Pesquisar

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A tradicional benção dos Capuchinhos acontece nesta sexta

A bênção dos “barbadinhos” é hoje patrimônio cultural carioca, assim como a procissão da festa de São Sebastião, Padroeiro da Cidade

De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos do arquivo pessoal


A tradicional bênção dos Capuchinhos, também conhecida como "bênção dos barbadinhos", um antigo costume carioca concedido na primeira sexta-feira de cada ano, será realizado depois de amanhã, dia 5 de janeiro. Serão celebradas 15 missas. A primeira acontece às 5 da manhã e durante todo o dia, até as 19 h, com as bênçãos acontecendo ao final de cada celebração. 

De acordo com a história, as bênçãos dos frades capuchinhos tiveram início em 1886 e durante toda a sexta-feira, como de costume, a igreja deverá registrar uma grande concentação de fiéis, na rua Haddock Lobo,266, na TIjuca.

A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é hoje patrimônio cultural carioca, assim como a procissão da festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.


Como acontece todos os anos, na primeira sexta-feira de janeiro, milhares de fiéis buscam na Basílica essa que é considerada uma bênção toda especial. Nessa ocasião, a igreja é aberta às 5h da manhã, com missas durante todo o dia. 

De acordo com a história, em 1886, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa bênção especial dada pelos “barbadinhos” na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.