Pesquisar

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Paulinho Guitarra comemora 50 anos de música com o baile na Suméria

Foto Luiz Edmundo Castro
Um dos heróis da guitarra, o instrumentista Paulinho Guitarra, compositor, tema de livro e verbete de Dicionário da MPB, comemora 50 Anos de Música e arma um Baile na Suméria com banda e convidados no dia 16 de novembro, no Teatro Municipal de Niterói.

Paulinho Guitarra é tema de livro, verbete de Dicionário da MPB e claro, matéria na Guitar Player. Quando “Adolescente”, fez parte de um dos melhores conjuntos de baile do Rio, com o qual ganhou prêmios e arrasou em festivais. Logo, munido com sua guitarra altamente swingada, foi tocar com o então Rei da soul music, Gerson King Combo, sendo convidado, na seqüência, pelo síndico Tim Maia, a solar na banda Vitória Régia e como não só de solos e riffs, vive essa cabeça antenada na galáctica, sua “O Caminho do Bem”, é presença marcante no antológico álbum Racional, vol 2 de Tim Maia, considerado um dos melhores 100 discos da nossa História. Esse som é tão bárbaro, tão bárbaro que foi parar no cinema, virando trilha do incensado Cidade de Deus, premiado filme de Fernando Meirelles.

Da Vitória Régia submergiu de vez no ritmo da alma, se tornando o elaborador da guitarra funk brasileira e foi dedilhar com Cassiano e Carlos Dafé.

Nos 80, bebeu do pop em altas doses com Marina Lima e do rock Lynyrd Skynyrd, Alynaskyna e gravando com Cazuza, Burguesia e Por Aí.

Nos 90, lança seu primeiro solo, fruto da influência Jazzi de Miles David, John Coltrane, Wes Montgomery e Pat Martino, unida a já estabelecida verve rock, vinda dos Deuses Hendrix e Clapton e desbunda a tocar com a Banda Black Rio, Celso Blues Boy, Cláudio Zoli e Ed Mota, com quem nos embala há anos.

Em 2004, lança seu segundo solo, em seu próprio selo.  The Very, Very, Cool,Cool, Band by Very Cool Music. Yeah, diria a galera do Monty Phyton e dizemos nós, ao ouvi-lo. E como essa fábrica não pára, graças a Deus, em 2008, a cabeça antenada na galáctica, a ultrapassa em seu Trans Space, junto com uma galera Massa,  como Renato, Serginho Trombone, Kiko Continentino, Ricardo Giesta, mais o banjo de Tatoo Magdalena. Ainda em seu selo, em 2014, tal qual um David Bowie,  lançou a trilha de um filme imaginário, segundo o jornalista Antonio Carlos Miguel, em Romantic Lovers - Sparkling Guitars From Paulinho Guitarra e agora em 2017, comemora, em grande estilo, como esse guitar hero, compositor, arranjador e empresário musical merece, seus 50 Anos de Música, com um super baile, que resgata o nosso passado divino e Anunnaki direto da civilização mais antiga do mundo, a civilização que nos ensinou tudo, da roda, a metalurgia, até a escrita, um super Baile na Suméria e você é nosso convidado!

Serviço
Paulinho Guitarra – Baile na Suméria
Data: 16 de novembro
Horário: 19h30
Duração: 120 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 50,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624