Fotos do arquivo pessoal
Com o apoio integral da clássica artística, igualmente respeitado na área de Teatro, Cinema, TV, imprensa e seara musical, o ator, produtor e cineasta JORGE COUTINHO está sendo apontado como o profissional da área que reúne os melhores predicados para ocupar, nos próximos dias, o Ministério da Cultura, com o afastamento do ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, que pediu demissão no último dia 16 de junho. João Batista é o terceiro na pasta no governo Temer. O nome do novo ministro será anunciado ainda nesta semana.
O Presidente do SATED RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro) é também conselheiro de Comunicação Social do Congresso Nacional e tem larga experiência na cultura e nas artes em geral. Coutinho recebeu na semana passada o apoio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, que através de seu presidente, o jornalista Domingos Meirelles, encaminhou um ofício ao Presidente Michel Temer indicando o nome do ator para o cargo “baseado na sensibilidade, equilíbrio e a determinação que Coutinho sempre demonstrou no exercício de diferentes funções públicas na área cultural do Rio de Janeiro, que o credenciam a integrar a equipe do Governo Federal”.
Foto: Cristina Granato - Solenidade de posse do Ecritor Martinho da Vila na Academia Carioca de Letras- 09/12/2014 |
O PMDB Mulher RJ também veio a público declarar seu apoio ao nome do companheiro Jorge Coutinho para ocupar a pasta do Ministério da Cultura, salientando que o premiado ator é um dos fundadores do PMDB, exercendo com maestria há vários anos o cargo de presidente do sindicato dos artistas com extraordinária competência.
Também o PMDB Afro de Minas Gerais, braço da legenda voltado à causa dos negros, está reivindicando ao presidente Michel Temer a nomeação do ator negro Jorge Coutinho para a pasta da Cultura.
Além de Milton Gonçalves, Jorge Coutinho está recebendo apoio integral para ser escolhido como Ministro da Cultura por parte de dezenas de atores de cinema, teatro e televisão, como Ruth de Souza, Eliana Pittman, Deo Garcez, Lu Gondim, Myriam Persia, Lady Francisco, Bete Faria, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Delcio Marinho, Gualdino Calixto, João Procópio Neto, Fernando Resky e muitos outros.
Segundo o empresário Ricardo Marques, Jorge Coutinho “é um dos homens mais brilhantes da cultura nacional. Ele tem um trabalho fantástico como presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro – SATED. Além disso, Jorge é um militante aguerrido e histórico do partido de Ulisses Guimarães, o PMDB velho de guerra. Jorge Coutinho representa umas das histórias mais importantes da cultura brasileira. Eu não tenho dúvidas de que a experiência e o currículo de Coutinho na cultura certamente vão contribuir muito com o sucesso do governo Temer. Coutinho é ficha limpa e exemplo para todas as etnias e de forma especial para a negritude brasileira, que ajudou a construir o Brasil e não participa efetivamente de sua administração”, disse.
Em seus futuros planos, Coutinho planeja relançar projetos culturais ligados à população que sempre deram bons frutos, como o conhecido Seis e Meia, a nível nacional, a revitalização do Prêmio Mambembe e todos os reforços para reerguer o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que passa por uma grave crise econômica.