Pesquisar

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Uma agradável celebração musical no Ipanema 159 festeja com casa lotada o niver de Eulália Figueiredo

Fotos: Kicko Ribeiro

Uma das mais respeitadas e requisitadas assessoras de imprensa do Rio de Janeiro, a jornalista EULALIA FIGUEIREDO, que, entre muitos notáveis, cuida da divulgação e das imagens públicas de artistas consagrados como ALCIONE, FAFÁ DE BELÉM e MAURO MARCONDES, marcou um duplo gol de placa na noite de ontem: reuniu amigos queridos para realizar o lançamento da mais nova criação das compositora TELMA TAVARES e SOLANGE BOECKE, “BANDA e PANDEIRO” e aproveitou a oportunidade para reunir dezenas de amigos de todas as áreas para festejar o seu aniversário, no simpático e acolhedor bar e restaurante IPANEMA 159, na rua Joana Angelica, no coração do bairro mais charmoso da zona sul carioca.

Na descontraída confraternização musical, TELMA TAVARES apresentou um pocket show com composições de sua autoria, apresentando ainda diversos amigos que deram especiais canjas musicais. A festa, com a casa inteiramente lotada, teve início ao entardecer de ontem e só terminou na madrugada de hoje, deixando saudades.

Amigos de longa data prepararam algumas surpresas para Eulália, como a gravação de um programa especial de rádio veiculado na hora, decoração tendo como pano de fundo o time de seu coração, o Botafogo e ainda cantando o Parabéns a Você junto ao bolo temático decorado com os principais artistas assessorados pela jornalista.

Entre as dezenas de amigos que lá estavam, destacavam-se os fotógrafos Cristina Granato, Mariza Lima, Marcelo Castello Branco, Eduardo Moraes e Kicko Ribeiro, as cantoras Tetê Cavalckanti, Fhernanda Fernandes (acompanhada da filha Giulia), as cantoras Lea Maria e Andrea França, o ator Deo Garcez, o sommelier e músico Fábio Xavier e sua mulher, Solange Ferreira, Maurão de Macedo, Ricardo Gitahy, Stela Faria, o presidente da Associação Brasileira dos Antiquários, Marco Aurélio de Freitas, Vera Calil, Regina Fritsch, Sevy Lima, José Antonio Paz Monteiro, Marcelo Souza, a advogada Célia Villas Boas, Tereza Cristina, as atrizes Nica Bonfim e Yara Brazão, a cantora Isabel Tomás, Marcia Gomes Soares e Maria Regina Ghiarone entre outros notáveis. 



INICIO
Eulália Figueiredo vem exercendo sua atividade em assessoria de imprensa com artistas consagrados há muitos anos, tendo iniciado sua carreira como assistente de uma assessora famosa, a saudosa Ivone Kassu, assessora do cantor e compositor Roberto Carlos. Na verdade, naquela época, Eulália era  professora do filho da Ivone e dava aulas de educação física no prédio dela. Ela foi apresentada à Kassu por uma grande amiga em comum chamada Vera de Almeida. Vera foi quem lhe ensinou, inclusive, a redigir textos para a mídia e preparar os chamados press releases. Como sabe, a linguagem jornalística é diferente e não tinha a menor idéia disso. Verinha também tinha sido assessora de muita gente boa como Maria Bethânia e Gonzaguinha  Foi quando Eulália iniciou uma relação profissional que durou anos, uns 4 ou 5 se não me engano. Com a Kassu conheci o melhor da MPB e cheguei a ter a felicidade de conviver com os maiores nomes desse país. Milton, Fafá de Belém, Bethânia, Gal, Simone, Gonzaguinha…e Elis! Também Roberto Carlos, o Renato Aragão (com quem ela trabalhou na Indie Records tempos depois) e um outro grande ídolo da MPB, Nana Caymmi.

Por intermédio de grandes amigas – a compositora Solange Boeke e a cantora Joanna conheceu a Lucinha Araújo, que acabou a recomendando para trabalhar numa gravadora chamada Tapecar, do Manolo Camero (com quem trabalhou depois na RCA/BMG). Foi parar lá e acabei ficando amiga da Marina Ghiaroni (que depois a chamou para a RCA e com qual voltou a trabalhar em 2006, pois a Marina é empresária da Fafá de Belém (da qual voltou a ser assessora particular de imprensa).

