
Totalmente voltado para o público infantil, o bloco tem à frente a professora de educação musical e cantora Barbara Lau, que se apresenta com a banda formada por Clarice Maciel (surdo), Thaís Bezerra (percussão), Lélia Campos (teclado), Gustavo Spindola (sax), Marcos Silva (trompete) e Shanso Araújo (trombone). Todos são educadores, muitos com pós-graduação que, durante os dias de Momo, levam seu conhecimento musical para o Bloco da Pracinha e outros blocos carnavalescos.
O repertório é montado cuidadosamente por Barbara Lau, com o intuito de interagir musicalmente com a criancada. . “A gente sabe o que elas gostam de ouvir e essa troca é gratificante. Participar do Bloco da Pracinha é uma experiência única, muito bom vê-las curtindo um carnaval feito para elas”, afirma a cantora que se apresenta há seis anos na agremiação. Para essa edição do bloco, músicas antigas ganharão novos arranjos, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras.
Depois do Bloco da Pracinha, Barbara volta as atenções para o Multibloco, que acontece dia 2 de março, sábado de carnaval, a partir das 8h, no Centro.
- O ideal seria um carnaval sem consumo, mas ainda não consegui. Mas a espuma é proibida e peço a ajuda dos pais para não comprarem. A Secretaria de Saúde todo ano alerta para os riscos da espuma, que contém elementos químicos que podem causar reações alérgicas e urticárias, além de ser inflamável. Não faz bem para as crianças e nem para o meio ambiente.
O BLOCO DA PRACINHA é organizado pelo Amigas da Pracinha, (https://www.facebook.com/amigasPracinha/), um espaço de divulgação de atividades culturais infantis. Desde 2006 o Bloco investe nessa programação bacana para a criançada no carnaval. Ao longo dos anos já passaram pela “concentração” o Meleka de Jacaré, o Circo Macaco Prego, a percussão das Meninas do Nós, sob o comando dos mestres Negueba e Welligton Alves e até o DJ da Lua já marcou presença, em 2017, com um setlist infantil.

BLOCO DA PRACINHA
DIA 23 de fevereiro – DAS 10H ÀS 14H
PRAÇA PIO XI – JARDIM BOTÂNICO
ENTRADA FRANCA
Acesso pelo Posto de gasolina em frente ao Hospital da Lagoa, entre as ruas Oliveira Castro e Conde Afonso Celso.
Um pedido dos organizadores: nada de espuma!
Carnaval é para brincar com confete e serpentina.