Tela: Octávio Rold |
Por: Gabriele de Barros
O artista plástico e professor Octávio Rold, de 28 anos, foi selecionado para apresentar algumas de suas pinturas no conceituado Museu do Louvre, na França. As obras produzidas por ele possuem um estilo próprio das paisagens da capital brasileira, com novos traços e mais cores. E em seu portfólio, consta uma reprodução do monumento mais visitado de Brasília, o Templo da Boa Vontade (TBV).
Nas mãos de Rold, o Templo da Paz, como ele também é conhecido, foi retratado de uma forma única, com muito verde ao fundo, como você pode ver abaixo.
Ficou lindo, né? =D
Os trabalhos do professor, dentre elas a pintura da Pirâmide dos Espíritos Luminosos e das Almas Benditas, foram destacados no Portal G1, da Globo.com, na seção "Olha que legal". Em entrevista ao site, o artista plástico afirmou que começou a pintar de maneira despretensiosa, apenas para explorar seu lado artístico. Com o passar do tempo, no entanto, pegou gosto pela atividade e passou a imprimir seu próprio estilo nas obras.
Sobre a pintura do TBV, o Portal G1 informou: "O Templo da Boa Vontade e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, também ganharam novos contextos a partir dos traços do artista. Os monumentos localizados no Plano Piloto foram retratados com muito verde ao fundo, em "uma tentativa [do pintor] de ter uma cidade mais arborizada, para pedestres".
g1.com.br
O pintor nasceu no Distrito Federal e teve seu primeiro contato com a arte no período em que morou em Roma. Ao voltar para o Brasil, frequentou o Ensino Médio e iniciou seus estudos em Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), onde se formou em 2015.
Octávio Rold, professor e artista plástico. Arquivo Pessoal |
A mostra, intitulada "Lugares fluidos", estará em cartaz na capital francesa de 16 a 24 de outubro, no espaço conhecido como "Carrousel du Louvre". O ambiente é apontado pela administração do Louvre como "referência artística no mercado das artes internacionais".
CONHEÇA O TEMPLO DA BOA VONTADE!
Reconhecido internacionalmente por seu Ecumenismo Irrestrito, o TBV está de portas abertas a todas as pessoas, independentemente de sua crença, nacionalidade, cultura, etnia e filosofia de vida. É um local onde todos podem orar, rezar e expressar sua Fé, além de alcançar a paz e tranquilidade, tão buscadas nos tempos atuais.
No monumento, há, inclusive, um espaço dedicado à arte e à cultura. A Galeria de Arte foi idealizado, no ano de 1987, por Paiva Netto e abriga mostras itinerantes que chamam a atenção dos milhares de peregrinos que vão anualmente ao TBV.
O acervo da Galeria conta com obras de famosos artistas, como as de Ula Haensell, de Brunhilda Zilles, de Montani, de Maldonado Dias, de Lia Werner, assim como produções de Jânio Quadros e do renomado jornalista Mino Carta.
Programe uma visita ao Templo da Boa Vontade, uma das Sete Maravilhas de Brasília. Ele está localizado no SGAS 915, em Brasília/DF. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070.