
O projeto será dividido em duas etapas. No sábado, no Pontal do Peró e na Praia das Dunas, no lado esquerdo do Peró. No domingo, na área urbana e ao longo da praia e da restinga até a Praia das Conchas, incluindo o trecho de 500 metros certificado com a Bandeira Azul. Nos dos dias, as atividades começam às 7h30m e os organizadores aconselham os participantes a levarem água, protetor solar e usar boné. As ações também terão a participação do projeto Praia Limpa, do Ministério Público Federal (MPF).
-- O combate ao lixo nas praias envolve uma série de medidas. Estamos cobrando do poder público a coleta e colocação das lixeiras. Dos quiosqueiros e ambulantes, a limpeza da área que ocupam e dos produtos que vendem. Por fim, entram as iniciativas de limpeza, envolvendo também voluntários, que trabalham algo que é crucial: a conscientização dos frequentadores. Vamos todos participar dessa limpeza nessa praia tão preciosa que é a do Peró – disse o procurador da República Leandro Mitidieri, do MPM de São Pedro da Aldeia, que está à frente das medidas que visam ao ordenamento das praias da Região dos Lagos.

No domingo, a programação começa com café da manhã servido em frente à torre do Grupamento Marítimo de Salvamento (GMAR) às 7h30m. Logo a seguir começa a limpeza da praia e da restinga, com o reforço de mergulhadores e dos atletas de canoas havaianas, que farão a limpeza na área junto ao Morro do Vigia. Às 9h, começa a caminhada pela trilha Anzol-Damiana (leve). Para se inscrever, basta levar dois pacotes de biscoitos (maisena e cream cracker), que serão doados a instituições de caridade.

-- Além de exercer a cidadania numa atividade super saudável, as pessoas terão oportunidade de, em dois dias, conhecer a exuberante beleza natural da Praia do Peró, das Conchas ao Pontal – comentou Machado Silva, do movimento Amigos do Peró.