Com entrada gratuita, obras do compositor falecido em junho deste ano serão apresentadas por Paulo Santoro, Trio Capitu, Miriam Groisman e o Conjunto de Saxofones da UFRJ
Dando seguimento a sua 10ª Temporada no Centro Cultural da Justiça Federal, e a 20ª de sua carreira, o grupo carioca de compositores Prelúdio 21 promoverá um concerto mais do que especial no próximo dia 25 de novembro, sábado, às 15h, no Centro Cultural da Justiça Federal. O penúltimo recital do ano será todo dedicado a um dos seus fundadores, o compositor Sergio Roberto de Oliveira, falecido em junho deste ano. No programa, somente obras do músico tijucano através dos intérpretes Paulo Santoro (violoncelo), Miriam Groisman (piano), Trio Capitu e o Conjunto de Saxofones da UFRJ.
Duas vezes indicado ao Grammy Latino (2011 na categoria “Melhor Composição Clássica Contemporânea” e 2012 pelo CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas” no qual atuou como produtor e compositor), Sergio Roberto de Oliveira vinha participando decisivamente no cenário musical brasileiro e internacional e continuou produzindo e compondo até o fim da vida. Sua ópera Na Boca do Cão, com interpretação da soprano e atriz Gabriela Geluda e direção de Bruce Gomlevsky, foi sua última obra escrita, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil nos meses de junho e julho deste ano. Mesmo bastante debilitado, produziu os discos “Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje” e o CD de estreia do Harmonitango.
Desde sua primeira indicação ao Grammy Latino, em 2011, Sergio Roberto de Oliveira se dedicou intensamente na difusão de sua obra e da música de concerto carioca. Produziu e lançou inúmeros títulos neste segmento, como os CDs do Quinteto Lorenzo Fernandez, Trio Capitu, os dois do Duo Santoro, Cristiano Alves, Ayran Nicodemo, Ricardo Tacuchian, The Biedermeiers, Duo Bretas-Kevorkian, GNU, Orquestra Sinfônica Nacional, escrevendo obras para a maioria destes.
Publicada nos EUA, Inglaterra e Alemanha, sua música já foi executada em 8 países. No campo da música para cinema, lançou em 2014 o curta “Ao Mar”, e compôs a trilha para os filmes “Alla Prima” e “A Dívida”, sendo indicado com o último no Festival Internacional de Cinema de Madri na categoria “Melhor Música para filme” e no International Filmmaker Festival of World Cinema de Milão na categoria “Melhor Trilha Sonora”. Oliveira era ainda membro do grupo de compositores Vox Novus, baseado em Nova York, e da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação.
Prelúdio 21
Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.
A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.
O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.
Serviço
25 de novembro, sábado - Prelúdio 21 faz homenagem a SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA
Horário: 15h
Centro Cultural Justiça Federal – Teatro
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Tel. (21) 3261-2550
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes
Classificação Livre
Programa: obras de SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA
O Romance da Princesa que foi atrás do príncipe -
Intérpretes: Conjunto de Saxofones da UFRJ
Brasileiro
Intérprete: Miriam Groisman (piano)
Three Cabbages and a Boy
Intérprete: Paulo Santoro (violoncelo)
3 cabbages and a Boy
Intérpretes: Trio Capitu