Pesquisar

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Retiro dos Artistas completa 100 anos no próximo dia 19 de agosto

De Luiz Carlos Lourenço 

Fotos do arquivo pessoal 

O Retiro dos Artistas, notória instituição de apoio aos artistas que envelheceram, completa 100 anos no próximo dia 19 de agosto e irá comemorar com um coquetel cuja renda será revertida para a instituição. Cada convite está sendo vendido a R$ 1 mil cada e já foi feito contato com 300 artistas. Até agora, apenas Gloria Pires, Deborah Secco, Nívea Maria, Odilon Wagner e Katiuscia Canoro, a Lady Kate, adquiriram seus convites. Muitos brasileiros desconhecem que mais de 700 artistas já viveram neste recanto maravilhoso, que fica em um terreno arborizado de 14 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.


Nem sempre lembrarmos que que os artistas também envelhecem. Talvez porque, quando assistimos filmes antigos ou mesmo reprises das novelas na TV, acabamos guardando em nossa memória a imagem de como eles estavam naquele momento.

Bem, envelhecer não é sinônimo de algo ruim. Muito pelo contrário, é sinônimo de sabedoria, experiência e muita história para contar. Infelizmente, no Brasil, o envelhecimento ainda é muitas vezes tido como uma “doença”. Para a maioria da população idosa ainda falta muito apoio moral e financeiro nesta fase da vida.

CURTA O BLOG DO LOURENÇO NO FACEBOOK

Todos nós somos artistas do dia-a-dia, chama a atenção uma iniciativa que aconteceu em 1918, quando foi fundada a Casa dos Artistas, também conhecida como Retiro dos Artistas. Seu fundador foi Leopoldo Fróes, um dos mais bem sucedidos artistas brasileiros do século 20, que se inspirou no exemplo da Maison de Répos des Artistes Dramatiques Français, criada pelo Barão Taylor nos arredores de Paris. Fróes conseguiu o apoio de vários artistas e jornalistas para a criação de uma associação que, sustentada por artistas, pudesse acolher temporária ou definitivamente os artistas que, no Brasil daquele tempo sequer tinham sua profissão reconhecida como tal.


Até 1964, a Casa dos Artistas dividiu-se no atendimento assistencial e sindical à categoria, vindo a assumir sua função exclusivamente assistencial a partir da fundação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ).

No local, as pessoas podem receber Curso Profissionalizante de Interpretação Cênica, Curso Livre de Teatro e Curso Livre de Teatro Infantil. Há também uma boutique que vende produtos com a marca da Casa, um botequim com comidas deliciosas e até um brechó.


Acredito que a história da Casa dos Artistas e o fato de ela existir e estar ativa até os dias de hoje, serve como um grande exemplo para todos nós, artistas da vida ou dos palcos, mostrando-nos como é importante buscarmos nossos direitos e nos solidarizarmos, através de um grupo unido, seja um sindicato, ou através da formação de grupos comunitários em nossos bairros, igrejas, associações, clubes, ou até mesmo em nossas casas, com nossos amigos e vizinhos.