Pesquisar

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Oficina de Judô da LBV de Vitória-ES é inaugurada oficialmente

Por: Leonardo Fabri

Nessa segunda-feira a Legião da Boa Vontade de Vitória, Espírito Santo, inaugurou oficialmente a sua oficina de Judô, cujo o tatame, viabilizado pela parceria com a Super Rádio Brasil e a Prime Esporte, fica localizado numa sala dentro do Centro Comunitário de Assistência Social da instituição.

A oficina capixaba, que pretende atender 200 crianças, funcionará nos mesmos moldes que a da LBV do Rio de Janeiro, cujo a equipe de Judô é respeitadíssima nas competições estaduais e até mesmo nacionais, com atletas oriundos da escola da própria instituição.

Como tradição em todas as inaugurações de sala do projeto “Esporte É vida! Não Violência!”, a da LBV de Vitória também tem um padrinho para servir de referência para seus alunos. Trata-se do pequeno Davi Camponez. Aos 9 anos de idade, ele possui títulos da maior competição de Jiu-Jitsu do país, a CBJJ, além de um mundial da CBJJE.

Davi Camponez serve de exemplo porque, quando mais novo, sofria com o sobrepeso. “Quando ele tinha 4 anos de idade mais ou menos a gente começou a se preocupar com o peso dele. Foi aí que o médico nos orientou a incentivá-lo a praticar esportes. Depois de percorrer por futebol, natação e outros esportes, ele se apaixonou pelo Jiu-jitsu. Hoje podemos dizer que a prática da arte marcial, e do esporte em geral, não moda apenas o corpo, como também a mente e o caráter”, narrou o pai de Davi, Fabiano da Silva.

O pequeno campeão mundial Davi Camponezfoi escolhido para ser o padrinho da oficina – Foto: Divulgação/ LBV Vitória-ES
Apesar da pouca idade, o pequeno campeão sabe muito bem dos benefícios proporcionados pelas artes marciais. “Disciplina, foco e respeito. Vocês podem ir muito longe se souberem aproveitar as aulas de Judô”, disse Davi aos coleguinhas que estão começando a trajetória no tatame.

Outro exemplo capixaba apresentado durante a inauguração foi o faixa-preta de Jiu-Jítsu Eudes Santos da Silva, que também deu um testemunho sobre a transformação que as artes marciais podem fazer. “Eu era uma pessoa de classe média baixa, não tinha condição financeira para comprar quimono, mas não desisti. Comecei treinando com minha roupa no corpo, depois, pelo meu esforço, meu professor me doou um quimono, e graças a Deus hoje sou uma pessoa que tenho meus valores além do tatame, soube separar os tipos de amizades e conquistei títulos. Hoje tenho uma qualidade de vida melhor, tenho me casa, dou aulas e tento passar tudo o que aprendi para os jovens. Inclusive, me identifico muito com os valores da LBV por isso”.

Professor responsável por liderar as aulas da oficina, o faixa-preta de Judô e educador Alexandre Marques explicou a importância da ação. “Material novo sempre dá um gás para os alunos. Tenho certeza que eles estão felizes e vão treinar ainda mais, com ainda mais gosto, e isso intensifica o objetivo do projeto, facilita os ensinamentos das artes marciais: o respeito, o companheirismo, a socialização, que são os valores pregados pela LBV. Se não fosse a LBV e a Prime Esportes, com certeza ficaria mais longo esse caminho”.

A ação é parte da tradicional campanha “Esporte é Vida!; Não Violência!’, criada na década de 70 pelo presidente da LBV, o jornalista José de Paiva Netto. Também quer ser um apoiador? Doe qualquer quantia através do site https://www.lbv.org/doar/. Para mais informações, ligue (27) 3232-3250/3232-3254.