Pesquisar

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Blas Rivera Trio apresenta o show ‘Transversalidades’ no Teatro Municipal de Niterói

Trabalho faz uma releitura dos ritmos sul-americanos, mesclando erudito, tango e jazz

Blas Rivera Trio apresenta no dia 15 de setembro às 20h, no Teatro Municipal de Niterói, o show “TRANSVERSALIDADES” - um percurso musical que cruza culturas, terras, estilos, por meio da música instrumental e dos ritmos sul-americanos. O trio de quatro instrumentos formado pelos músicos Blas Rivera (piano e saxofone), Davis Chew (violoncelos) e Martín Lima (bandoneon), interpreta composições de Blas Rivera gravadas entre Rio, Madrid e Buenos Aires, com artistas de várias partes do mundo, entre outras canções, e compositores como Astor Piazzola e J.S. Bach. São tangos, milongas, candombes, forrós e jazz. Ritmos que influenciaram os músicos em suas carreiras e que estão presentes neste trabalho, mesclando o erudito, o tango, o jazz.

“TRANSVERSALIDADES” estreou no Rio em abril e agora chega a Niterói, contemplado pela Convocatória de Construção de Pauta do Teatro Municipal de Niterói de 2017. Nesse trabalho, Blas Rivera Trio faz uma releitura de ritmos e sonoridades sul-americanas e de outras partes do mundo, integrando diversidades. Música popular em sua raiz tratada com técnicas eruditas, combinação de timbres de instrumentos que nasceram eruditos - sax e bandoneon - e se transformaram em populares.  Instrumentos como violoncelo e piano que agora participam do mundo da música popular.  Mistura de terras, Argentina, Brasil, Inglaterra. Mistura de línguas, sabores, épocas, exílios e retornos que interagem num mosaico sonoro.

Criatividade e improvisação na transversalidade de todos estes elementos. É o que o público de Niterói poderá conferir no repertório de “TRANSVERSALIDADES”, que traz a inédita “Hasta que vuelvas” (que fala de uma dor muito grande, de abandono, e também de uma lenda); “Milonga Sudaca” (sudaca é como os europeus chamam os sul-americanos); “Nocturno” (música dedicada a Frederico Fellini) e “Cancion para conquistar a la bailarina”, todas de autoria de Blas Rivera. Para o músico, “o destaque é para a inesquecível música de Astor Piazzola, “Oblivion”, reinventada com o choro maravilhoso do violoncello conversando com o bandoneon, e “Aria para la cuarta cuerda”, de J.S.Bach, numa versão com jazz, tango e pura alma infiltrada na melodia de Bach”.

O show conta ainda com a participação especial dos bailarinos de tango Cecília Gonzalez e André Carvalho numa performance de dança que traz ao público um clima contemporâneo dos ritmos sul-americanos.  O projeto “TRANSVERSALIDADES” é uma realização da ONG Comunidade Carioca com apoio institucional da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal das Culturas, Fundação de Arte de Niterói e Teatro Municipal de Niterói.

BLAS RIVERA TRIO
Natural de Córdoba, Argentina, o saxofonista, pianista, compositor e arranjador Blas Rivera, sob a influência do rock e da música clássica, apaixonou-se pelo jazz e bossa nova e atualmente leva seu tango-jazz por vários países do mundo, como França, Alemanha, Espanha, Suíça etc. Em 1999, foi reconhecido como "músico revelação" no Festival de Jazz de Montreux. Com o tango pulsando nas veias, exímio instrumentista e compositor de sensibilidade requintada, dividiu o palco com grandes nomes, como Fernando Suarez Paz, Pablo Ziegler, Paulo Moura, Marcos Suzano, Yamandu Costa. Blas Rivera gravou seu primeiro CD em 1997, e desde então vem se apresentando em várias cidades do país e do exterior, em festivais, concertos e shows (Festival Villa Lobos, Búzios Jazz & Blues, Rio International Cello Encounter e Festival de Inverno Dell”Arte). Também se apresentou em renomados espaços culturais no Rio de Janeiro (Sala Funarte, Teatro do Ibam, SESC Copacabana, Espaço Tom Jobim, Centro de Referência da Música Carioca, Teatro Nelson Rodrigues, BNDES, CCBB, dentre outros), Niterói (Teatro Municipal João Caethano), Petrópolis (Palácio de Cristal), Sâo Paulo (SESC Paulista, SESC Vila Mariana). Na Argentina, tocou em Buenos Aires, (Salón Blanco de La Casa Rosada para a presidente Cristina Kirchener), Mendoza e Córdoba. Fez shows em Madrid (Espanha), Paris (França) Hamburgo  e Bonn (Alemanha), Brienz (Suíça), Stuttgart (Austria)e Istambul (Turquia). Como professor de música há mais de 30 anos – teoria musical, piano, saxofone, desde 2008, vem desenvolvendo uma larga experiência na realização de oficinas e workshops de musicalidade e de improvisação, oferecidos em diversas cidades da Europa e Argentina. Em sua turnê na Europa, em 2016, Blas Rivera fez shows e workshops de musicalidade para dançarinos na Suiça (Zurich, Lugano e Ticino), Itália (Napoli e Sardenha) e França (Paris). Neste primeiro semestre, realizou oficinas na França e Nova Zelândia, e no Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Justiça Federal.

