TELMA TAVARES FAZ SHOW NESTA
QUARTA E QUINTA, NO RIO SCENARIUM
Por Luiz Carlos Lourenço
Fotos de divulgação
Em seu novo show, programado para esta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15 de maio, a partir das 19h30m (dois sets - das 19h30 às 20h30, e das 21 às 22 horas), no RIO SCENARIUM, NA LAPA, a cantora Telma Tavares irá interpretar hits de alguns dos principais astros de nossa música, como Chico Buarque, Gonzaguinha, Lupicínio Rodrigues, Paulinho da Viola, Ataúlfo Alves, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Tom Jobim e Vinícius de Moraes; além de mostrar algumas de suas canções gravadas pela Marrom Alcione - que tocaram nas rádios e compostas em parcerias com Roque Ferreira.
Telma, que participou por cerca de dez anos como vocalista do álbum das Escolas de Samba do Grupo Especial, também cantará alguns dos mais belos sambas de enredos da história do carnaval carioca.
A cantora Iniciou sua carreira artística como integrante do grupo feminino de samba Elas por Elas e atuou com Hermeto Paschoal, Beth Carvalho, Jorge Benjor e Alcione. Apresentou-se para o rei Hassan, em Marrocos, e com Pablo Milanês, em Cuba. Gravou um disco de sambas de enredo, produzido por Roberto Menescal, direcionado para o mercado japonês.
Telma também participou, como cantora e atriz, de grupos musicais, com os quais atuou no circuito universitário. Atuou em espetáculos como "Gonzaguinha na voz de Telma Tavares" e "Romântica saudade", este último em homenagem a Aracy Côrtes e Elis Regina.
Em 1999, apresentou-se, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, em "A estória de João-Joana", musical realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro por ocasião da comemoração dos 50 anos de carreira de Sergio Ricardo. O espetáculo contou também com a participação do compositor, além de Chico Buarque, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zélia Duncan, tendo sido registrado em CD pelo selo Rádio MEC/Eldorado. Participou, ainda, do elenco de "Jerusalém", musical escrito pelo compositor Altay Veloso.
Em 2000, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), com o show "Ancestrais", título inspirado em "Samba para os ancestrais" (Rosinha de Valença e Martinho da Vila). O espetáculo contou com a participação especial de Sérgio Ricardo. A cantora foi acompanhada por uma banda formada por Misael da Hora (piano), Ovídio (percussão), Tuca Alves (direção musical, guitarra e violão), Digão (bateria) e Lancaster (baixo). Ainda nesse ano, foi especialmente convidada pelo diretor e roteirista Ricardo Cravo Albin para cantar ao lado de Johnny Alf no show "Da fossa à bossa", terceiro segmento da coletânea de 4 espetáculos intitulada "MPB: A história de um século", encenado no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (RJ).
Em 2001, recebeu o título de Cidadã Benemérita do Rio de Janeiro, por serviços prestados a comunidades carentes.
Em 2002, lançou o CD "Telma Tavares", contendo suas composições "Babalobare", "Pergunte ao Criador" e "Dois cardumes", todas com Paulo César Feital, "Perfume francês", "O amor é assim" (c/ Tainã), "Alta madrugada" (c/ Delcio Carvalho), "Iabassê" (c/ Roque Ferreira) e "Ser em extinção", além de "Vai vadiar" (Ratinho e Monarco), "Quebradeira de coco" (Roque Ferreira), "Zelão" (Sérgio Ricardo), "Extra" (Gilberto Gil) e "Nova ilusão" (Claudionor Cruz e Pedro Caetano).
Atuou também como radialista, apresentando programas na Rádio Viva Rio.
Em 2005, fez show na Sala Funarte Sidney Miller (RJ).
Lançou, em 2012, o CD “Veia mestiça”, com suas canções “Corpo fechado”, “Beco sem saída”, “Chama de amor”, “A ronda da roda”, “Luz de aiucá”, “Agarradinho” e a faixa-título, todas com Roque Ferreira, “Juriti, flor e café” e “Tá escrito (Baralho Cigano)”, ambas com Tainã Uarani, “Tempero” (c/ Délcio Carvalho), “Nair Grande (A Bambambã do Fuzuê)” (c/ Paulo César Feital) e “Carioca da gema (Rio de Janeiro)”. O disco contou com a participação de Leci Brandão (na faixa “Carioca da gema”), Roque Ferreira (na faixa “A ronda da roda”) e Alcione (na faixa “Nair Grande”).
Telma Tavares, cantora e instrumentista, também tem despontado como compositora em vozes consagradas como a de Alcione (que gravou sete músicas de sua autoria). O novo álbum, "Veia Mestiça", conforme o anterior que levava apenas o nome da intérprete, recebeu elogios da crítica especializada de todo o país. Em ambos, participações especiais de ícones da música: Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Maurício Einhorn, e Carlos Malta, no primeiro, e Alcione, Leci Brandão e Roque Ferreira, no atual.
No show, Telma Tavares será acompanhada por: João Bosco (piano), Fernando Pereira (bateria) e Weslen Lima (baixo).
SERVIÇO
Telma Tavares
Dias 14 e 15 de maio (quarta e quinta)
Das 19h30m às 20h30m, e das 21h às 22 h
Preço ingresso - R$ 25- Rua do Lavradio, 20 - Centro - (21) 3147-9000
Mais informes com
Eulália Figueiredo - Assessoria de Imprensa
-(21 - 9 - 8606.3076 /2636.5630)