Pesquisar

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Tops da área de gastronomia também apoiam a Campanha de Natal Permanente da LBV - 2017

De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques e divulgação

O consagrado chef de cuisine CARLOS RIBEIRO, de São Paulo, em mais uma participação, voltou a fazer parte este ano da campanha do Natal Permanente da LBV, em sua versão 2017, dizendo estar muito feliz com esta sua nova jornada.

"Ajudar a LBV é uma obrigação de todo o brasileiro consciente, porque a instituição desenvolve com muita categoria, o significado da expressão "amor ao próximo" A Legião Boa Vontade sempre esteve e está sempre ao lado de quem mais necessita e tenho a absoluta certeza que esta minha iniciativa irá repercutir com muitos colegas da área de gastronomia. Adoro a LBV, já dei cursos e aulas no canal Boa Vontade e saibam que poderão contar comigo sempre".

CARLOS RIBEIRO fez questão de posar com a camisa num dos muitos cursos de culinária que dirige, em seu restaurante, ao lado dos amigos Carla Yamamora e e João  Pedro Marsilac, que também aderiram à campanha.

O Chef Carlos Ribeiro é natural de João Pessoa, na Paraíba. Curioso e apaixonado pela culinária, criou uma cozinha autoral, que prima pelo sabor e pelo ecletismo, sempre com base nas suas viagens Brasil afora. "Destas incursões pelo país que trago a matéria-prima essencial de meu trabalho, em que sempre associo paladar à cultura", explica ele.

Em janeiro de 2009, abriu seu próprio restaurante, o Na Cozinha, localizado no elegante bairro dos Jardins, em São Paulo, onde também funciona, no primeiro andar, uma escola para pessoas interessadas em aprender “arte e culinária”, como o chef gosta de dizer. Projeto vitorioso, o Na Cozinha é endereço obrigatório para quem gosta de comer bem.

Graduado em Comunicação Social pela UFPB, em Relações Públicas – Doutorando e Mestre pela Universidade de São Paulo em Cultura - atualmente pesquisa sobre a mandioca, dendê e seus derivados. Lecionou em cursos de graduação em gastronomia na cidade de São Paulo e hoje leciona no em sua própria escola e cursos de pós-graduação em gastronomia em várias cidades do Brasil e Exterior, como a Universidade de Vila Velha ES, SENAC de Pernambuco PE e Regent´s College de Londres.

O chef Carlos Ribeiro já lançou diversos livros na área de culinária e alimentação, destacando-se História e Cultura, Panificação, Confeitaria, Higiene e Manipulação de Alimentos, Cozinha Contemporânea pela Hotec; "Comida é Arte" pela Arte Brasil Editora; Cozinha do Vale do Paraíba Arte Brasil Editora; "Culinária Japonesa Para Brasileiros" pela Publifolha; Em andamento: Paraíba do Mar ao Sertão e Comida de Santo que se come.

Entre os seus projetos culturais está o de Valorização da Cozinha Regional Brasileira - Onde coordena viagens técnicas, aulas e palestras da cozinha brasileira para grupos de estrangeiros, já tendo lecionado para alunos japoneses, americanos, franceses, suíços, chineses, singapurianos, belgas, além de grupos de brasileiros interessados na cozinha do Brasil.

Sua cozinha tem sido destaque no principais veículos de comunicação como: Folha de São Paulo – Caderno Comida; Revista Prazeres da Mesa do qual também já foi colaborador e recebeu pela câmara dos vereadores de SP o prêmio de melhor reportagem de gastronomia em 2008, com o título “Os Japoneses de São Paulo”; Revista Menu, onde foi capa em 2011, com a receita “Bife a Cavalo”, o favorito da Presidenta Dilma; Revista Gula com a Cozinha de Raquel de Queiroz - “Não me Deixes”, baseado na obra da autora; Goumet Life - “Cozinhando com Pimenta”; Alta Gastronomia - “Doces Brasileiros em Calda; Go Where - “Rubacão” o arroz a moda Paraibana, e nos Blogs de gastronomia de maior destaque Uol, Basilico, Correio Gourmand, Comes e Bebes, Gastrolândia, Comidinha do IG, entre outros, sempre defendendo a cozinha regional brasileira.

Em 2011, sua receita de Picadinho foi duplamente premiada como o melhor da cidade de São Paulo: pelo júri da Revista Época São Paulo e  pelo Júri Popular do Caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo.

Outro conhecido Personal Chef e Chef de Cuisine de São Paulo, ELIAS FERREIRA também participou de uma sessão de fotos posando para o fotógrafo DANIEL MARQUES quando voltou a dizer "Sim" à Legião da Boa Vontade e vestiu a camisa da tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, que beneficia agora em dezembro mais de 50 mil famílias em situação de pobreza em todo o Brasil, oferecendo a elas um Natal mais digno e feliz.

Como este renomado profissional da culinária, outras personalidades brasileiras, como artistas, jogadores de futebol, jornalistas e apresentadores de TV estão participando e dizendo-se felizes por integrarem esta corrente de fé.

