De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Alexandre Rico e arquivo pessoal
A noite deste domingo foi especial para os apreciadores de espetáculos de bom gosto, quando a renomada Turma OK, no Centro do Rio, lotou para assistir o show ABC DIAMONT ESPECIAL, comemorativo dos 15 anos de carreira artística do personagem SISSY DIAMOND, vivido com garra e luxo pelo artista polivalente SILVINHO FERNANDES. Entre pessoas de destaque na plateia observavam-se muitos nomes consagrados, como a atriz e ex-vedete ELIZABETH GASPER.
SILVINHO FERNANDES, em mais de 30 anos atuando na área do carnaval e espetáculos, consegue sempre um diferencial em várias frentes de trabalho artístico, primando pela pesquisa esmerada e o bom gosto, suas principais características.
Aderecista profissional, carnavalesco, renomado participante dos desfiles de fantasias e que entende como ninguém das artes de espetáculos e do cinema. Além disto, é um professor de artes, pesquisador e um grande criador de shows.
Para completar a sua veia na área das artes, assume há quinze anos com muita pompa e genial concepção o personagem SISSY DIAMOND (uma versão feminina de Silvinho associado ao sobrenome de um artista do qual sempre foi fã, Neil Diamond). Seu atelier Silvinho Fernandes não pára um momento sequer, e é ali que mantém a fábrica de sonhos e criações onde concebe novas peças e faz reproduções, com destaques para requintados chapéus, golas, leques, adereços, enfeites para festas e vestidos de alta costura.
E como este criador não consegue ficar sossegado, ele comemorou ontem à noite na Turma OK o seu aniversário eletrizante de 57 anos, onde irá receber alguns dos mais destacados artistas da noite gay carioca, com o espetáculo onde brilharam Andrea Gasparelly, Desirée Franco, Pamela Star, Patricia St. Laurent, Ylona Di Martini, Claudette Colbert, Carlos Rodrigues, Elaine Parker, Kleber Gasparelly, Cid Bertrand, Paulette Show, Ariella e Jully Jully, entre muitos outros. A festa também contou com um bolo comemorativo, com uma boneca representando Sissy como Barbara Streisand, servido ao final da festa já em fatias separadas.
FIGURINOS ESPECIAIS
A experiência de décadas como destaque de alegoria nas escolas de samba se destaca como um diferencial na vida de Silvinho Fernandes que costuma disputar tradicionais concursos e afirma que confeccionar seus próprios figurinos faz toda a diferença. “Há figurinos que levam mais de três meses para ficar prontos e graças a Deus, sempre desfilei com fantasias que fiz e onde coloquei tudo do meu próprio bolso”, destaca.
Conhecido pelas belas homenagens que costuma apresentar para artistas internacionais, como Barbara Streisand, sua eterna deusa e Elton John, e tributos a ícones brasileiros, como a divina sambista Clara Nunes, Silvinho costuma abiscoitar premiações de destaque, como a fantasia vitoriosa na categoria Luxo Feminino da atriz Jussara Calmon (musa e vencedora de vários concursos tradicionais) que recebeu o primeiro lugar com a fantasia Aída Di Verdi, na quadra da escola de Samba Mangueira, no primeiro baile Glam Gay, realizado pelo carnavalesco Milton Cunha e que conseguiu trazer de volta todo o glamour que a cidade sentia falta, na época do carnaval, incluindo o grande concurso de fantasias pré-carnaval.
A Turma OK, que não é um grupo de militância gay, nem mesmo uma boate ou um bar gay. É um clube social, estritamente familiar, na tradição carioca gay do centro do Rio. Fazem parte daquele cenário, assim como estão a Gafieira Elite, o Bar Luis e o Cordão do Bola Preta. É uma verdadeira confraria gay, localizada na Lapa. A especialidade dos shows da Turma Ok é de transformistas, o que não impede que não-transformistas se apresentem. Todos artistas maravilhosos em shows inacreditáveis, já que não contam com patrocínios e doam seu talento ao público OK.