Pesquisar

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

TEMPLO DA BOA VONTADE: A PIRÂMIDE DA PAZ, UM RECORDE DE VISITAS EM BRASÍLIA


 
De Luiz Carlos Lourenço
Foto de divulgação
 
 
TEMPLO DA BOA VONTADE: A PIRÂMIDE DA PAZ
De diversos pontos de Brasília/DF, avista-se o Templo da Boa Vontade (TBV). Localizado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, lotes 75 e 76, o monumento foi inaugurado em 21 de outubro de 1989, por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). O lugar logo se tornou referência de peregrinação ecumênica, confraternizando seres de todos os segmentos religiosos, ideológicos, étnicos, sociais e políticos. Anualmente, o Templo das Almas Benditas, ou a Pirâmide dos Espíritos Luminosos, como também é conhecido, recebe mais de um milhão de pessoas do país e de diversas partes do mundo, que vão ao local em busca de tranquilidade e meditação. Não é à toa que é o monumento mais visitado de Brasília, conforme dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur).
Tudo no projeto do TBV tem sua razão de ser. Cada aspecto da obra foi estudado de forma minuciosa, transformando-a em um ponto de encontro da Espiritualidade Superior, da Cultura, da Arte, da Ecologia e da Medicina Científica e Espiritual — as quais estão harmonicamente dispostas para inspirar os mais nobres sentimentos. As medidas e proporções do Templo são ligadas ao número da perfeição, 7, e ao número 1. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No seu pináculo encontra-se o maior cristal puro do mundo. Cada ambiente é um convite ao encontro com Deus.
 
Nave do TBV
Seu piso foi construído em granito e desenhado em espiral, de forma que o visitante, assim que entra na Nave, percorra o caminho de cor escura, que gira em sentido anti-horário, representando a jornada difícil do homem na busca de um ponto de equilíbrio. No centro da pirâmide, exatamente sob o cristal, uma placa redonda de bronze simboliza a descoberta da luz e o início de uma nova jornada. O caminho de cor clara, em sentido horário, que termina no Trono de Deus, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais adquiridos pelo esforço do Ser Humano.
 
Sala Egípcia
Com decoração nos moldes do Egito antigo, a sala tem ambiência destinada ao restabelecimento das forças vitais do Ser, no encontro espiritual com o Pai Eterno. Trata-se de um portal interdimensões. Quem nele ingressa se sente imerso em um astral mais leve e elevado.
 
Galeria de Arte
É um dos maiores centros culturais da cidade. Seu acervo conta com obras de renomados autores, além de mostras itinerantes. O recinto, que possui 570 m2, dispõe ainda de um ateliê, aberto a artistas de todas as nacionalidades.
 
Fonte Sagrada
É um lugar muito prestigiado por causa do poder de cura de sua água. Esse líquido precioso percorre diversos filtros, passando sob a Nave do TBV, até jorrar na fonte. Em 1996, Paiva Netto inaugurou no local uma escultura francesa do século 18, feita de bronze, que representa Jesus, o Divino Estadista, abençoando todos os que ali circulam. É também do líder da LBV este pensamento, que se encontra grafado no ambiente: “Água é Vida, sem ela torna-se impossível qualquer tipo de existência. Poluí-la é crime de lesa-humanidade”.
 
Memorial Alziro Zarur
Trata-se de espaço dedicado à memória do fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), numa homenagem a ele, que, pela primeira vez, sonhou com um templo totalmente ecumênico.
 
O Templo da Boa Vontade — eleito em julho de 2008, conforme votação popular promovida pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Ibocc), uma das Sete Maravilhas de Brasília . O ponto alto das comemorações ocorre em outubro quando quando peregrinos do Brasil e de vários países vão à capital brasileira para receber as boas energias desse monumento, que cumpre no mundo a histórica função de acolher solidariamente todos os Seres Humanos.
 
Outras informações sobre o Templo da Boa Vontade podem ser obtidas pelo telefone (61) 3245-1070 ou no site www.tbv.com.br.