Pesquisar

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Ator e escritor sergipano, Lino Correa. volta a colaborar com o Natal Permanente da LBV - 2017

De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques e álbum pessoal do artista 

O consagrado ator e escritor LINO CORREA, mais uma vez, está participando do Time Solidário do Amor ao Próximo! O artista vestiu novamente, esta semana, a camisa da Legião da Boa Vontade, aderindo à campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. A iniciativa beneficiará, em todo o País, mais de 50 mil famílias que vivem em situação de pobreza, oferecendo a elas um Natal mais feliz.

"Como artista e como brasileiro, me vejo na obrigação de colaborar sempre com esta exemplar iniciativa da Legião da Boa Vontade, que, durante o ano inteiro, trabalha em favor dos mais necessitados, investindo no atendimento das famílias mais pobres, na educação das crianças e no atendimento aos idosos. Aproveito para enviar meu fraternal abraço ao diretor presidente da LBV, o jornalista Paiva Netto, que há tantos anos dirige e faz crescer cada vez mais esta instituição"

Lino Corrêa é de Lagarto/Sergipe. Mudou-se para o Rio de Janeiro na juventude para cursar especialização em Periodontia após ter se formado em Odontologia na Universidade Federal de Sergipe.

É Jornalista e formado em Artes Cênicas. Ainda jovem  iniciou carreira como  Modelo Publicitário. Participou do Concurso Menino do Rio em 1985. Destacou-se em várias Fotonovelas para a Revista Sétimo Céu. Atuou  em diversos papéis e participações em novelas, minisséries e programas humorísticos de sucesso pela Rede Globo e Record, como: A Casa Das Sete mulheres, Linha Direta, O Clone, Um Só Coração, Mulheres Apaixonadas, As Filhas da Mãe, O Quinto dos Infernos, A Grande Família e outros. Na TV Record, na minissérie Plano Alto.

Feliz com a repercussão e alta vendagem do seu livro "Dez vidas — Meu olhar sobre elas", o ator falou ainda sobre a campanha de Natal.  "É sempre uma honra poder ajudar as pessoas e tendo toda essa missão que Deus nos passou.  Queria dar os cumprimentos a todas as pessoas que vêm fazendo esse trabalho se tornar cada vez mais grandioso e importante" , disse.

Quando o mundo gira, tudo o que há nele muda de lugar. E assim, a vida das pessoas também sofre alterações. Foi justamente o que aconteceu com o ator Lino Corrêa. Formado em Odontologia, o artista atupu como modelo, jornalista e até dublador... Um profissional de muitas utilidades num planeta que exige saber um pouquinho de cada coisa.

Sucesso na TV, no cinema e no teatro, Corrêa acumula uma carreira muitos anos ao lado de artistas como Xuxa, Renato Aragão, Marcos Pasquim, Giovanna Antonelli e centenas de outros.
Suas passagens pela TV estão registradas nas novelas “O Clone”, “Esperança” e “As Filhas da Mãe”, principalmente. No teatro, atuou em “Fragmentos de Nelson Rodrigues”, “O que Abunda não Sufoca” e “Garota.com”.

Integrar recentemente  o horário nobre da Record pode ser o sonho de muitos atores. Quem teve esta oportunidade foi o lagartense Lino Corrêa, escalado para interpretar Paltiel em "A terra prometida". A trama mostrou sequência à vida dos hebreus no deserto, destacando a conquista de Canaã.

Embora tenha ganhado destaque pelas atuações na TV, cinema e teatro, rotular Lino apenas como ator, seria injustiça. O sergipano que deixou o Estado ainda jovem, formou se em odontologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e após anos de dedicação se tornou um conceituado escritor e jornalista, respeitado no eixo Rio-São Paulo. Recentemente lançou o livro "Dez vidas, meu olhar sobre elas", e tem recebido críticas positivas a respeito da obra.

O lagartense possui 25 anos de experiência atuando na telinha, com participações em novelas da Globo e da própria Record, mas é modesto ao dizer que o novo trabalho lhe traz aprendizado e a oportunidade de relembrar suas origens. "Fiz comédias, dramas, personagens como: jornalista, bancário, policial, pastor evangélico, louco, revolucionário gaúcho, médico, rei, deputado, mas é o primeiro bíblico, e isso me faz voltar um pouco a minha bela infância, quando interpretava meus primeiros personagens bíblicos, tendo como professora a minha avó materna Pureza Dias, na igreja Presbiteriana."

O personagem Paltiel foi um líder tribal amigo de Josué, papel desempenhado pelo protagonista Sidney Sampaio. Para interpretar o experiente soldado, Lino realizou workshops de montaria, arco e flecha e espada. Além do sergipano , a novela contou  com um elenco estrelar de 86 atores, boa parte vindos da Globo, e traz grandes nomes como Nívea Stelmann , Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Leonardo Vieira, Beth Goulart , Zeca Carvalho, Castrinho, Ernani Moraes, Cristiana Oliveira, Paloma Bernardi, Kadu Moliterno, entre outros.

No cinema atuou em Didi Quer Ser Criança, Aporias Conjuminadas, O Vazio Está Cheio De Nada E O Nada De Vazio, Cais do Valongo Sangra da Terra e Trilhos de Sangue onde se encontrou com o ator americano Danny Glover durante o III Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas, no filme Cabeça Nua de Vitor Kruter e Alex Mello.

Nos palcos integrou o elenco de dramas, comédias, musicais e clássicos, como Mixórdia & Cia (que escreveu com Fernando Reski), Gardel - O Musical De Tangos, Corações Partidos, Hamlet Caótico, Quem Guenta Com Essa Verdade?, Rei Lear, O Mercador de Veneza.