A Praça da Alfândega sempre recebe um grande público durante a realização do evento literário. Esta foto é do primeiro final de semana da 63ª Feira do Livro, ocorrida em 2017 / Foto: Liliane Cardoso |
O evento oferecerá ainda uma vasta programação cultural com mais de 800 atividades gratuitas entre oficinas, mesas de debate, palestras e espetáculos teatrais.
Por: Nadiele Bortolin
Com abertura marcada para o dia 1º de novembro, a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre vai ocupar novamente a Praça da Alfândega, centro histórico da capital gaúcha. O maior evento literário a céu aberto da América Latina terá, nesta edição, 9 mil m² de área total e 6 mil m² de área coberta, contando com 104 bancas de livros. Estão previstas mais de 650 sessões de autógrafos e a presença de mais de dois mil autores, além de uma vasta programação cultural com mais de 800 atividades gratuitas, entre oficinas, mesas de debate, palestras e espetáculos teatrais.
Neste ano, o país convidado de honra será a República Tcheca, que terá um estande próprio na Área Internacional, além de uma diversificada programação nos primeiros quatro dias do evento.
A Editora Elevação também estará presente na Feira do Livro, oferecendo aos leitores gaúchos as mais recentes obras lançadas pelo escritor e jornalista José de Paiva Netto: “Os mortos não morrem”, lançada durante as comemorações de 29 anos do Templo da Boa Vontade, “Tesouros da Alma” e “A missão dos Setenta e o ‘lobo invisível’”.
Em recente encontro fraterno com representantes da LBV, o renomado escritor e professor Paulo Flávio Ledur*, ex-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro e um dos organizadores da Feira, recebeu os cumprimentos, em nome de Paiva Netto, diretor-presidente da Entidade, pela passagem de seu aniversário. Na ocasião, afirmou: “Quero transmitir um abraço muito afetuoso para ele. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e isso me enriqueceu e me fez respeitá-lo como um grande líder social e um grande líder espiritual da nação brasileira, precisaríamos de muitos iguais a ele".
Sobre a Feira
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 com o apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, e por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, o evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela credibilidade do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil, a feira reúne centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais.
Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.
A 64ª edição ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018.
O renomado escritor e professor Paulo Flávio Ledur./ Foto: Alex Dias |
Paulo Flávio Ledur é Licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Ministrou aulas de Literatura Portuguesa e Língua Portuguesa na FAPA e de Editoração na Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUCRS e no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Escola Superior do Ministério Público, na Escola de Gestão Pública, da Famurs, na Justiça Federal, no Tribunal Regional Federal da 4.° Região e no Instituto de Estudos Municipais, além de ministrar cursos e seminários destinados a profissionais liberais, executivos, servidores públicos, entidades de classe e organizações de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. É autor de diversos outros livros, destacando-se: Português prático (11.° ed.), Guia prático da nova ortografia (8.° ed.), Redação oficial dos municípios e Os pecados da língua (4 volumes, diversas edições). Além do magistério, Ledur tem destacada atuação como editor, seja à frente da Editora AGE, seja dirigindo o Instituto Estadual do Livro (RS), no biênio 1993-1994, ou presidindo, em 2002, o Conselho Estadual de Cultura do RS, e de 1998-2001, a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Feira do Livro de Porto Alegre. Essa atuação lhe valeu diversos prêmios, destacando-se a Medalha Caio Prado Jr. de Editoração Cultural, concedida pela União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro, em 1994; o troféu Personalidade do Livro 1994, da Câmara Rio-Grandense do Livro, e, duas medalhas Simões Lopes Neto: do Governo do rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Escritores, ambas em 2002.