Pesquisar

terça-feira, 11 de março de 2014

VICENTINI GOMEZ VISITA A LBV E
RECEBE CARINHO ESPECIAL DAS CRIANÇAS






De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques




Na última segunda-feira, dia 10 de março, a folga das inúmeras gravações diárias da novela “Joia Rara” do ator VICENTINI GOMEZ, onde personifica o Delegado Cavalcanti, figura central da trama, se  constituiu, para o artista, num dia especial. Na oportunidade, a convite dos amigos jornalistas Luiz Carlos Lourenço e Eulália Figueiredo, ele conheceu o Centro Educacional José de Paiva Neto, localizado na Avenida Don Helder Câmara, 3050, em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro. Ali, em prolongada visita,  tomou contato com a linha educacional da LBV, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que visa formar “Cérebro e Coração” – que traz bons resultados à Unidade de ensino, como índice de evasão escolar zero e um ambiente sem violência.


Logo ao chegar à Unidade Educacional, o visitante foi recepcionado por centenas de crianças, a maioria logo reconhecendo o ator com expressões de “olha o delegado”, “é ele que bota os bandidos na cadeia na novela Joia Rara”, etc. Ao final da visita, agradeceu a oportunidade e fez questão de deixar uma comovente  mensagem no livro de ouro da instituição, denominado o “livro do coração”. O ator  escreveu:
“Emocionante, digo de todos os elogios! Iniciativa que deveria ser copiada, imitada e replicada nos inúmeros bairros pobres para todos. Investir em crianças é poder transformar o lado social, emocional e cultural. Parabéns. Vicentini Gomez”.
Ao final, conversando com os amigos, informalmente, disse que estava encantado com a qualidade  do ensino ali verificado.


“Foi uma ocasião especial, é um dia marcante, até porque minha mãe aniversaria neste dia, uma data muito especial. Não vi só nenhuma criança ali sem um sorriso no rosto, todos contentes em participar daquela unidade de ensino. A LBV faz realmente um trabalho fantástico. E testemunhei ao vivo a alta qualidade desse trabalho. E o mais importante é que a par da qualidade que vocês fazem, ainda tem esse humanismo que permeia tudo.”
Vicentini lembrou que há alguns anos, já tivera um primeiro contato com a Legião da Boa Vontade, em São Paulo:
“Há alguns anos, em São Paulo, a convite do querido ator e amigo Norton Nascimento (falecido a 21 de dezembro de 2007 e que também atuou em muitas novelas da Rede Globo),  conheci outra unidade da Legião em São Paulo e já tinha me impressionado muito com a beleza do trabalho ali realizado. Vocês estão construindo cidadãos, homens e mulheres do amanhã. O que eu posso dizer é que a LBV realmente se supera e serve de exemplo para outras instituições”.


Na oportunidade, o amigo de Boa Vontade comentou sua admiração e respeito pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade: “Transmito ao Paiva Netto um forte abraço e saio com a certeza absoluta de que cada um que está aqui foi, de certa maneira, preparado por ele, orientado por ele e por seus discípulos. É um belo trabalho social,  ecumênico e de educação de alto nível.
Recebido no Centro Educacional por um dos assessores do setor de relacionamento institucional da LBV, Ricardo Chagas, o ator tomou conhecimento de que a unidade funciona ininterruptamente há 17 anos e desde 2011,  o local passou a ter mais um motivo para se orgulhar: o Centro Educacional José de Paiva Netto. Em 2011, o trabalho da LBV ampliou-se em duas frentes: o Centro Educacional e o Centro Comunitário de Assistência Social.
A construção do centro de ensino estava nos planos do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, havia alguns anos, embora a Instituição já desenvolvesse no Estado dezenas de atividades sócio-educacionais. Desde a década de 1980, ele vinha se dedicando à criação de unidades de ensino de excelência pelo país — compromisso primordial da Legião da Boa Vontade com a Educação de qualidade. Com ótima aparelhagem técnica e linha de ensino permeada por valores espirituais, éticos e ecumênicos, forma-se a base da Pedagogia do Afeto, para crianças de até 10 anos, e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a partir dos 11 anos.É por causa dessa proposta pedagógica inovadora, criada pelo educador Paiva Netto, que as atividades das escolas, lares e centros comunitários da Organização vêm alcançando os melhores resultados.


