Pesquisar

quinta-feira, 17 de março de 2016

Nos 75 anos de Paiva Netto, a força do exemplo que inspira gerações




















Da redação LBV

No último dia 2 de março, direto da cidade do Rio de Janeiro, RJ, o presidente das Instituições da Boa Vontade, José de Paiva Netto, conduziu a Assembleia Geral com a participação de Legionários da Boa Vontade do Brasil e do exterior. Na ocasião, foi apresentado a todos o Balanço Social da LBV de 2015.

A data também celebra os 75 anos de vida de Paiva Netto, que mostra aos jovens de agora e aos moços do futuro, de todas as idades, que o Ideal do Bem não tem restrição de faixa etária. Isso porque, ao longo de sete décadas e meia, ele sempre buscou cumprir seu compromisso de propagar a Cidadania Ecumênica.




Logo que chegou ao prédio administrativo da LBV ele foi recepcionado com muito carinho por crianças atendidas pela Instituição e que fazem parte do Coral Ecumênico Infanto-juvenil Boa Vontade. Elas entoaram músicas de boas-vindas e de felicitações pela passagem de seu aniversário. Além disso, também recebeu homenagens de jovens de todo o Brasil e exterior.

RIO DE JANEIRO, RJ — Neste dia 2 de março, o dirigente da LBV, José de Paiva Netto, foi recepcionado com muito carinho pelas crianças do Coral Ecumênico InfantoJuvenil Boa Vontade, que fizeram uma belíssima homenagem pela passagem de seu aniversário. (Foto: João Periotto)


Líder Nato


Líder nato, Paiva Netto diariamente convoca pessoas de todas as idades à prática do Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico, portanto Universal, o Divino Estadista — "Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros" (Evangelho segundo João, 13:34 e 35). Certamente, são nessas palavras de Paz que se inspira para chegar aos 75 anos de vida (nasceu em 1941, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil), agindo como se tivesse um mundo a conquistar, com o espírito incansável de realizar o Bem em favor do próximo.

“Mãe, é com esse que eu vou!”. A partir daquele momento, Paiva Netto passou voluntariamente a colaborar com a Instituição. O calendário marcava 29 de junho de 1956.

Filho primogênito de Idalina Cecília (1913-1994) e Bruno Simões de Paiva (1911-2000), que tiveram como padrinho de casamento Dorival Caymmi (1914-2008), e irmão de Lícia Margarida (1942-2010), teve sua infância e juventude marcadas por uma preocupação incomum com temas espirituais, filosóficos, educativos, sociais, políticos, científicos e econômicos, além de um profundo senso de auxílio aos necessitados.

A permanente preocupação do dirigente da LBV de propiciar às camadas sofridas da sociedade acesso a uma Educação que prima por aliar a instrução à Espiritualidade Ecumênica é, no dizer do professor Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), "um esforço notável. Paiva Netto está trazendo uma metodologia escolar inédita, que precisa de professores especializados que não estão disponíveis na praça e, portanto, terão de ser preparados dentro de uma sistemática original e revolucionária do ponto de vista pedagógico". Pela abrangência e importância da iniciativa, consolidou-se como um trabalho que não tem fronteiras e empolga outras nações. Atualmente, essa iniciativa solidária é desenvolvida pela Legião da Boa Vontade da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, de Portugal e dos Estados Unidos, além de diversas outras regiões do mundo.

O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, a sede administrativa, e o Templo da Boa Vontade, que formam o Conjunto Ecumênico da LBV em Brasília.(Foto: André Fernandes)


CONHECIMENTO HUMANO UNIDO AO ESPIRITUAL

Entre suas notáveis realizações para cumprir a expansão do Ideal de Amor Fraterno pelo mundo, um marco ocorre em 21 de outubro de 1989, quando Paiva Netto fundou, em Brasília, DF, capital do Brasil, o Templo da Boa Vontade (TBV), com a presença de mais de 50 mil pessoas. Dali em diante, o TBV notabilizou-se como polo do Ecumenismo Irrestrito, que preconiza a conciliação de todas as criaturas e povos da Terra, e do Ecumenismo Total, que proclama a urgente necessidade da comunhão entre a Humanidade da Terra e a Humanidade do Céu. O TBV, admirado ainda pela arquitetura arrojada, que reflete sua Espiritualidade universalista, é considerado, pelo tradicional Diário de Notícias, de Lisboa, Portugal, a maior construção em forma de Pirâmide de Sete Faces do século 20.


Também por iniciativa de Paiva Netto, foi fundado, em 1994, no Natal de Jesus, ao lado do Templo da Paz, na presença de mais de 100 mil pessoas, o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, obra que integra o conjunto arquitetônico mais visitado de Brasília (no SGAS 915), segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur), que já recebeu desde sua inauguração mais de 21 milhões de peregrinos.

Outra iniciativa notável data de 2007, quando o presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo José de Paiva Netto, funda a Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Por meio da produção de conhecimento universal, isto é, divino e humano, tem por objetivo descaraterizar a forma como alguns veem o Cristo de Deus e o Cristianismo, ou seja, mostrar a influência e a aplicabilidade dos ensinamentos ecumênicos e eternos do Acadêmico Celeste em todos os campos do saber espiritual-humano, apresentando-O de forma irrefragável à Humanidade.

EXPRESSÃO NA ÁREA DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO

Compositor e produtor musical, foi aluno do professor Homero Dornelas (1901-1990), assessor do notável Villa-Lobos (1887-1959). Elaborou a Marcha dos Soldadinhos de Deus, interpretada pela primeira vez em 21/4/1960, por meninos amparados pelo Instituto São Judas Tadeu, no Rio, onde colaborava como voluntário. A apresentação foi uma homenagem a Brasília, que o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) inaugurava naquela data. Entre as múltiplas atividades que desenvolvia inicialmente, foi sonoplasta dos programas de rádio de Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da LBV, o que acentuou ainda mais seu ouvido musical.

Para propagar a Cidadania Espiritual (conceito preconizado por ele), Paiva Netto criou a Super Rede Boa Vontade de Rádio (Super RBV), a Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), a Rede Educação e Futuro de Televisão (Reeducar), além das revistas JESUS ESTÁ CHEGANDO! e BOA VONTADE, o Portal Boa Vontade, que tem conteúdos disponíveis em doze idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, esperanto, francês, inglês, italiano, japonês, polonês, português e russo), e o Portal Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, que apresenta matérias relacionando temas da atualidade com a visão da Espiritualidade Ecumênica.

  Livro do escritor Paiva Netto é destaque na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. (Fotos: Priscilla Antunes)
Seguindo este nobre propósito, escreveu vários best-sellers. O mais recente, Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade, teve a primeira edição esgotada em apenas 4 horas após o lançamento — realizado em Brasília, DF, durante as comemorações do Jubileu de Prata do TBV, o Templo do Ecumenismo Divino. A obra integra a coletânea "O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração", que registra mais de 2,5 milhões de livros vendidos.

Há décadas, Paiva Netto ainda compartilha seus conceitos por meio de artigos publicados em importantes jornais e revistas do mundo todo, por exemplo: Diário de Notícias, Jornal de Coimbra, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, Notícias de Gaia, Voz do Rio Tinto, Jornal da Maia e O Público (Portugal); Time South, Jeune Afrique e African News (África); Daily Post (circulação internacional); Clarín (Argentina); Jornada (Bolívia); El Diário Notícias e ABC Color (Paraguai); El Pais (Uruguai); e para a International Business and Management, além de outros destacados veículos do Brasil e do exterior.

____________________________________________________________________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.