O Centro Cultural Abrigo de Bondes recebe até o dia 30 de setembro, a exposição Ruídos Urbanos, do artista plástico Hugo Wilson Bernabé. A mostra tem entrada gratuita.
O sociólogo Bauman, afirmava que na “Modernidade líquida” (Pós-modernidade contemporânea) a cidade não é mais um espaço de construção do “Cidadão”, de “civilidade”, da convivência e comunicação verdadeiras – da comunidade – mas antes, ao contrário, de destruição, dissolução dos mesmos.
Bem antes, o filósofo Foucault, já nos trazia à luz as relações entre espaços e sujeitos, especialmente nas grandes instituições sociais, como sendo instrumentos de vigília e punição; assim como o psicanalista Lacan entendia, à grosso modo, que nós seríamos todos “neuróticos” ou, que o “modus vivendi” da humanidade desde antes de o seu tempo já era comumente, normalmente “Neurotizante”: neuroses como compulsões, depressão e ansiedade, frutos dos “Traumas” e “dificuldades de adequação” mesmo havendo funcionalidade (“Sem doença”) eram comuns, regra.
No entender de muitos a produção artística em seu sentido mais amplo possível, bem como a fruição da arte pode ser a alternativa à “Re-humanização”, á “expressão” e ao “Reencontro” dos seres.
O jovem artista plástico Hugo Bernabé através de sua arte forte, com traços “expressionistas figurativos” vem nos buscar para, exatamente, este encontro com a cidade: para um encontro com o olhar e sentir da “Urbe” com seus sujeitos e urgências. Com suas dores, prazeres, isolamentos e encontros... Sua arte vem nos convidar para dar-mo-nos escuta aos nossos “Ruídos Urbanos”.
Sobre o artista
Hugo Bernabé é um jovem artista autodidata nascido em 1993. Carioca, morou em Niterói durante 20 anos e lá iniciou suas atividades artísticas através do desenho e do grafitti. Foi muito influenciado por grandes mestres expressionistas.
Atualmente tem se dedicado a experimentação através da gravura, pintura e desenho. Hugo é monitor de gravura em metal nas aulas do Roberto Tavares no Calouste Gulbenkian e de desenho de modelo vivo nas aulas do Guianguido Bonfanti no Parque Lage. Recentemente fez uma residência artística com o Raimundo Rodrigues.
Exposições
(2013) Individual Sabá-do-Rock tributo ao The Police
(2013) Individual “Fui e voltei” galeria CEN
(2015) Individual na ACM Lapa- Café com fé
(2016) Coletiva Anjos Art Gallery e BRD 34 no Cassino Atlântico (Copacabana)
(2016) Coletiva BRD 34 Búzios
(2017) Participação Salve São Jorge 23
Serviço
EXPOSIÇÃO RUÍDOS URBANOS
Data: até 30 de setembro
Horário: Segunda a Sexta de 8h às 18h, Sábados das 11h às 16h
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Endereço: Rua Marquês do Paraná, 100, Centro, Niterói
Tel: 2620-8169
ENTRADA GRATUITA