O filme “O Pantanal é Império Serrano” é uma realização da Conchas Produções Artísticas Ltda. com direção de Jorge Coutinho e a brilhante narrativa do ator Milton Gonçalves. Baseado no romance de Manoel de Barros em comemoração ao centenário de seu nascimento é o primeiro longa metragem sobre a história de uma agremiação que não ganhava o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro há muitos anos.
“... Se tem poesia no ar...” retrata bem este grande poeta, um dos mais aclamados poetas contemporâneo brasileiro nascido em Cuiabá no ano de 1916. E, também se compara a energia mística da Escola de Samba Império Serrano constatada em sua vitória no carnaval 2017, ascendendo do Grupo de Acesso para o Grupo Especial com a magia deste enredo.
Buscamos trazer para o elenco do filme atores nascidos e criados no Mato Grosso a fim de darmos realidade à estória contada, como é o caso da atriz Lene Nogueira e do ator Ozeias Alves de Sousa, que conhecem bem o Pantanal, sua biografia e sentem orgulho e amor pelo local.
É uma grande viagem mesclando o Pantanal e a Império Serrano, uma Escola que cultiva muito suas tradições culturais. É uma conjuntura delicada, que mostra a fusão da magia do Pantanal com o misticismo da mágica Império, aproveitando a coincidência do destino, pelas cores da Império Serrano ser verde e branca, exploramos as belezas naturais do Pantanal, bem como descreve a letra do samba enredo “... Meu quintal é maior do que o mundo...”