Pesquisar

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

RIO  MARAVILHA, COM AS DIVINAS
DIVAS EM TEMPORADA DE VERÃO...


Divina Valeria, Rogéria e Jane Di Castro cantam New York, New York...




De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques


Foi aberta ontem à noite a temporada de verão do Teatro Rival, levando o público ao delírio com a primeira apresentação das Divinas Divas de 2014, espetáculo que está completando  10 anos  e que será encenado todas as quartas-feiras, na Cinelândia, sempre a partir das 19h30m.
A festa de abertura das Divinas Divas contou com estrelas de todas as áreas, como as atrizes Lady Francisco, Berta Loran, Ísis de Oliveira e as cantoras Gotscha, Lucienne Franco, e Elllen de Lima, além das presenças da hayr stille das estrelas, Rudy Pinho, a jornalista e apresentadora Eloá Dias, e os cantores Márcio Gomes e Faria Rolando, que cantará no mesmo teatro Rival, dia 20, tendo como convidado o cantor Ivan Lins.

A abertura do espetáculo

A celebração de estréia por música de qualidade e bom humor, tendo momentos caricatos  pautado pelas atrizes e comediantes Camile e Fuiika de Haliday. Na apresentação das cantoras e dublagens, os destaques do espetáculo ficaram por conta de Rogéria, que faz o número de abertura, apresentando todas as divas num desfile, canta magistralmente “Touts les femmes” e faz um número de platéia no estilo da vedete Mara Rubia, quando introduz Brigite de Búzios.     Em sua entrada triunfal, Jane di Castro canta em português e francês( Rien de rien) e conta passagens de sua vida, lembrando sua história de amor com o marido. Já Valéria mostra seu lado internacional  de star lembrando quando se apresentou nas Espanha ainda vestido de homem e cantando My Way em espanhol. Eloina, lembra num quadro sua passagem como primeiro destaque de rainha da bateria da Beija Flor e dubla  Lenda das Sereias, de Marisa Monte, acompanhada de dois marinheiros, dois capoeiristas marítimos e um fortão fantasiado de Netuno tocando atabaque.


Jane Di Castro
Um dos momentos mais destacados do espetáculo, foi a apresentação da musica New York, New York, a três vozes, interpretada por Valeria, Rogéria e Jane Di Castro.
Leandra Leal, que está concluindo um longo documentário sobre as Divinas Divas, lembra que Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Marquesa, Brigitte de Búzios e Fujika de Halliday são as primeiras artistas travestis do Brasil.
_ Este espetáculo é um pout-pourri de números musicais com os quais elas alcançaram sucesso e  o show vem sendo apresentado periodicamente desde 2004 no Teatro Rival, um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher ainda no tempo da ditadura militar., salienta Leandra.
Em função da comemoração dos dez anos do show em cartaz, uma edição inédita foi, montada com uma produção à altura do glamour dos anos áureos dos shows de travestis – nas décadas de 1960 e 70, quando as Divinas Divas testemunharam o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros, cenário de contestação e provocação aos costumes tradicionais. Através das músicas, o show traz para a cena o talento, as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.


Gustavo Gasparini foi o diretor escolhido para  conduzir o espetáculo junto com a atriz e diretora Leandra Leal – que conhece e convive com as Divas desde criança no Rival, teatro que pertence à sua família. As apresentações tem orquestra ao vivo em direção musical do premiado produtor Plínio Profeta.. No show do Rival, músicos da nova cena vão executar alguns clássicos pops junto com músicas marcantes das trajetórias das Divas em outros espetáculos e uma trilha sonora original composta especialmente para a ocasião.
Jane Di Castro, Rogéria e Valéria são as cantoras do grupo, enquanto Marquesa, Camille, Fujika, Eloína e Brigitte dublam em performances cômicas. Os cenários foram criados pelo experiente diretor de arte Claudio Amaral Peixoto e  os figurinos ficaram aos cuidados de Gabriela Campos, com coreografias assinadas por Renato Vieira.  
A espetáculo vem sendo filmado como parte de um documentário de longa-metragem para salas de cinema sobre a trajetória das Divinas Divas, que são verdadeiros ícones de toda uma geração de artistas, conquistaram um lugar na sociedade através de seus talentos e de uma entrega radical à arte.
  
Fujica de Halliday

Leandra Leal e suas pupilas 

Rudy, Lady Francisco, Ellen de Lima e Luciene Franco

Luciene, Ellen e Lourenço

Eloá Dias com o amigo Carlão

Os cantores Gotsha e Márcio Gomes

A cantora e o jornalista

Alexandro Rico e a Divina Valeria

A atriz e comediante, Berta Loran

Divina Valeria e Lourenço

Kamille K recebe o carinho do fã...

Silvinho querido e o fotógrafo Daniel Marques

Lourenço e o cantor Faria Rolando

Lourenço e Rogéria, amigos há 40 anos

Divina Valeria com os amigos Silvinho e Alexandro Rico

Lourenço e Ísis de Oliveira

Claudia e Jane

Um beijo de carinho e amizade

A elegância da Eloína