Pesquisar

quarta-feira, 9 de abril de 2014

ALE VANZELLA, DE GUAPORÉ, NA SERRA 
GAÚCHA,  PARA OS PALCOS DO MUNDO...





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de divulgação




Músico multi-instrumentista, cantor e compositor autodidata, Ale Vanzella nasceu em Guaporé, na Serra Gaúcha, onde iniciou sua concepção musical norteada pelo rock A experiência com diversas bandas, onde transitou entre indie rock e grunge, estilos muito apreciado no sul do país, foi o alicerce para que sua criatividade como compositor e intérprete evoluísse e o lançasse a novos desafios. Ale Vanzella, 30 anos, tem um notável talento para o sucesso. Viu a paixão pela música nascer na adolescência, por volta dos 13 anos de idade, através de sua irmã Michele Vanzella, também profissional da música. Começou tocando bateria com o amigo professor Rogério Bento ''Cachaça'', tendo como influência bandas que iam do grunge ao trash. Em 2005 o músico foi premiado na 3ª Edição do Good Music Festival, um dos principais festivais de bandas do Rio Grande do Sul, com a música "Domingo" (também presente no álbum de estreia). 

Roberto Menescal e o cantor Ale Vanzella

Fato curioso é que a gravação inscrita como banda "Os Sinatras" teve todos os instrumentos (guitarra, bateria, baixo e voz) gravados por Ale Vanzella. No apoio aos negócios da família, formou-se em Ciências Contábeis (2006) e ainda concluiu duas Pós-Graduações: em Controladoria (2007) e em Direito Tributário (2012), além de atuar como Empresário e Professor Universitário. Nesta época de estudos acadêmicos e tempo escasso vem a necessidade de reformular sua arte. Enquanto experimenta estilos intimistas de executar suas obras, surge inspiração de juntar elementos de suas composições de Rock Alternativo com a Bossa Nova brasileira. Estava definido o norte de seu trabalho, uma fusão da Bossa Nova com elementos do Indie Rock e Grunge. Em 2011 Ale Vanzella inicia a construção de seu álbum de estreia, Indie Bossa, juntamente com o produtor musical Cláudio Girardi, que conhecera em 2003, portador de currículo de relevância multicultural, pois viveu e produziu em continentes como África, Europa e América do Norte. A direção executiva é de Michele Vanzella, irmã de Ale. Gravado e produzido no Rio de Janeiro e Los Angeles, o disco reuniu componentes da Bossa Nova e Rock Alternativo, apresentando uma sonoridade peculiar, com destaques para as faixas “Grudge" e "Cor e Acordes", que também tem versões em vídeo-clip. É audível a influência indie na mixagem, optando por vocais com drive e gravações acústicas dos instrumentos, porém, enfatiza o toque brasileiro nos arranjos instrumentais. A masterização do álbum ficou por conta de Marconi de Morais no estúdio Batuk Room em Los Angeles, EUA. 

No programa do Ronie Von

Um ano após a ideia de produzir um álbum entrelaçando Bossa Nova e Indie Rock, o músico assina contrato com a Albatroz Music, conceituada gravadora especializada em Bossa Nova, tendo em sua direção a competência e experiência de Raymundo Bittencourt e Roberto Menescal. A distribuição e a comercialização física ficam a cargo da Music Brokers no Brasil, e digitalmente pela Believe Digital por todo mundo. O "Indie Bossa", lançado em julho de 2012, é composto por 17 faixas e uma bônus (em japonês), todas de autoria de Ale Vanzella. As composições se intercalam entre português e inglês, sendo o português o idioma predominante. Um toque especial no disco é a participação do ilustre Roberto Menescal, músico precursor da Bossa Nova, reconhecido no Brasil e no exterior. “O que mais me surpreendeu neste trabalho do Ale foi a suavidade. Ainda me surpreende muito. Me lembro que o João Gilberto apareceu assim, ele abriu uma oportunidade na época.



E o Ale pode abrir essa nova porta.”, resume de modo entusiasmado Roberto Menescal, grande apoiador do projeto. A grandiosidade do trabalho se mede pela agenda de compromissos de Ale Vanzella no A turnê "Indie Bossa In Concert", de lançamento do primeiro álbum, iniciou em New York em maio de 2012, na casa de shows SOB´S. Dos Estados Unidos Ale seguiu diretamente para o Japão, onde em Tokyo apresentou sete shows consecutivos. Julho de 2012 foi a vez do Brasil. Com a participação especial de Roberto Menescal, Ale lançou nacionalmente Indie Bossa, em São Paulo, em um show repleto de convidados, fãs A partir de setembro de 2012 a Maurício Pessoa Produções Artísticas, escritório responsável por turnês de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, entre outros renomados artistas da música popular brasileira tornou-se parceiro na turnê nacional do álbum Indie Bossa, com o apoio do Ministério da Cultura. Diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior destacam Ale Vanzella como a renovação da Bossa Nova através da sua Indie Bossa. 


Fato marcante do artista deu-se na gravação dos documentários internacionais BEYOND IPANEMA, na passagem da Tour Indie Bossa por Tokyo, e do FIFA WORLD CUP BRAZIL MAGAZINE, gravado em novembro de 2012 e exibido a partir de agosto de 2013 em 200 países. Ale Vanzella foi o único artista a participar desta etapa de produção como representante da música brasileira. O Japão celebra o artista, o álbum Indie Bossa é considerado um dos 100 MAIS IMPORTANTE DISCOS DE BOSSA NOVA DE TODOS OS TEMPOS, a publicação está no livro do estudioso Willie Whopper "A Verdade da Bossa Nova" lançado em Fevereiro de Em junho de 2013, Ale Vanzella é agraciado com o PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA como Revelação e o TROFÉU RBS TV (afiliada da Rede Globo) CULTURA. Agosto de 2013, o álbum Indie Bossa entra para a seleção dos 52 álbuns brasileiros que concorrem ao GRAMMY 2013 como melhor álbum de MPB, ao lado de Maria Bethânia, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Ivan Lins, Maria Rita e outros. Setembro e outubro de 2013, Indie Bossa Tour Europe. 



O público de Paris aplaudiu de pé as duas noites em que o bossa-novista se apresentou. Londres, Reino Unido, a tradicional casa de jazz o Ronnie Scott’s e demais casas prestigiaram com respeito absoluto a voz suave e o violão com uma batida única, que já definem Ale Vanzella como a nova bossa nova brasileira, que conquista pouco a pouco os ouvidos dos que apreciam a música feita com a delicadeza de quem executa nota por nota com a sensibilidade de reverenciar o passado, mas também fazer sua própria história. A partir de janeiro de 2014 Ale Vanzella torna-se artista exclusivo da Circuito Musical, dirigida por Genildo Fonseca, que atua no mercado há 40 anos, 20 deles como Manager exclusivo do cantor e compositor Toquinho. Ainda este ano Brasil, Europa, América do Norte e Ásia terão oportunidade de apreciar a suavidade e a qualidade de Ale Vanzella e a sua Indie Bossa. 

Shows Brasil/Exterior: 

Circuito Musical (11) 5071-9555 
circuito@circuitomusical.com 
Indie Bossa Produções (11) 9 9198-6096 
indiebossa@gmail.com 

Acompanhe o artista: 
www.alevanzella.com 
www.facebook.com/indiebossa 
www.youtube.com/alevanzella