Nilcemar vestindo a camisa da LBV, nos jardins de Alcione |
Fotos de Daniel Marques
Difícil alguém não ter ouvido ainda falar da atual Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, NILCEMAR NOGUEIRA. Neta de Dona Zica e do mestre Cartola, sua trajetória profissional está ligada intimamente ao samba e especialmente à Estação Primeira de Mangueira, da qual foi diretora de Carnaval.
Desde esta terça-feira, NILCEMAR NOGUEIRA. a co-autora do livro “Dona Zica - Tempero, Amor e Arte”, que reúne receitas da sua avó, já pode também mencionar mais uma menção de louvor ao seu belo currículo cultural: é a mais nova carioca a fazer parte da corrente de solidariedade da LBV, envergando a camisa da campanha Natal Permanente de Jesus- edição 2017.
Nilcemar orgulhosa, com a camisa, ao lado das cantoras Telma Tavares, Janaina e o mais famoso iluminador de shows do Rio, Luiz Carlos Bimbão |
Nilcemar com o diplomata e ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero |
Nilcemar com o compositor João Donato |
Nilcemar Nogueira, gestora cultural brasileira, é doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professora da Universidade Estácio de Sá.
A neta de Cartola e Dona Zica tem estreitas ligações com a Estação Primeira de Mangueira, da qual foi diretora de Carnaval. Depois de trabalhar na Fundação Museu da Imagem e do Som, onde foi presidente, uniu-se ao irmão Pedro Paulo na fundação e administração do Centro Cultural Cartola. Ali criou o Museu do Samba em 2015, como parte da sua iniciativa para a inscrição do samba carioca na lista do patrimônio cultural imaterial brasileiro do Iphan.
Nilcemar com o escritor, produtor, diretor, ator e pesquisador musical Haroldo Costa |