“Eu sou da opinião de que a gente pode utilizar nossa imagem pública para contagiar o maior número de pessoas e poder fazer com que essa corrente aumente cada vez mais. Isso que a LBV faz no Natal e em todos os dias do ano é uma demostração de amor que só gera atitudes transformadoras nas pessoas. Espero que cada vez mais pessoas possam participar também e contribuir de alguma forma neste belo trabalho".

Nos muitos anos que atuou na empresa de alimentação, Elias passou a mostrar sua capacitação para executivos paulistas e logo foi destacado para a gerência de um restaurante de porte internacional dentro da mesma.

No ano de 2003 Elias passou a se destacar como chef de cuisine de um cliente especial do buffet, a Associação Comercial de São Paulo, que tinha na época como presidente o conhecido empresário Guilherme Afif Domingues.

Em 2006 assumiu diretamente o posto de personal chef, atuando diretamente em  grandes empresas em São Paulo, tais como: Hotel Maksoud Plaza; Buffet Charlô; Rojo Gastronomia; Hotel Unique; Hotel Tabatinga e Clube Pinheiros entre outros. Neste período eu trabalhei com chefes renomados da gastronomia. Ao longo dos últimos anos, Elias também mostrou seu trabalho culinário em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, o Salão do Automóvel e diversos shows realizados no Lolapalluza. Recentemente, Elias foi o chef de cuisine responsável de um grande evento gastronômico com especialidades árabes, no Clube de Campo São Paulo, na represa Garapiranga.

"Apesar de me classificar na categoria dos profissionais auto-didatas, estou sempre me atualizando e na busca da criação de novas receitas, aprendendo sempre com os mais experientes e estudando todos os dias. Tenho orgulho do nível profissional e amo muito tudo o que realizo na arte da culinária". concluiu.

Destaques Cariocas
No Rio de Janeiro, o empresário NILTON TEIXEIRA ALVES, 43 anos, é sócio e gerente do consagrado restaurante LA MOLE de Ipanema, também vestiu a camisa da campanha, por "já conhecer o maravilhoso trabalho social que a Legião da Boa Vontade realiza em todo o país. Aprecio muito tudo o que a LBV faz pelos menos favorecidos e aplaudo todas estas iniciativas.

Nilton é um cearense da Cidade de Pacujá, que veio para o Rio de Janeiro muito jovem, com 17 anos iniciando seu trabalho como ajudante de cozinha, passando a comin. num pequeno restaurante. Depois foi admitido na rede La Mole onde trabalha até hoje. Durante muitos anos trabalhou como garçom e foi com esta experiência que teve a vontade de ser dono do próprio negócio.

"A ideia de ser sócio do LA MOLE foi uma surpresa, por  recomendação do seu Chico um dos fundadores das empresas do LA MOLE. Seu colega Militão, também nordestino,  é o seu outro sócio e foi que deu a iniciativa e hoje os dois são sócios do LA MOLE DE IPANEMA onde tem mais de 34 empregados.

Nilton mora no bairro são Cristóvão tem 3 filhos um deles já advogado, Juliano, com apenas de 24 anos.

Outro representante do Nordeste, RAIMUNDO DANIEL BARBOSA, tem apenas 23 anos mas conhece a fundo o trabalho assistencial da LBV:  Sou jovem, mas sou pobre e nordestino e conheço o trabalho abençoado que a Legião da Boa Vontade desenvolve em todo o país, principalmente nas comunidades mais pobres do Norte e Nordeste e que não recebem a devida  assistência dos nossos governantes. É um orgulho vestir esta camisa.

Supervisor e caixa no LAMOLE de Ipanema, Raimundo é natural de Sâo João dos Patos, no Maranhão, uma  cidade de 27 mil habitantes. terra onde foi eleita a primeira prefeita do Brasil, Noca da Rocha Santos.

Ele prepara-se para ingressar na Universidade para cursar Direito, foi militante estudantil no ensino médio, fui presidente da UEP (UNIÃO DOS ESTUDANTES PATOENSES) onde também foi um dos membros fundadores. Também exerceu o cargo de secretário de articulação política da UMES-MA, durante seu tempo como estudante no Maranhão.

Para ajudar sua família, começou a trabalhar ainda muito cedo, aos 15 anos, como vendedor em uma loja de roupas aos 15 anos: "A vida no Maranhão não é fácil para gente pobre, tive que dividir estudos e trabalho, como o faço até hoje. Vim parar no Rio de Janeiro por vontade própria, e acabei sendo aceito para trabalhar no restaurante o LA MOLE, um dos mais conceituadas e tradicionais restaurante do país, do qual tenho muito orgulho de vestir a camisa. E ainda mais, de trabalhar ao lado de  pessoas espetaculares do Valmir Pereira, o melhor Sommelier do Brasil. Minha contratação no La Mole foi através de um primo, o "DEDÉ", de outro tradicional restaurante do Rio que fica em Copacabana, o Peixe Vivo.

Também sou muito ligado à minha família e principalmente à minha tia Graciana, que me acolheu em sua casa em São Cristóvão como minha verdadeira mãe.