  
Durante a visita às salas de aula, o ator Vicentini Gomez  ficou sabendo também de que  todas as crianças que estudam no Centro Educacional permanecem na escola das 7 da manhã até o final da tarde, recebendo ainda todo o material de estudo gratuitamente. É que no conjunto de ações permanentes que beneficiam crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, a LBV entrega no início do ano letivo kits de material pedagógico a estudantes de sua rede de escolas e aos participantes do programa LBV — Criança: Futuro no Presente! em todo o Brasil.
A campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro  incentiva os educandos a frequentarem a escola, proporcionando material de qualidade e contribuindo para a melhora da auto estima e do desempenho escolar deles. Além de cooperar para a redução do analfabetismo, a iniciativa beneficia os pais que não dispõem de recursos para a compra desses itens.O kit de material pedagógico é adequado à faixa etária do estudante. Entre os itens que eles recebem mochila, estojo, lápis preto, caixa de lápis de cor com 12 unidades, canetas esferográficas e hidrográficas coloridas, apontador com depósito, borracha, pincéis, tesoura sem ponta, tubos de cola, caixa de tinta guache com seis cores, cadernos de desenho e universitários, papel sulfite reciclado, régua de 30 cm, dicionário de língua portuguesa, livro paradidático, jogo pedagógico, entre outros itens.



LONGA CARREIRA


Vicentini Gomez, tem uma longa carreira como autor, mímico, ator e diretor, tanto na TV como no teatro e cinema. Atualmente, na TV, representa o Delegado Cavalcante na novela global Joia Rara. Outros personagens na TV Globo foram Serjão, o sequestrador atrapalhado de Carminha em Avenida Brasil, Paolo Bianchi na novela “Cama de Gato” e “Malhação” como Dom Cornélio. Fez também a minissérie “Amazônia”, onde representou o seringalista “Cel. Alencar”, na luta pela independência do Acre. Na série “Minha Nada Mole Vida, fez o português “Blota”, e na minissérie “Um só coração”, foi o escritor Graça Aranha, peça chave na “Semana de arte Moderna”; atuou ainda em humorísticos e series como Megaton, O Dentista Mascarado e A Mulher do Prefeito. No SBT representou o mordomo Domingos em Pícara Sonhadora. Na TV Manchete atuou em Kananga do Japão e A História de Ana Raio e Zé Trovão.
No teatro, lotou durante 12 anos com o espetáculo “Confidências de um espermatozóide careca”. Em 2006, rodou o Brasil com a comédia “506 anos de Besteirol” e, em parceria com Josmar Martins, escreveu a peça “Tal Pai, Tal Filho”, que cumpriu temporada de sucesso no Teatro Sérgio Cardoso, com os atores Carlo Briani e Douglas Aguilar. Escreveu recentemente a comédia “Espelho Meu”, reflexões sobre o relacionamento de Mãe e Filha, em suas diversas etapas. Obra inédita.


Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, transmitida pela TV Cultura, realizada em parceria com a UNESP –Universidade Estadual Paulista- onde transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a Televisão.
No cinema, Vicentini Gomez busca a reflexão sobre cidadania e direitos do homem, trajetória que escolheu como temática de seus filmes, destinados a festivais de cinema e vídeo do Brasil e Exterior. “O Rio da Minha Terra”, “Paúra”, “Juqueri querê” e “O Anônimo”, foram classificados e premiados em importantes festivais do Brasil e Exterior.
Atualmente , além de participar de Joia Rara, novela que deve ir ao ar até o final de abril, roteiriza e dirige o projeto “Justiça! Uma História”, filme média metragem que contará todo o histórico da justiça brasileira desde o Brasil Colônia até os dias de hoje. O filme tem estréia prevista para dezembro deste ano.