Pesquisar

sábado, 9 de dezembro de 2017

Cantora e compositora Fhernanda Fernandes apoia a Campanha do Natal Permanente da LBV

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques e arquivo pessoal 

Neste final do ano, a Legião da Boa Vontade continua a todo o vapor com uma das maiores mobilizações sociais do Brasil: arrecadar centenas de toneladas de alimentos não perecíveis, meta da edição de 2017 da tradicional Campanha do Natal Permanente da LBV. Graças à Solidariedade, milhares de famílias que vivem em bolsões de pobreza nas mais diferentes regiões brasileiras serão contempladas com os mantimentos que estão sendo entregues em forma de mais de 50 mil cestas.

Registramos a adesão de centenas de artistas, personalidades da mídia e voluntários à Campanha; todos eles estão vestindo a camisa da luta por um Brasil melhor e para uma humanidade mais feliz. Uma das artistas que participou esta semana é a cantora e compositora FHERNANDA FERNANDES, que assim se expressou:
 "Este trabalho da LBV é digno dos maiores aplausos e toca os corações e mentes. A gente comprova sempre como esta instituição amplia cada vez mais seu potencial de ajuda. Eu sou superfã de causas como esta, que pensam nas crianças, no amor ao próximo. Temos que nós, artistas, unidos com a comunidade, conseguiremos muita coisa", declarou.

A história recente da música brasileira foi escrita por duas, se não três, gerações batizadas nos cerimoniais dos júris eruditos e populares, cujos veredictos determinaram o norte de incontáveis estradas. Dentre tantas elas a de Fhernanda, que começou sua carreira musical participando de grandes festivais.

Nascida e criada em Vila Isabel, o mesmo bairro que entronizou Noel Rosa e trouxe Martinho da Vila à luz vem se apresentado em solo ou ao lado de outros artistas em espaços como a Sala Baden Powell e o Hotel Novo Mundo, no Flamengo.

Em seu começo de carreira, a TV Globo promoveria o “Festival MPB 80”. Uma das canções finalistas foi “Devassa”, de Wania de Andrade e Solange Boeke, entregue à Fhernanda, cuja interpretação personalíssima seria perenizada no seu primeiro disco pela gravadora RGE. Estava dado o primeiro passo de uma carreira que ultrapassou fronteiras cantando com voz inconfundível os valores centrados no amor.

No ano seguinte ao do festival a RGE lançou o álbum “Fera”. Um LP em que Fhernanda interpreta Dolores Duran, Caetano Veloso, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, em meio a composições suas. Uma prova de reconhecimento e confiança de consagrados autores ao novo talento.

O lado da compositora é revelado nas parcerias com Isolda (Gosto de Hortelã, Procura-se, Déjà-Vu, Definitivamente), Sarah Benchimol (Marajó, Taquicardia, Refil, Afluentes), Fafy Siqueira (Blues da Moto), Karla Sabah (Canção da Ausência), canções incorporadas aos repertórios de Nelson Gonçalves, Emílio Santiago, Rosa Marya Collin, Elymar Santos, no de Fafy Siqueira, no de Karla Sabah e no seu próprio.

Chegada a hora de mostrar sua arte em outros cantos. Em 1990, um disco ao vivo gravado no Teatro Ipanema foi lançado em Paris – França, para onde Fhernanda se mudaria e viveria por quatro anos.

Shows nas mais destacadas casas de espetáculos da Europa, como Le Petit Journal Montparnasse e New Morning em Paris, Paradiso em Amsterdan, Belga Jazz Festival na Bélgica ao lado de Egberto Gismonti, Mercedes Sosa, Tuck & Patty, Winton Marsalis, entre outros, confirmaram o talento brasileiro e lhe valeram o timbre internacional desejado por todo artista.

O reconhecimento obtido pelo público e da crítica especializada motivaram o selo francês Nocturne a convidá-la a lançar um CD.

Assim, o trabalho que ensejou a ida a Paris, o show do Teatro Ipanema, recebeu o nome de “Gosto de Hortelã” e foi distribuído em diversos países da Europa e também no Japão.

A artista lamenta que os espaços para a apresentação dos músicos atualmente não  é nada boa.
"O Rio de Janeiro tinha muitas casas de shows, bares com música ao vivo, uma noite que fervilhava, cheia de glamour. Hoje não temos mais isso, a noite acaba cedo, mas ainda rolam alguns bons espetáculos musicais nos teatros locais e nos grandes hotéis."

Contatos para shows: Fhernanda Fernandes – fhernandaf@gmail.com  (21) 99998 – 6980