Pesquisar

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Nova Gafieira será reaberta no final de outubro com bela festa

De Luiz Carlos Lourenço 

Fotos de Daniel Marques e álbum pessoal da casa

O Rio terá suas raízes de boa música e carioquice retomadas com a inauguração de uma nova gafieira na Praça Tiradentes, a partir da última semana de outubro, quando a cantora MARIA BETHÂNIA receberá uma homenagem especial numa noite em que a grande vedete do Moulin Rouge, WATUSI, será coroada como a nova rainha daquele tradicional espaço.

A casa, inaugurada em 1928, funcionava como um espaço para dança de salão desde 1942, e foi fechada ano passado devido a dívidas de aluguel, mas ela  renasce das cinzas, com o apoio de um dos maiores nomes da indústria cervejeira. O espaço está recebendo uma caprichada reforma e recebe um novo nome: Nova Gafieira.

O lugar que já foi palco para nomes como Alcione, Ailton Graça e Eliana Pittman em cenas das novelas de Glória Perez é sempre lembrado com carinho por quem já passou por ali.

"É o espaço mais tradicional da música e da dança carioca. É um pedaço da cultura musical do Rio. Já gravei muitas novelas ali, e isso deu visibilidade, vários turistas vêm conhecer a gafieira mais prestigiada que nós temos", relembra Carlinhos de Jesus, as memórias vividas, que aguarda ansioso pela retomada da casa.

O ambiente tradicional de bailes e dança de salão no Rio, que é considerado patrimônio da cidade voltará a ter uma vida agitada com uma nova programação ainda mais eclética, e, todas as quintas-feiras, a partir do funcionamento, prestará homenagens a renomadas personalidades brasileiras, no Projeto VAMOS APLAUDIR.  Ainda mantendo as origens, a essência será preservada, contudo, expandindo, cada vez mais, seu público-alvo.

A pretensão é que seja inaugurada sob nova administração nos últimos dias de outubro, ainda sem data definida, dependendo da agenda da cantora Maria Bethânia. Nos próximos dias o alvará do Corpo de Bombeiros para a abertura do espaço estará sendo liberado e a grade de atrações está sendo montada, em sigilo, para a surpresa do público.

A expectativa é grande, já que a antiga Estudantina abriga cultura e entretenimento. Além disso, com o fechamento em 2017, somente uma gafieira no Rio de Janeiro, a Elite, ainda conseguiu resistir. O ambiente vai contar com eventos de dança, shows e lazer para público jovem e também para o público de mais idade e apreciador de dança de salão.

MEMORIA CARIOCA
Situada na Praça Tiradentes, região revitalizada do Centro Histórico, a tradicional casa de dança, que recebeu da prefeitura o título de Patrimônio Cultural Carioca, destaca-se por seus anos de história e resistência cultural.

A Gafieira foi fundada em 1928, no bairro do Flamengo, por Manoel Gomes Matário e Pedro, um estudante de Direito, daí o nome escolhido. Anos mais tarde, foi transferida para o Catete, onde ficou até a década de 1940. Em 1942, a Estudantina se instalou na Praça Tiradentes que era, na época, o grande reduto do teatro de revista, por onde desfilavam vedetes, bailarinos, atrizes, coreógrafos, enfim, todos os envolvidos nesse tipo de espetáculo, então chamado de “teatro rebolado”.

Nos idos da década de 1970, a Gafieira Estudantina foi recriada por Isidro Page Fernandez, seu atual proprietário. Naquela época, surgiu no cenário cultural a professora de dança Maria Antonietta Guaycurús de Souza que, a partir da reinauguração da Estudantina, em 1978, passou a dar aulas e a atrair amantes da dança de salão, tornando-se uma espécie de promotora de eventos da Gafieira, que posteriormente a eternizou batizando o salão principal com o seu nome.

Atualmente repaginada e intitulada NOVA GAFIEIRA, a casa oferecerá uma programação com música ao vivo autenticamente brasileira, que irá atrair um eclético público para as atrações diárias que incluirão, desde os tradicionais bailes de gafieira, aos sábados, aos bailes de forró que levam cerca de 400 jovens para dançar, às terças-feiras. Às quartas, uma roda de samba de raiz tomará conta da casa. A turma da terceira idade também aproveitará o baile especial nas matinêsdas quintas, a partir das 16h. Nas outras noites, um show apresentará o melhor da cultura musical brasileira. Para revigorar as forças, não faltarão os drinques e petiscos da culinária brasileira. Aulas de dança também voltarão a ser ministradas no local e mais informações podem ser obtidas pelo e mail paulinhodiretor@gmail.com .

Com o devido bom senso, o famoso Estatuto da Gafieira continuará a ser mantido nos bailes de sábado, em memória daqueles que construíram a história da casa, que mantém a dança e a música bem vivas na noite carioca.

CONTATOS:
NOVA GAFIEIRA 
Diretor Artístico- Presidente 
Paulo Roberto, o Paulinho da Nova Gafieira
Telefones :  3852-  1846  / 98287  6933 
Endereço: Praça Tiradentes, 79 
Centro- RJ Cep 20060-020