Vista parcial do público presente na abertura do 19º Congresso Internacional de Educação da LBV |
Mais de 400 pessoas ligadas à área da educação participarão de palestras e oficinas temáticas entre os dias 27 e 29 de junho.
Fotos: Vivian R. Ferreira
São Paulo, SP — A Legião da Boa Vontade deu as boas-vindas, nesta quarta-feira, 27, ao público que participará do seu Congresso Internacional de Educação. O evento debate o tema “Aprendizagem significativa pela valorização do protagonismo do educando: uma visão além do intelecto” e reúne, em sua 19º edição, mais de 400 pessoas na capital paulista entre os dias 27 e 29 de junho, que participarão de palestras e oficinas temáticas.
A abertura ficou por conta do Coral Ecumênico e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade, formados por alunos e professores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, da LBV, na capital paulista. Como sempre eles deram um show de talento musical apresentando canções brasileiras e também do repertório Legionário, com mensagens de paz, amor e consciência ambiental.
O público também foi saudado pelo Legionário Alziro Paolotti de Paiva, representando o diretor-presidente da LBV, o educador Paiva Netto, criador deste evento. Em suas palavras, destacou a importância do trabalho do professor em sala de aula, que atua de forma muito presente na formação moral e ética dos estudantes.
Alziro Paolotti de Paiva dá as boas-vindas ao público, representando o dirigente da LBV, educador Paiva Netto. |
“(...) Meu pai, propositor desse congresso e criador da linha educacional que direciona as ações da LBV, em seu artigo “ É urgente reeducar” alerta para a relevância da educação ir além do intelecto visando os esforços de todos para a construção de uma sociedade justa, solidária e em que haja oportunidades iguais para todos.
(...) Por isso, tornam-se fundamentais espaços de diálogo como este, que nos motivam a construir juntos estratégias educacionais que impactem positivamente o futuro das gerações. A todos, o nosso fraterno agradecimento pela presença. Sejam muito bem-vindos à Legião da Boa Vontade e um excelente congresso!”
Palestra inaugural
A palestra inaugural foi feita pela doutora e mestre em psicanálise Marta Relvas, professora de neuroanatomista e neurofisiologista, que apresentou o tema Contribuições Neurocientíficas e a Aprendizagem Humana na Sala de Aula — Que cérebro é esse que chega à escola?. Em suas palavras, falou sobre a importância do educador extrair o melhor do aluno, principalmente tornando-o produtor de conhecimento, na construção de novas linguagens, trabalhar a autoestima dele.
Doutora e mestre em psicanálise Marta Relvas, professora de neuroanatomista e neurofisiologista. |
O nosso cérebro aprende por uma relação de um contexto, significado, coerência. Eu fico muito feliz quando vejo a LBV trabalhando nesse sentido, nessa construção de novas linguagens e não apenas fazendo o recorte de um indivíduo num processo do aprender meramente numa relação de nota por merecimento, de uma nota de cinco ou dez, e colocando esse potencial para baixo. Muito pelo contrário, trabalha-se numa questão de autoestima e isso é muito bom.
A escola é uma fatia da educação, a educação é uma sociedade. (...) Porque a escola que ensina é a escola que realmente reproduz, mas o que a gente está querendo no século 21 é essa escola que inclui, que interage, que integra, que traz realmente as propostas inovadoras, novas tecnologias e, principalmente, o protagonismo do processo do aprender: é ele [o aluno] visualizar, ele compreender que ele está aprendendo e que está conquistando espaço. Isso é uma grande autoestima para o cérebro.
Sempre estarei disponível para a LBV, fico muito feliz de poder estar aqui contribuindo com a LBV".
Linha educacional da LBV
Professora Maria Suelí Periotto, Supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, doutora e mestre em Educação. |
À Super Rede Boa Vontade de Comunicação, a professora Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, doutora e mestre em Educação, destacou a importância de alinhar Cérebro e Coração, proposta do educador Paiva Netto, aplicada com sucesso nas escolas e centros comunitários da Instituição.
"Na proposta do educador Paiva Netto, ele nos traz a Educação com Espiritualidade Ecumênica, que vai enxergar todo o potencial do educando além do seu intelecto. E o que significa isso? Ele não precisa ter o mesmo desenvolvimento intelectual? Não. A gente quer que ele tenha e a gente vai fazer tudo para que ele consiga o seu lugar da mesma forma que os outros que conseguem alcançar melhores notas. O que acontece é que uma criança desmotivada, uma criança que não enxerga em suas notas as possibilidades de crescimento, ela pode não se sentir capaz de ser essa protagonista. O que nós queremos é que todas as crianças e jovens tenham a possibilidade enxergar o seu real potencial e quando a gente fala dela enxergar, alguém precisa lhe mostrar. Então, o educador em sala de aula é o mediador que vai chegar no caminho desse conhecimento que ela possui e muitas vezes não consegue expressar nas notas que ela tira".
19º Congresso Internacional de Educação da LBV — Palestras
Programação do evento
O ciclo de palestras continuará nos dias 28 e 29, na parte da manhã; e à tarde, os congressistas participarão de oficinas temáticas em torno do tema central do evento, com o objetivo de compartilharem experiências.
— Programação do evento
— Oficinas Temáticas
A cobertura completa do evento você acompanha em nosso site e em nossos canais nas redes sociais. No Facebook acesse /LBVBrasil e no Instagram @LBVBrasil