Pesquisar

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

LBV completa 41 anos de atuação em Fortaleza; conheça o trabalho


Por: Roberto Pinheiro Junior

Fotos: Leandro Nunes e Roberto Pinheiro

A Instituição se sente honrada pela oportunidade de, em décadas de trabalho, se dedicar em transformar vidas para melhor.

A Legião da Boa Vontade (LBV) atua, desde 11 de setembro de 1977, na capital cearense, com a missão de contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos atendidos. Por meio de seu Centro Comunitário de Assistência Social, a Instituição atende crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de iniciativas que auxiliam centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

E este ano a Entidade completou 41 anos de atuação no Estado, realizando mais do que a prestação de um serviço social. A Instituição se sente honrada pela oportunidade de, em décadas de trabalho, se dedicar em transformar vidas para melhor. Tudo isso por meio de valores como o amor, o carinho, a atenção, o respeito e o amparo.

Em seu Centro Comunitário de Assistência Social, a LBV promove, diariamente, diversos programas e ações em prol dos atendidos. Dentre eles, se destacam o Criança: Futuro no Presente!, que contribui para o protagonismo de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; o programa Vivência Solidária, cujas atividades são voltadas para jovens e adultos de 18 a 59 anos; e o Vida Plena, destinado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

A LBV ainda estende o apoio aos familiares dos atendidos, oferecendo acompanhamento social, além da oportunidade de participar de palestras e de oficinas socioeducativas. Atualmente, cerca de 300 famílias são atendidas na unidade.

Fora os programas realizados, a Instituição realiza campanhas emergenciais como o incentivo à educação, que é empreendido por meio do Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que entrega kits pedagógicos a crianças e adolescentes, nos meses de janeiro a março. A ação solidária, além de estimular os alunos a prosseguirem nos estudos, apoia os pais que não possuem recursos para a compra do material.

A Instituição também beneficia as famílias atendidas, com a entrega de cestas de alimento, por meio da campanha Natal Permanente da LBV, que procura prestar o auxílio àqueles que enfrentam a estiagem, especialmente residentes na Zona Rural.

VIDAS TRANSFORMADAS
O propósito e o significado do trabalho da LBV podem ser exemplificados por intermédio da história de Flaviana Saraiva, uma das atendidas pela Instituição. Com 40 anos e desempregada, Flaviana mora em uma casa com apenas um cômodo, em uma comunidade de Fortaleza.

Fortaleza, CE – Atendida pela LBV, Flaviana Saraiva, junto com os seus três filhos, que também são atendidos diariamente pela Instituição.

Junto com ela, dividem o espaço seus três filhos, todos atendidos diariamente pela Instituição: Antônio Elson, 13 anos; Edna, 12 anos; e Vitória Mariana, de 8 anos. Já não bastassem os problemas sociais decorrentes da condição de Flaviana, em 2014, aos 36 anos, 4 anos após a gestação pré-matura da sua última filha, ela foi diagnóstica com um problema renal que lhe levou a um tratamento de hemodiálise, e agora ela se encontra na fila pública de espera para o transplante de rins.

Sobre a influência do tratamento na sua rotina, Flaviana explica que “o tratamento acontece todas as terças, quintas e sábados pela manhã. Durante os outros dias da semana fico em casa cuidando das crianças”. Nos dias marcados ela segue de ônibus até o hospital público, onde realiza o procedimento da 5h30 até ás 11h. Segundo ela “o que passo em uma máquina durante quatro horas não desejo ao meu pior inimigo”.

Flaviana conheceu a LBV a 4 anos atrás. “Conheci através da minha vizinha, ela me avisou que estavam com inscrições abertas. No mesmo dia fui até lá, e na mesma semana meus filhos já estavam matriculados”. Sobre o papel da Instituição na sua vida, ressaltou: “Só tenho a agradecer, a alimentação saudável, a educação, o conhecimento, a inibição [dos meus filhos] estarem na rua, e principalmente em saber que estão em um lugar seguro”.

Quando perguntada sobre o que a LBV representa para sua família, a mãe concluiu emocionada: “Tudo! Tudo de bom, tudo de maravilhoso”.

Fortaleza, CE – Quando perguntada sobre o que a LBV representa para sua família, Flaviana concluiu emocionada: “Tudo! Tudo de bom, tudo de maravilhoso”.

Conheça essa e muitas outras famílias que recebem diariamente o aparo da Legião da Boa Vontade, tudo graças à ajuda do povo cearense. Visite e colabore! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, está localizado na rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Telefone (85) 3484-3533.