De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Cristina Granato
A noite de ontem foi agitada no Leblon, na Livraria da Travessa, reunindo um reforçado time de notáveis das áreas de política, literatura e do mundo das artes em geral, bem como alunos e ex-alunos. Era o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, PEDRO MALAN, lançando o livro “ Uma certa ideia do Brasil: Entre passado e futuro”.
Trata-se do primeiro livro do economista e engenheiro que reuniu 500 páginas de artigos publicados no jornal “O Estado de S. Paulo”, analisando a vida econômica e política do País, que começou a ser escrito quando ele, um dos criadores do Plano Geral, deixou o cargo, em 2003.
“Tivemos momentos importantes que nos ensinam lições para o momento atual. Quis colocar esses últimos 15 anos em perspectiva, para que possamos olhar para os próximos 15 anos”. O clima era bem festivo com os amigos foi recheado com muitas flutes de champanhe e um sofisticado coquetel. Sua filha, Cecília Malan, correspondente global em Londres, veio especialmente para o lançamento, acompanhada do marido, o francês Pierre Antoine. Cecília, muito simpática e sorridente, ajudava a mãe Catarina Malan e os irmãos a receberem os convidados, entre políticos, artistas e fãs.
Autografando por mais de cinco horas, PEDRO MALAN ficou a maior tempo de pé, e, segundo a editora, autografou neste período 350 exemplares. Através do jornalista Luiz Carlos Lourenço, assessor de imprensa da LBV, o autor encaminhou um exemplar ao diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, com a carinhosa mensagem “ Para José de Paiva Netto, com abraço forte do Pedro Malan, agosto,30, 2018”.
Entre os nomes de destaque na fila de autógrafos estavam Renato Machado, Sebastião Lacerda, Guilherme Fiuza, Marcos Azambuja, Paulo Henrique Cardoso, Cora Ronai, Maria Helena Landau, Rosiska Darcy de Oliveira, Edmar Bacha, Merval Pereira, Paulo Hartung, Armínio Fraga, Clara Gerchman, Sergio Abranches, Maria Lucia Rangel, Cristine Ajuz, Gustavo e Cristina Franco, Joana |Oakim, Erick Figueira de Melo, Joel Korn, Cacá Mourthé, além de muitas crianças, como a sobrinha neta do autor, Letícia e a neta Fernanda.
UMA LONGA JORNADA
Observador privilegiado da realidade política e econômica brasileira, Pedro Malan participou da elaboração, lançamento e implementação do Plano Real e atuou como ministro da Fazenda durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Nos artigos publicados na coluna que assina desde 2003 no jornal O Estado de S. Paulo, ele parte de sua trajetória profissional e da sólida formação intelectual para analisar de maneira única a história do país nos últimos 15 anos. São essas colunas que, reunidas, compõem Uma certa ideia de Brasil, lançado pela Intrínseca em agosto.
Elencados e contextualizados com os principais acontecimentos na economia e na sociedade nesse período, os textos oferecem um panorama imprescindível para pensar o futuro do país, colocando em perspectiva, sob a ótica de um dos seus economistas mais importantes da atualidade, um recorte de tempo fundamental para entendermos e avaliarmos com mais clareza o teor dos discursos dos principais candidatos ao governo.
Os textos vão de 2003 a maio de 2018 e têm apresentação de Edmar Bacha, além de elogios na quarta capa de André Lara Resende e Eduardo Giannetti, que comenta: “Como peças de um mosaico, os 136 artigos de Pedro Malan compõem um esplêndido mural do ciclo lulopetista desde o auspicioso início do governo Lula até a derrocada de Dilma.”
E é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, ao assinar a orelha do livro, conclui: “Esta coletânea permitirá avaliar a contribuição de Pedro Malan como intelectual público. Quem o conhece apenas como economista e funcionário de Estado verificará nesta seleção de artigos mensais a amplitude de sua cultura, assim como sua sensibilidade à conjuntura”.
SERVIÇO
Uma certa ideia de Brasil: Entre passado e futuro, de Pedro Malan
Páginas: 512
Impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 29,90
Outras informações: Editora Intrínseca
catharinawrede@intrinseca.com.br
andressacamargo@intrinseca.com.br
www.intrinseca.com.br
Facebook: EditoraIntrinseca
Twitter: @intrinseca
Instagram: @intrinseca
55 21 3206-7433
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA + FOTOS EM NOSSA FAN PAGE