós estamos podendo proporcionar a esses jovens um dia para que eles conheçam a nossa história, conheçam as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros. (...) A gente consegue observar nos olhos de cada um, aquela felicidade, aquela curiosidade, [percebemos] o grande interesse pela corporação, o entusiasmo que [o jovem] tem com a nossa profissão e isso nos deixa bastante felizes”, esclarece o subsecretário de Estado de Defesa Civil, o Coronel BM Marcelo Hess.
Sobre a visita ao Quartel Central, o jovem aprendiz, Bruno Andrade, declarou: “Nos trouxe fatos que não conhecíamos, mostrou fatos históricos até os tempos atuais e foi bem didático, porque nós não temos muita informação sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e como é tudo tão detalhado, tão especializado para fazer o atendimento às pessoas.”
A respeito da educação oferecida pela LBV, ele completa: “Tenho um pouco mais de um ano e a experiência tem sido maravilhosa, porque eu criei muitos vínculos importantes, o meu professor Marcos, a Leila e toda a equipe de aprendizagem tem sido muito importante na minha vida, se tornaram amigos, são profissionais excelentes que nos trazem o real cuidado para a nossa educação.”
Se você, adolescente ou jovem, com idade entre 14 e 24 anos, está matriculado regularmente e frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino médio, poderá se cadastrar. Dirija-se a uma unidade da LBV e mande um e-mail com seu currículo para: www.lbv.org/aprendiz
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição fica na Av. Dom Hélder Câmara, 3.214 — Del Castilho. Para mais informações, ligue: (21) 2241-2020