O violoncelista David Chew é provavelmente o mais carioca dos músicos ingleses. Apaixonado pelo Brasil e pela música de nosso país, participa com entusiasmo de iniciativas artísticas promovendo o intercâmbio e a quebra de barreiras entre os diversos gêneros musicais. Simultaneamente se dedica ao elegante e amplo repertório de câmara para o seu instrumento, procurando oferecer as mais belas páginas dos grandes mestres ao público brasileiro ao lado de importantes nomes do cenário musical. Fundador e diretor artístico do "International Cello Encounter" reúne no Rio de Janeiro os maiores nomes do instrumento para concertos.

Martín Lima nasceu na Argentina, Buenos Aires, em 1982. Estudou com destacados bandoneonístas como Martín Benedetti, Osvaldo Montes, Néstor Marconi e Martín Sued. Entre os anos de 2001 e 2004, integrou as orquestras típicas de tango Camino Negro, Industria Típica, La Winco. Em 2005, formou com Mariano “Ciruela” Giorgi, o Duo Mutango. Com seu projeto “Tango de Ru@”, em 2007, percorreu grande parte do continente sul-americano como Brasil, Argentina, Bolivia, Perú, Equador e Venezuela. Em 2008, formou no Brasil - Instrumentango - junto com o pianista Josué Jeffer e começou um ciclo na livraria Arlequim no Rio de Janeiro. Em 2012, retornou a Buenos Aires onde formou o Sexteto Acquaforte, apresentando-se na Casa de Cultura, Legislatura Portenha, Canal 7, Torcuato Tasso, Salón Canning e Café Vinilo, entre outros. Grava com o sexteto o CD “Tango” lançado no Rio de Janeiro e faz quatro turnês ao Brasil em 2013, com apresentações em Casarão Ameno Rezedá, Café Pequeno, Arlequim, Semente, entre outros. Em 2014, volta a residir no Brasil e integra a companhia Tango e Paixão, de São Paulo. É convidado a participar da Banda Sinfônica de São Paulo para o espetáculo “O tango e suas histórias”.

Cecília Gonzalez é uma bailarina respeitada pela comunidade do tango de Buenos Aires. Desde 1995 tem trabalhado com grandes bailarinos do tango argentino de sua geração como Osvaldo Zotto, Fabian Salas e Mariano “Chicho” Frumboli. Combina movimentos com forte presença, suavidade e sabedoria, obtendo sem esforço a mais poderosa síntese com precisão técnica, fluidez de seus movimentos e uma notável capacidade de improvisação que caracterizam sua dança. Reconhecida como intérprete singular da nova geração do Tango Argentino, enfatiza a individualidade, uma profunda conexão e expressão genuína, apresentando uma improvisação artística cheia de matizes.

ONG COMUNIDADE CARIOCA
A ONG Comunidade Carioca é uma organização não governamental que atua no terceiro setor desde sua criação em 2008. A ONG desenvolve o Projeto Social Entrando no Samba e desde 2006 vem promovendo Oficinas de Percussão para crianças, adolescentes e jovens, moradores das comunidades dos Guararapes e Cerro Corá, no Cosme Velho, e atualmente na comunidade Chapéu Mangueira, Leme, zona Sul do Rio de Janeiro. As atividades do projeto acontecem na quadra comunitária da comunidade. Além das oficinas de percussão, a ONG Comunidade Carioca realiza Shows da Bateria do projeto Entrando no Samba; Oficinas de reforma e manutenção de instrumentos; Aulas de dança de salão e hip hop; Oficinas de Reciclagem com garrafas Pet e Aulas de inglês (convênio com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa). A ONG também atua na produção e organização de shows e eventos culturais e vem desenvolvendo, em parceria com o músico Blas Rivera, um projeto de musicalidade para os integrantes do projeto Entrando no Samba.

Ficha Técnica
Direção artística: Blas Rivera

Coreografia: Cecília Gonzalez
Iluminação: Ricardo Meteoro
Sonorização: Roberto Davalo
Produção executiva: Claudia Castanõn (ONG Comunidade Carioca)
Assessoria de Imprensa: Maria Helena Barbosa (ONG Comunidade Carioca)

Serviço
Show: TRANSVERSALIDADES - Blas Rivera Trio
Data: sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Horário: 20h
Duração: 1h20
Classificação indicativa: LIVRE
Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ
Tel.: (21) 2620-1624