Da Tapecar se transferiu para a RGE, quando a Som Livre incorporou a extinta gravadora (que foi dirigida por Durval Ferreira). Trabalhou lá numa época fervilhante de boas novidades. Suas amigas Sandra de Sá, Fhernanda e Fafy Siqueira (que virou atriz posteriormente) fizeram discos maravilhosos por lá. O primeiro disco da Marília Gabriela, o antológico feito pela Lucinha Araújo são dessa ocasião.

E o melhor e mais cômico: Eulália foi  chefa do Cazuza! Era seu assistente!!! Ela brincava com ele, dizia que Cazuza não queria nada com o trabalho, etc e tal…e ele, por mais incrível que pareça, trabalhava mesmo…fazia releases, acompanhava artistas nas entrevistas…E Eulslis descobriu nele um amigo lindo e extremamente carinhoso…

Da RGE, pela qual passou em duas épocas diferentes, foi para a antiga RCA (depois BMG) pelas mãos de Marina Ghiaroni. Foram cerca de 9 a 10 anos maravilhosos! A BMG foi uma escola e uma esplêndida casa.Resolveu encarar, de novo, a carreira solo e desta essa vez, felizmente, já saiu da gravadora com belas propostas de trabalho. Alcione (com quem tenho a honra de trabalhar há quase 30  anos) foi a primeira a lhe convidar para assessorá-la particularmente. Depois vieram a Fafá, a Joanna e a Selma Reis  e o Nelson Gonçalves! Portanto, como vê, comecei com o pé direito!

Nesse tempo – em meados dos noventa – Eulalia também teve a felicidade de ser convidada para trabalhos incríveis e de conhecer pessoas que jamais imaginaria. Divulguei espetáculos teatrais e de dança, shows, seminários, o escambau. Trabalhei, inclusive, com algumas Cias. magistrais como a “Orquestra Brasileira de Sapateado” e a “Vacilou, Dançou”. Também fui contratada para assessorar um espetáculo belíssimo da Cia. Ballet da Coreia… Mas o que mais lhe causou mais frissonoi fazer o trabalho de divulgação e promoção do show do bailarino Mikail Baryshnikov, no Teatro Municipal do RJ. Foi indicada por alguns amigos paulistas (principalmente, a Miriam Martinez) para a empresa que trouxe o bailarino naquela turnê.de forma absolutamente natural. Felizmente, só conheci uma Elis compatível com a imagem que tinha dela.

Depois de anos fazendo assessorias particulares e apesar de ter quase jurado que não voltaria para gravadora nenhuma, foi “conquistada” pela Indie Records. Esta companhia, além de grandes amigos como o Liber Gadelha, a Stela Nascimento, Alexandre Martins e Renato Costa, fez para Eulalia uma proposta tentadora… em diversos sentidos. Apostou quase sem pensar e foi muito feliz por lá. Foram 9 anos de muito trabalho, suor… mas, principalmente, de muitas alegrias e sucesso. Realizou  alguns pequenos “milagres” na cia e lançou gente maravilhosa, como a Luiza Possi, o Vinny. Relançou artistas que andamos meio escondidos da mídia, e conseguiufazer que muitos deles – considerados maus vendedores – explodissem nas lojas. Alcione voltou ao topo da mídia, Jorge Aragão virou fenômeno de vendas, Luiz Melodia conquistou seu primeiro disco de ouro e fez aindaprojetos lindos como Fagner e Zeca Baleiro, com Erasmo Carlos…e o CD da Gal dessa ocasião. Foi quando conheceu e começou a trabalhar com A Telma Tavares, cuma grande compositora e cantora. Além disso, Telma tem se dedicado aos programas de rádio com extremo empenho e está conseguindo um belo sucesso com isso. Telma, na sua opinião,  é uma daquelas artistas que fazem a gente acreditar que vale a pena lutar pela boa música, pela cultura…