Pesquisar

segunda-feira, 31 de março de 2014

FEIRA DA GRATIDÃO FOI SUCESSO
NUM  DOMINGO DE SOL NO LEME..





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques




A ideia merece repercutir cada vez mais em todas as praças, em todos os lugares, pelo bem que ela faz ao coração: É a FEIRA DA GRATIDÃO. A feira não tem lideranças, não tem raça, cor, credo ou idade, apenas o propósito de fazer o bem ao próximo que está ao seu lado. A feirinha humanitária surgiu há alguns meses, partindo da sugestão de um brasileiro que viu esse bom exemplo numa cidade da Argentina . São apenas pessoas bem intencionadas que estão afim de doar, compartilhar, mostrar seu trabalho ou o que puder fazer para o próximo. Todos são bem vindos e qualquer um pode ajudar a organizar, divulgar, criar e recriar.
Com o propósito maior de que todos juntos compartilham  a ideia de que a escassez é uma ilusão a Feira de Gratidão do Leme foi montada em frente ao Forte Duque de Caxias, de 13 h até o anoitecer e acabou num piquenique comunitário, onde todos se serviram dos próprios alimentos e bebidas que levaram para o encontro.
Segundo Lua Ferreira, uma das organizadoras,a ideia da feira deverá ser repetida no quarto domingo de cada mês, no mesmo local e em outras praças e parques onde for montado o projeto:

Lua Ferreira, a organizadora da feira

"Você pode participar com o que tem e o que não tem, mas sempre se sentindo à vontade.  Tem alguma habilidade e quer ensinar pra alguém? Tem um monte de roupas, sapatos, livros, cd's e objetos que estão deixados de lado na sua c asa? Quer fazer uma massagem? Quer dar abraços grátis? Quer declamar uma poesia? Quer ouvir uma poesia? Quer achar algo maneiro? Quer apenas ver o que acontece nesse evento? Venha para cá, mesmo que por curiosidade. ! Deixe o fruto da gratidão brotar na sua vida!
Traga o que quiser ou nada e pegue o que quiser ou nada!, declarou, empolgada com o sucesso do encontro.



Na feira de ontem participaram vários moradores do Leme, Copacabana e Ipanema, mas houve gente que veio da Baixada em busca de livros para estudar ou roupas para vestir. Catadores de latinhas que se reúnem no Leme também se juntaram à festa, todos felizes com o congraçamento.
A cantora Vitória Virtus, que participava pela primeira vez da feira no Leme, levou sacolas de roupas doadas pelos filhos e salgados e doces para o piquenique. Gratidão do Leme te convida " Fiquei tão feliz com ideia que trouxe minha mãe para participar do evento. Ela quase não sai de c asa, queixando-se de dores na coluna e aqui até esqueceu tudo, praticando comigo o  desapego e a celebrando a abundância e as conquistas que nos são dadas por Deus".
Helio domingues, que levou uma pilha de livros e acabou levando em troca um simples chapéu, diz que estava feliz com a experiência:



"Compartilhar nos faz viver experiências e histórias, é esta confraternização é uma forma prazerosa de despertar sonhos. Tem tanta gente que tem a casa com os armários cheios de coisas que não mais lhe servem e que com esta feira, podem praticar o desapego, agradando ao próximo. Certamente virei nas outras edições do encontro.
Lua Ferreira lembrou que o encontro fechou o mês de março com chave de ouro: 
"Afinal, o mês Março é mês de guerra e de vitórias, e por isso é cheio de datas especiais e de conquistas abundantes nos processos de conscientização humana social e ambiental, das artes e da cultura,, como dia da Mulher, o dia do Equinócio, o início do outono, além se se comemorar ainda o dia da Floresta, Universal do Teatro, o Dia da Eliminação da Discriminação Racial, Da Infância e da Poesia, o dia Mundial da Água e o dia do do Circo e do Teatro, então, vamos celebrar estas importantes datas nesta Feira da Gratidão. A partir desta primeira experiência, a cada mês, vamos sempre nos reunir na Praça do Leme porque somos abundantes !
A cantora Vitória Virtus fez um apelo para os que quiserem participar dos próximos  eventos do gênero:


"Traga o que tá arquivado nos seus armários, esquecido, parado, empoeirado, duplicado, ocupando espaço, e se desapegue, o que está te sobrando e não precisa mais, pode ser muito útil para alguém. Ou mesmo algo que você gosta e queira passar pra frente, repartir, compartilhar e doar.Você escreve? Compartilhe seus pensamentos! Você tem idéias ! Compartilhe as suas idéias ! Você dança, desenha, canta, toca, compõe? Compartilhe sua arte!Você fotografa? Compartilhe suas fotos! Você cozinha? Compartilhe os seus Quitutes! E deixe o conhecimento fluir, circular e frutificar.


O PIQUENIQUE...

O final do evento foi marcado com uma confraternização geral num piquenique, onde não faltaram as tradicionais fotos reunidos os amigos. Senhoras e crianças repartiram refrigerantes, sucos naturais,salgados, trocando pedaços de bolo, frutas, pães, pastinhas, e outros alimentos levados para a feira. O Piquenique Comunitário da Gratidão acabou em completa ordem, com todos no final limpando a área e juntando copos usados e pedaços de papel, numa confraternização especial e saborosa.