O trabalho desenvolvido visa a preparação dos adolescentes e jovens para o ambiente corporativo. Foto: Bruna de Jesus |
Rio de Janeiro/RJ — De acordo com uma pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro trimestre de 2019, o Brasil contabiliza mais de 13 milhões de cidadãos sem emprego formal. Nessa perspectiva, os jovens entre 18 e 24 anos são os mais afetados, uma vez que, juntos, somam mais de 4 milhões do total de desempregados.
Pensando nisso e no desenvolvimento profissional dos adolescentes, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove o serviço de convivência Aprendiz da Boa Vontade, cujo o foco é a preparação para a ingressão ao mercado de trabalho, desenvolvendo e aprimorando talentos, habilidades e competências.
Diante disso, a Instituição realizou a Capacitação Anual com os aprendizes, com o objetivo de prepara-los ainda mais para o mercado de trabalho, mostrando os meios para uma carreira de sucesso com a consciência de que a trajetória profissional será desenvolvida através do trabalho bem feito, com comprometimento e dedicação.
“Três vezes ao ano nós realizamos uma interação entre os jovens, é extremamente positivo para eles estarem em contato com cursos diferentes e idades diferentes. Essa [iniciativa] tem o objetivo de trabalhar os direitos e deveres do mundo do trabalho, e a responsabilidade. Essa capacitação é essencial para que eles conheçam o formato do ambiente coorporativo e isso contribui e muito para a formação deles, não só no curso que estão fazendo, mas também para auxilia-los a conseguirem informações para terem um olhar diferenciado e para aumentar a perspectiva de vida no mundo profissional”, retrata a Coordenadora de Aprendizagem do programa Aprendiz da Boa Vontade, Leila Aguiar.
Bruna de Jesus
A LBV, por meio desse trabalho, auxilia os jovens a obterem informações e compreenderem as exigências do mercado de trabalho.
Na ocasião, o Gestor Regional, Eliel Brum, abordou com os participantes sobre a exposição nas mídias sociais, os cuidados ao utilizar a ferramenta no celular e a responsabilidade em registrar os momentos cotidianos, sem oferecer riscos.
Ainda, de forma lúdica, para que o conteúdo fosse assimilado com maior facilidade, os aprendizes tiveram conhecimento sobre diversos assuntos que contemplam o mundo corporativo.
Bruna de Jesus
Ao longo do evento, adolescentes e jovens participaram de atividades em prol do trabalho em equipe e da coerência na interpretação de situações comportamentais.
O jovem aprendiz Danilo Gabriel Liarena, de 18 anos, comentou positivamente sobre o evento de capacitação: “Eu estou achando magnifico. É uma experiência maravilhosa que a LBV está dando para [evoluirmos] em nossa carreira. Eles nos ensinaram a olhar de uma outra forma para o mercado de trabalho.”
Jovens participantes do Programa Aprendiz da Boa Vontade.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, fica na Av. Dom Hélder Câmara, 3.214 — Del Castilho — Telefone para mais informações: (21) 2241-2020.