Pesquisar

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Renomada neurobióloga Marta Relvas visita Centro Educacional da LBV, no RJ

Na ocasião, a amiga de Boa Vontade recebeu o carinho dos alunos da Instituição e ressaltou a linha educacional da LBV.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, em Del Castilho, zona norte do RJ, está sempre de portas abertas para que todos conheçam de perto, o trabalho da Instituição. Amigos de Boa Vontade reservaram um tempo em suas agendas e visitam as dependências da Escola da LBV.

Na última segunda-feira, dia 18 de setembro, a Unidade escolar da LBV, recebeu a visita da conceituada neurobióloga, escritora, integrante da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC) e Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) Marta Relvas.

Na oportunidade, a amiga de Boa Vontade foi carinhosamente recepcionada pelos alunos, pela diretora Márcia Quezada e o representante da LBV no RJ, Eliel Brum. Ela recebeu abraços, flores e conheceu todos os ambientes da Unidade e os projetos desenvolvidos com os alunos, particularmente o Programa Potencializando Habilidades (PPH)*. Uma preocupação constante do educador Paiva Netto, que desde a inauguração da escola da LBV, em 1996, determinou a construção de rampas para melhor acessibilidade dos alunos e funcionários com algum tipo de deficiência.

Após a visita, a professora deixou alguns livros de sua autoria que foram doados à biblioteca da Escola, entre eles, o mais recente, lançado na 18ª Bienal do Livro, no RJ: “A Neurobiologia da aprendizagem para uma escola humanizadora: observar, investigar e estudar”, cuja temática é a questão humanizadora da escola. Nele, dedicou um exemplar da obra à LBV, com a seguinte mensagem: “ À LBV, com carinho e dedicação. Escola que acredito! Escola que aprende na diversidade, no amor, no afeto, potencializando inteligências. Beijos, Marta Relva, 11/9/17.”

Cidadania Ecumênica – diferencial na educação de qualidade da LBV
A eficácia da linha educacional criada pelo educador Paiva Netto está embasada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a inovadora proposta é aplicada, com sucesso, na rede de ensino da Legião da Boa Vontade e nos programas socioeducacionais mantidos pela Instituição. Ao promover bons valores e aliá-los ao conteúdo pedagógico, a Entidade oferece a crianças e adolescentes uma educação integral, formando “Cérebro e Coração”, como afirma seu idealizador.

Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação, a professora Marta Relvas registrou suas impressões sobre o trabalho da Unidade escolar da LBV: “ é gratidão, ser convidada, vir aqui reconhecer essa abordagem tão rica da LBV, pra mim é um estado de emoção. Toda vez que venho, que recebo o convite é a mesma emoção de encantamento que tenho. Eu acredito nessa escola, acredito nessa abordagem, eu vivencio isso o tempo todo. Essa escola é uma escola que aprende, ela não tem o foco do ensino apenas. Ela tem o foco da aprendizagem e essa aprendizagem é de 360°. É o aprendizado desse amor, é o aprendizado do professor, de quem está nos bastidores, na coordenação, na cozinha, responsável pela limpeza. É uma escola que respira e inspira o tempo todo o processo da habilidade emocional e cognitiva. É uma escola em que eu acredito”, declarou.

A neurobióloga destacou ainda, a qualidade da proposta educacional diferenciada aplicada pela Instituição: “eu vejo é a oportunidade que se tem. Diante de uma escola brasileira tão elitista, tão escolhida, tão difícil de se entrar e excludente, então, quando vejo uma proposta de oportunidades, é a escola em que acredito. Todos têm possibilidades, a questão é como potencializar essas potencialidades? Qual é esse cérebro que chega a essa escola e que ele realmente, através daquilo que a gente vivenciou, inicialmente emocional, essa recepção que eu tive, a gente pode perceber que eles não se prepararam pra fazer isso com a chegada de um visitante. Eles fazem isso todos os dias, isso faz parte de um currículo, já internalizaram isso. É uma escola que realmente, trabalha a questão da oportunidade. O que a gente pode dizer? Que tivessem outras escolas que realmente, fizessem esse trabalho e a gente tiraria muitas pessoas da zona de risco, é o que a gente deseja. Agradeço de coração, muito obrigada mesmo”, pontuou a neurobióloga.

No Livro do Coração, a visitante registrou a seguinte mensagem: “ Que honra! Emoção, cérebro, razão, aprendizagem! Quantas aprendizagens amorosas, dedicação. Hoje, reconhecimento de uma proposta de pedagógica verdadeira, significativa. Tenho a grande honra de ser convidada a participar do Congresso Internacional de Educação. Gratidão! Sentimento de amor e saber! Marta Relvas, 11/9/17.”

*Sala de Programa Potencializando Habilidades - PPH, coordenada pela pedagoga Andréia de Jesus, serve para apoio específico de alunos que têm necessidades educacionais especiais (cadeirantes, com transtornos de espectro autista, síndromes etc), visando oferecer um Planejamento Educacional Individualizado, que vai buscar quais as necessidades essa criança tem, para que seja, de fato, incluída na escola.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.