Até 11 de setembro, grupo fará sete apresentações, aos sábados e domingos, promovendo a diversidade musical para as crianças através de repertório autoral
Criado por cantores e instrumentistas consagrados do cenário carioca, o Farra dos Brinquedos fará uma temporada, de sete shows ao todo, no Teatro Ipanema, a partir de domingo, dia 21 de agosto, sempre às 16h. O espetáculo, com foco no seu último CD, realça o lado encantador, poético e brincante da música popular brasileira. É um convite às crianças (e também aos adultos) conhecerem de perto essa riqueza e diversidade.
O grupo faz um passeio lúdico por canções que retratam o dia-a-dia da relação entre pais e filhos, seus dramas, dificuldades e alegrias; e são inspiradas pela convivência dos jovens artistas com os pequenos. Estão presentes gêneros como samba, choro, tango, polca, salsa, marcha, baião, xote, maxixe, guarânia... e ainda jazz e rock n’ roll. O colorido dos instrumentos e a variedade dos intérpretes visam, por sua vez, estimular a interação da garotada.
O grupo é formado por Pedro Miranda (voz e percussão), Elisa Addor (voz), Marcelo Caldi (acordeom e voz), Daniela Spielmann (saxofones e flautas), Nando Duarte (violão de 7 cordas e contrabaixo acústico), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) e Bebel Nicioli (flauta e clarinete).
Os músicos são educadores e pais que embarcaram na imaginação dos meninos e meninas, ao mesmo tempo em que sentem necessidade de levar para eles as suas referências. Nesse sentido, o trabalho visa contribuir para a educação musical, ampliando a percepção do público infantil a partir de elementos da nossa cultura, dentro de um repertório inédito.
Musical
A partir da direção de Duda Maia, a apresentação do grupo ganhou uma dimensão mais cênica, permitindo um diálogo aberto com o teatro e a dança. Dentro das feições de um musical, o espetáculo explicita o olhar lúdico, no qual a situação “real”, vivida no cotidiano, tende a penetrar o universo da brincadeira.
O enredo leva as crianças a soltarem a imaginação e se divertirem com alguns dos personagens, como o Bebê número um, que de vez em quando solta um “pum”; a Maria Gabriela, que “tem sebo na canela”; o menino Antônio, que “ama jogar bola mas foge de cafuné”; e as irmãs gêmeas Amália e Olívia, que “sem querer são parecidas”.Há espaço pra crer que a sanfona se transforma numa caixa de fotografias, de onde saem sons e timbres que representam as modernas relações familiares de irmãos, primos, tios, avós e agregados, narradas de forma bem-humorada em “Parentesco” (“nossa família é muito amiga / se ama muito mas às vezes também briga”).
Algumas canções possuem caráter pedagógico, sem perder a leveza, como é o caso de “Tira o dedo”, que relata a agonia dos pais em ensinar os pequenos a não colocar o dedo na tomada, no pudim ou no nariz. Outras despertam a ludicidade, ao falar da formiguinha, que “corre apressadinha / sai de manhã cedo / e só volta de noitinha”, e do elefante, cuja tromba é imitada por um sax tenor.
Os trechos inspirados no blog frases de crianças, os figurinos de Maria Hermeto, a programação visual de Emílio Rangel e a iluminação de Renato Machado corroboram para a atmosfera poética, fazendo o espectador navegar por diversos ambientes, de acordo com o clima de cada canção.
SERVIÇO:
21/08 a 11/09 – Farra dos Brinquedos no Teatro Ipanema
Sábados e Domingos
Horário: 16h
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema, Rio de Janeiro
Tel. (21) 2267-3750
Inteira: 40 reais / meia: 20,00
Classificação etária livre
Ficha técnica espetáculo
Direção – Duda Maia
Produção executiva – Julia Menna Barreto
Direção de arte – Emílio Rangel
Iluminação – Renato Machado
Figurinos – Maria Hermeto
Clipe "A formiguinha": https://www.youtube.com/watch?v=7eeZslzIYzM
Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação
Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
www.cezannecomunicacao.com.br