Pesquisar

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Chef Carlos Ribeiro foi destaque no encerramento do Delícias do Brasil, no Rio

De Luiz Carlos Lourenço 

Fotos: divulgação 

O Rio de Janeiro registrou um oásis de calmaria e bons momentos, apesar do movimento dos caminhoneiros em todo o país, quando, de quinta (24) a domingo (27) o Jockey Club, na Gávea, sediou a primeira edição do Santander Delícias do Brasil.



A ideia do evento foi aprovada pelo enorme público que compareceu ao local, comprovando o panorama da gastronomia nacional através de produtores e chefs de cozinha de diferentes partes do país.



Um dos destaques da tarde deste domingo foi a aula-show-degustação do renomado chef paraibano CARLOS RIBEIRO, que, há oito anos, comanda o restaurante Na Cozinha, na rua Hadock Lobo, nos Jardins, na capital paulista. Contanto passagens de sua exitosa carreira na área da gastronomia, o chef ensinou os detalhes de como preparar um dos pratos mais conhecidos de sua terra natal, o Rubacão de Cozinha, do Brejo e do Sertão Paraibano.



Na área externa, o público percorreu os stands dos prestigiados restaurantes que montaram stands para oferecer uma mostra de suas especialidades.

CURTA O BLOG DO LOURENÇO NO FACEBOOK



Na parte interna, o auditório Sesc/ Senac de Gastronomia, como a de Carlos Ribeiro, o evento sediou trinta aulas e workshops ao longo dos quatro dias de evento. Chefs como Deocleciano Brito (Rio Branco, Acre), Júlio Lemos (Vitória, Espírito Santo), Mônica Rangel (Visconde de Mauá, Rio de Janeiro) e o carioca Rafael Costa e Silva, do Lasai, dividiram suas experiências e alguns segredinhos culinários com o público.



Em um restaurante com capacidade para 144 pessoas, mestres-cucas do Rio também foram anfitriões de colegas renomados Brasil afora em encontros que render almoços e jantares a seis e oito mãos. Bebidas nacionais como vinho e cachaça também ganharam um bom destaque numa área onde vão acontecer degustações e venda de produtos. Uma área de convivência com shows instrumentais completava o programa.



A RECEITA DO RUBACÃO DA PARAIBA
pelo Chef Carlos Ribeiro
Ingredientes
8 xícara(s) de chá de carne de sol
4 xícara(s) de chá de queijo de coalho
10 xícara(s) de chá de feijão verde ou fradinho
3 xícara(s) de chá de arroz branco
1/2 xícara(s) de chá de nata ou de requeijão cremoso
6 colher(es) de sopa de manteiga de garrafa
1 cebola picada
4 dente(s) de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher(es) de sopa de colorau
1 litro(s) de leite
Coentro a gosto
6 colher(es) de sopa de óleo
2 folha(s) de louro

Modo de preparo
Dessalgue a carne trocando a água duas vezes. Cozinhe o feijão verde (ou feijão fradinho) só com água e 1 pitada de sal, louro e pimenta-do-reino também a gosto; escorrer, esfriar e reservar. Faça o mesmo, em outra panela, com o arroz, que deve ser cozido somente com sal; deixe esfriar e reserve.

Coloque em uma frigideira a carne de sol cortada em cubinhos para fritar em óleo junto com a cebola, alho e colorau. Em seguida, misture o queijo coalho cortado em cubinhos com os demais ingredientes, além do arroz e o feijão. Não pare de mexer, coloque a nata (ou requeijão) e o leite, misture bem e deixe ficar bem cremoso. Por último, adicione o coentro. Decore com cubinhos de queijo coalho e pedaços de carne de sol. O ponto certo do Rubacão é quando todos os ingredientes ficarem bem molhadinhos.

Receita do restaurante Na Cozinha
R. Haddock Lobo, 955, Cerqueira César, São Paulo, SP
Tel. (11) 3063-5377