Pesquisar

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Nelson Sargento e Paulo 7 Cordas apresentam ‘Sambas & Histórias’ no Municipal de Niterói

O projeto Clássicos do Samba, do Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 13 de setembro, dois ícones do samba, Nelson Sargento e Paulão 7 Cordas. Em Sambas & Histórias, os parceiros irão contar e cantar a história do samba, através de histórias e composições que Sargento e Paulão vivenciaram ao longo de suas vidas e convivências com mestres como Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Zeca Pagodinho, tendo sido testemunhas das transformações que o samba sofreu.

O talk show inédito com Nelson e Paulão, soltando suas vozes, trará sambas antológicos e histórias preciosas, tendo em vista que ambos viveram e vivem suas vidas dedicadas ao gênero, quando tirarão do baú várias histórias que vivenciaram ao longo desses anos todos. Canções e histórias, envolvendo ícones como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho, dentro outros estarão presentes no show. No repertório podemos destacar “Ciúme Doentio” de Nelson Sargento com parceria de Cartola, e "Realidade" de Nelson Cavaquinho, interpretada por Paulão, uma obra primorosa quase desconhecida.

Foto: Edinho Alves
Nelson Sargento
Nascido na Praça XV do Rio de Janeiro, em 1924, e registrado como Nelson Mattos, Sargento morou no Morro do Salgueiro até os 12 anos, quando se mudou com a mãe para a Mangueira. Lá, sob a influência de seu padastro Alfredo Português, aprendeu a tocar violão, dando seus primeiros passos na carreira de músico. Ao lado de Alfredo e Jamelão, Nelson compôs o clássico "Cântico a Natureza", seu primeiro sucesso e samba-enredo mangueirense, em 1955. Atuou como militar de 1945 a 1949, e levou o apelido para o resto da vida.

Ao longo de sua carreira musical, conta com mais de 400 músicas compostas e cerca de 30 discos, além de reconhecimento até no Japão. Já teve parceiros ilustres como Cartola, Carlos Marreta, Carlos Cachaça, Zé Keti, Paulinho da Viola e tantos outros. Junto de Viola, Keti e grandes músicos integrou os grupos "A Voz do Morro" e "Os Cinco Crioulos", e também apresentou musicais ao lado de Clementina de Jesus, Nora Ney e Cyro Monteiro. Elizeth Cardoso e Beth Carvalho estão entre os muitos intérpretes das músicas de Nelson Sargento.

 Aos 93 anos, Nelson Sargento é atualmente Presidente de Honra da Mangueira e baluarte dessa escola, além de ter se consagrado como um dos artistas que ajudou a imortalizar esse importante estilo da nossa música: o Samba.

Foto: Netinho Albuquerque
Paulão 7 Cordas
Carioca nascido em uma família de músicos, Paulo Roberto Pereira de Araújo nasceu em 29 de setembro de 1958 e foi criado no bairro do Jacarezinho. Começou sua carreira aos 20 anos de idade acompanhando Nélson Cavaquinho. Em 1976, foi membro do conjunto do bandolinista Walter Moura, no qual tocou violão de seis cordas, e mais tarde, violão de sete cordas. Também participou de gravações e shows de diversos sambistas do Rio de Janeiro. Foi diretor musical e arranjador de shows e discos de músicos da MPB como Wilson Moreira, Argemiro da Portela, Nei Lopes, Xangô da Mangueira, João Nogueira, Roberto Silva, Tia Surica, Cristina Buarque, e outros. Atualmente, trabalha como diretor musical e integrante da banda do sambista carioca Zeca Pagodinho.

Serviço
Clássicos do Samba - Nelson Sargento e Paulão 7 Cordas em "Sambas & Histórias"
Data: 13 de setembro de 2017
Horário: 19h30
Duração: 60min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624