Pesquisar

domingo, 3 de março de 2019

Luxo, brilho e champanhe foram os destaques no Copa onde imperou a predominância dos gays bem produzidos




De Luiz Carlos Lourenço

Fotos oficiais: Miguel Sá e amigos 

Esse ano, o tradicional Baile do Copa escolheu como tema DOLCE CARNAVALE  e as tradições italianas. Promovido pelo hotel Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o evento incluiu a atriz DEBORAH SECCO no posto de rainha. O Baile do Copa, que já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, também faz parte  das celebrações do aniversário de 95 anos do hotel. O evento aconteceu na noite de sábado e na madrugada deste domingo, dia 3 de março, reunindo mais de dois mil animados foliões.









Da cenografia, que ficou a cargo do renomado decorador, cenógrafo e carnavalesco MARIO BORRIELLO,pode se afirmar que o artista desenvolveu um minucioso estudo sobre várias regiões italianas, passando pelo menu que representava a região de Siracusa, na Sicília, reme ao país homenageado. “Não se pode deixar de falar que o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo”, lembra Andréa Natal, diretora-geral do hotel.






Mario Borriello, depois de trabalhar exaustivamente na montagem do espetáculo de carnaval, preferiu não participar da festa, obedecendo ordens médicas, porque está se submetendo a um exitoso tratamento quimioterápico contra o câncer. Descansando num apartamento do quinto andar do hotel, o decorador ainda realizou um generoso gesto, convidando para a sua mesa no baile, a equipe médica que  está cuidando de sua saúde. A partir da quarta-feira de cinzas, ele deixa o Copa e retorna ao seu confortável apartamento no Quitandinha, em Petrópolis, “morrendo de saudades de seus cachorros”, como confidenciou a este jornalista.






Deborah Secco foi a Rainha da festa e exibiu um look inspirado na maior diva italiana de todos os tempos: Sophia Loren. “Impossível falar sobre a Itália sem reverenciar essa Deusa. A Itália é o lugar da Europa que mais visitei na vida. Amo os exageros e a alegria de viver desse povo”, disse a atriz, que chegou ao hotel no fim da tarde para começar a se preparar.

“Foram quase duas horas me arrumando”, contou ela, enquanto ajeitava o modelito cavado que deixava o corpo à mostra. A roupa, inspirada no visual do filme ‘Marriage Italian Style’, estrelado por Sophia em 1964, contava com uma capa com 150 metros de tule plissado e maiô com tiras de vinil. A produção foi finalizada com joias avaliadas em meio milhão de reais. Deborah se hospedou no hotel com toda a família e, ao ver a mãe pronta, Maria Flor, filha da atriz, disse que ela estava “parecendo uma princesa”.

A eterna musa Luiza Brunet também circulou  com desenvoltura pela noite e foi bastante reverenciada na festa. “Deborah está um luxo. Como ótima atriz que é, encarnou bem essa coisa glamourosa que o posto de Rainha exige”, elogia Brunet, que em 2011 ocupou o mesmo cargo.



Com um vestido esvoaçante, Luiza foi uma das primeiras a cruzar o tapete vermelho que, montado na calçada em frente ao Copa, faz a alegria de quem passa por ali. “Namora comigo”, brincou um fã ao ver a ex-modelo. Já dentro do hotel, ao ser perguntada sobre como estava seu coração, ela foi direta: “Estou solteira e feliz. Namorando comigo mesma” disse, segura, do alto dos seus 56 anos.


O Carnaval é uma das datas preferidas de Andréa Natal, diretora-geral do hotel, que considera a festa uma das mais bonitas do mundo. “Essa festa traduz muito bem a energia da data. No Baile do Copa, todos estão felizes, dançando, se divertindo e com fantasias incríveis”, conta Andréa. Para a escolha do tema, a diretora explica que o hotel sempre homenageia uma cultura diferente. “Nos anos anteriores foram a China, a África, a Espanha, a Grécia e as tradições ciganas.




No ano passado,  a faixa de rainha do Baile do Copa foi dado à musa Isis Valverde, considerada uma das principais atrizes brasileiras. O título  já pertenceu a beldades como Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa, Luiza Brunet, Luana Piovani, Guilhermina Guinle, entre outras.


O responsável pelo colorido decor da festa de abertura do carnaval Mário Borriello, é formado em Belas Artes e Desenho Industrial, Mario já trabalhou para diversas escolas de samba como Salgueiro, União da Ilha e Império Serrano. Como carnavalesco, foi campeão do Carnaval de 1993 pelo Salgueiro e ganhou o prêmio “Estandarte de Ouro” na categoria “Melhor Enredo” com o samba “Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração”.O Baile do Copa contou com diferentes atrações durante toda a noite. O tradicional Cordão do Bola Preta, que completou 100 anos em 2018, animou a festa tocando um vasto repertório de marchinhas e sambas enredos. Na varanda, um show exclusivo de música baiana intercalando com um DJ fez a alegria dos que preferiram brincar naquele espaço.


No farto buffet elaborado pelo Copa, os detalhes rústicos de um mercado italiano com muitas caixas de madeira, frutas e peixes, acompanharam o banquete de antepastos, estações de saladas, pratos quentes e sobremesas.


Entre as dezenas de nomes conhecidos que circulavam pelas mesas, no salão, camarotes e nos terraços do hotel destacavam-se Gloria Maria e Narcisa Tamborideguy, Luiza Brunet, Marcio Gomes, os colunistas Lu Lacerda, Franklin Toscano e Yuri Antigo, Lothayr Junior, diretor das lojas Só a Rigor, os estilistas Heckel Verry e Tony Palha, a cantora e atriz internacional Eliana Pittman, a mulata mais famosa do país, Adele Fátima, com o marido Marcelo, o musicólogo, diretor e jornalista Ricardo Cravo Albin, Miramar Mangabeira, Haroldo Costa e a mulher, Mary Marinho, Antonia Fontenelle, Terezinha Sodré, Teresa Sobral, Márcia Veríssimo, Karina Duque Estrada, com a mãe e a irmã, Kelly Duque Estrada, a Sereia do Copa, Anisio Jordy, Fabiana Carla e Isabelita dos Patins.




E mais Liege Monteiro, com o marido José Antonio, Ludmylla Pimentel, Kaka di Polly, Juju Maravilha, Carlinhos Beauty, Andre Ramos, o ex ministro da Cultura e agora Deputado Federal Marcelo Calero, Regina Prado Mansur, o Guru Anderson, Carlos Vonpinaz Barreto, Juju Palito, Bete Suzano, José Antonio Paz Monteiro, Marcelo Souza, José Guedes Dias, da empresa Hands on Aviation, o cabelereiro Denny Feitosa, de Fortaleza,Dougie Face, Diego Cosac, Renata Doria Fraga, Leleco Barbosa com a mulher Maninha, Claudia Louzada, Luciana Negreiros, Marcelo Chaves, Theresa Macedo, Marcelo Hicho e Italo Luiz, Nina Kaufman, Fofy Lux, Luc Negreiros, Renata Kuerten, Regiane Alves, Hugo Moura, Manuela Scarpa,  Fernanda Liz e Bruno Cabreirizo.