Pesquisar

quinta-feira, 12 de julho de 2018

LBV compartilha, em evento da ONU, boas práticas para fortalecimento das comunidades

Vista parcial do Plenário da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. Foto Carlos Gutemberg
Na Ecosoc 2018, LBV apresenta recomendações às delegações governamentais, autoridades e organizações da sociedade civil presentes.

Redação da LBV

Como desenvolver sociedades sustentáveis e resilientes em áreas rurais ou urbanas? Para responder a esta pergunta tão urgente e importante para um Planeta que sofre, cada vez mais, com os efeitos das mudanças climáticas e outros desafios socioeconômicos globais e locais, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), de 16 a 19 de julho, em Nova York, Estados Unidos.

A Legião da Boa Vontade apresenta recomendações às delegações governamentais, agências internacionais, autoridades e organizações da sociedade civil presentes neste evento. As boas práticas são resultado do trabalho desenvolvido pela LBV de sete países — Argentina, Bolívia, Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Portugal — e reforçam fatores protetivos de comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social, mais suscetíveis aos efeitos das mudanças climáticas (inundações, estiagens e secas) e à falta de serviços básicos.

O documento apresentado pela LBV pode ser conferido na íntegra na edição especial da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável 2018 (nos idiomas espanhol, francês, inglês e português). É possível fazer o download de um exemplar na versão digital por meio do aplicativo gratuito da BOA VONTADE, disponível para iOS e Android. Um dos destaques da publicação é a mensagem do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, intitulada “Conscientização hoje...”, no qual ele ressalta: “Nosso brado é este: Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”.


A LBV distingue com a sua participação a educação para a Cidadania Ecumênica, ou cidadania global, como um instrumento indispensável para alcançar uma transformação permanente, que permitirá um presente e um futuro melhores para todos.

LBV na ONU
A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Ecosoc desde 1999 e associada ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI) desde 1994. Essa condição lhe permite participar e contribuir para a discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países-membros.