Pesquisar

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Na agitação da última noite do ano em Copa, atriz casa na areia, realizando antigo sonho

De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Raimundo Daniel e álbum pessoal da artista

Faltando poucas horas para a virada do Ano Novo, no início da noite de domingo, 31 de Dezembro, a partir das 19 h,  a praia de Copacabana assistiu também a uma cena inusitada, na altura da praça do Lido. Estava sendo celebrada a cerimônia de casamento ao ar livre da atriz Jussara Calmon com o marido, norueguês, Gudmund Fjortoft, com quem ela vive há cerca de 15 anos. A atriz revelou que " foi uma emoção única realizar o sonho de se casar nas areias de Copacabana, uma das praias mais famosas do país em que ela nasceu e que tanto ama".



Para tornar o momento ainda mais especial, a festa, celebrada numa imensa tenda armada com total segurança, contou com a participação de cerimonialistas que ajudavam a receber os familiares, famosos, amigos e fãs, além das equipes de TV que registravam o inusitado casamento, como a TV Globo, Bandeirantes e Record. Mais de 300 convidados confraternizaram com os noivos e logo após a celebração foi servido um delicioso coquetel, com direito a champanha, um bolo de seis andares, bem-casados, docinhos e outras iguarias, como nos casamentos tradicionais.



Os noivos contaram com a presença de inúmeros casais de padrinhos, com destaque para as atrizes Leda Lucia e Terezinha Sodré, a ex-Big Broter Cida Moraes, o escritor Fabio Fabretti, Lucy Reinolds. a socialite Bete Suzano, a modelo e jornalista Kelly Duque Estrada, o homem do carnaval Silvinho Fernandes, e os atores João Camargo e Jarbas Fontenelle. O ator, diretor e apresentador Fernando Resky comandou a animação da festa que contou ainda com a cantora e atriz Jane Di Castro interpretando La Vie em Rose, durante a celebração.



Jussara Calmon passou pelo teatro, cinema, circo, televisão. O talento sempre se superando, assim como a sua vida difícil quando criança. A frase, “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”, de Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, acredito se encaixar bem na vida de Jussara Calmon, esta mulher guerreira que foi à luta tantas vezes foram necessárias.



Jussara é uma artista completa, que canta, dança, interpreta, conta histórias, escreve livros. Passeia pelas artes como quem caminha no parque. Em plena ditadura militar, Jussara surgiu no cinema nacional e enfrentou esse período sombrio sem se afastar de seus sonhos.



Millôr Fernandes disse: “Jussara é a prova de que o artista brasileiro nasce com beleza e ascende com dificuldade, mas chega lá!”. É assim mesmo que é Jussara Calmon, muito prazer!



Morando há 15 anos na Noruega com o marido Gudmund Fjortoft, Jussara leciona dança em escolas estaduais há 10 anos. Crianças de quatro a 12 anos aprendem com Jussara todos os ritmos. “É preciso entrar no mundo da criança para lidar com ela”, conta Jussara que é amada, também, pelos baixinhos quando ensina os passos de samba ou do Michel Teló.



O seu livro infantil bilíngue, “A princesa e o pequeno pescador”, em parceria com o ator e músico Cauê Milfont, pela Giostri Editora, e ilustrações de Azuma, foi lançado em 2013. E chegará a segunda edição somente em português. Vem em um momento bacana na vida de Jussara Calmon que volta às telas de TV interpretando uma severa diretora de colégio juvenil, na novela “Chiquititas”, do SBT. Por conta da novela, Jussara tem adiado sua volta à Noruega. Fica no Brasil até o próximo ano.



Ao chegar em terras cariocas, nos anos 1980, Jussara, linda, morena, corpo escultural, ganhou as capas de “O Pasquim” e as telas do cinema. Trabalhou com diretores como Raphaelo Rossi, David Neves, Neville de Almeida, Afrânio Vital, Milton Alencar Jr. e Francisco Cavalcanti.



Por suas andanças pelo mundo, integrou grupos de shows, como Brasil canta e dança, produzido por Haroldo Costa. E se destacou como uma das principais vedetes, ao lado de Colé Sant’Anna, Grande Othelo, Ankito, Nik Nicola e Henriqueta Brieba.



Nos anos 90, Jussara Calmon integrou um grupo só de mulheres que cantava forró. Foi nomeada a Rainha das Atrizes. E ocupou o cargo de vice-presidente do Retiro dos Artistas. Incursionou em programas humorísticos e novelas da TV Globo, como Vale tudo, Tieta do Agreste, Despedida de solteiro e o especial A Maldita. E sua vida amorosa envolveu histórias inéditas e intensas como a com o ator Robert de Niro. Esse envolvimento estampou as principais manchetes de jornais e revistas.





As lembranças do Brasil e o amor pelas origens nunca afastaram Jussara Calmon de seu país. Ela sempre está por aqui. O carnaval é uma grande paixão. Desfilar como destaque em escolas de samba como a Beija Flor de Nilópolis e participar de concursos de fantasias estão entre suas prioridades.Ela também não perde um baile de sábado de carnaval no Belmond Copacabana Palace, ao lado do marido.