O Ramada Hotel Recreio Shopping sediou a 15ª edição do Fórum do Meio Ambiente, no dia 27 de outubro. Com o tema “A Limpeza Urbana & Ocupações Irregulares", o evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial do Recreio, Acir, com o apoio da Associação de Hotéis do Estado do Rio, ABIH-RJ.
Os diferentes tipos de lixo gerados nos centros urbanos, assim como as formas adequadas de descarte, foram apresentados pela Comlurb, que destacou ações e programas para melhoria do sistema e conscientização da população. O superintendente da Comlurb, André Magalhães, da A.P 04 (Recreio Barra e Vargens), orientou para a oferta de coleta programada de resíduos domiciliares e disponibilizou contatos úteis para a resolução de várias questões complementares:
- Poda ou Remoção: Teleatendimento 1746 ou Empresa Credenciada
- Empresas Credenciadas: http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?id=2815269
- Brinquedos em praças (pinturas e pequenos reparos): Teleatendimento 1746 COMLURB
- Brinquedos em praças (instalação de novos): Teleatendimento 1746 Fundação Parques e Jardins
- Equipamentos Esportivos (ATI): Teleatendimento 1746 SMASDH
- Orientações sobre pombos, macacos, micos, morcegos, animais venenosos e peçonhentos: Teleatendimento 1746 Zoonoses
- Maus tratos a animais domésticos e animais domésticos soltos: Teleatendimento 1746 SEPDA
- Resgate de animais silvestres (capivaras e jacarés): Teleatendimento 1746 SECONSERMA e Bombeiros
- Mosquitos e demais vetores agressores: Teleatendimento 1746 SMS (Saúde)
- Roedores e Caramujos Africanos: Teleatendimento 1746 COMLURB
- Carcaça X Veículo Abandonado: COMLURB X SEOP
- Teleatendimento ao Cidadão: 1746
- Superintendência AP4 – COMLURB: 3096-2818
O Comando de Polícia Ambiental da 1ª UPAm Pedra Branca tratou da política estadual (de acordo com a Política Federal de Resíduos– LEI Nº. 12.305 (02/08/2010), que considera crime o lançamento ou disposição em mananciais e em suas áreas de drenagem, cursos d'água, lagoas, praias, áreas de várzea, terrenos baldios, cavidades subterrâneas, poços e cacimbas, mesmo que abandonadas em áreas de preservação permanente em áreas de preservação permanente e em áreas sujeitas. Disse que esse se trata de uma das maiores ocorrências da região.
Representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Urbanismo Infraestrutura e Habitação do RJ, Secretaria Especial de Ordem Pública e Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente estiveram presentes ao fórum, além de integrantes Polícia Militar Ambiental, Ibama, Inea, Procuradoria do Meio Ambiente, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Comlurb, associações de ambientalistas e associações empresariais e de moradores da região.
“Precisamos encontrar soluções para reduzir ou acabar com as invasões que continuam ocorrendo em nossa região, inclusive em várias áreas de proteção ambiental. Para isso, é fundamental traçar estratégias conjuntas de curto e médio prazos”, destacou Alfredo Lopes, presidente da Acir, na abertura do fórum.