Pesquisar

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Comédia dramática 'Violeta.Eu.Elas.Julieta.' reestreia dia 6 de outubro no Teatro Municipal Café Pequeno

Com adaptação e direção de Rodrigo Turazzi, Múltipla Cia Teatral apresenta o trágico desfecho amoroso do clássico Romeu e Julieta com muito humor e dinamismo

Adaptada do clássico amoroso Romeu e Julieta, a peça “Violeta.Eu.Elas.Julieta.” é o novo trabalho da Múltipla Cia Teatral, do Rio de Janeiro, que volta aos palcos no dia 06 de outubro, no Teatro Municipal Café Pequeno (Leblon), com temporada até o dia 29 do mesmo mês. As sessões acontecem de sexta a domingo, 20h.

Dirigida por Rodrigo Turazzi, a comédia dramática apresenta três atores que se revezam em uma espiral, dando vida a mais de 14 personagens para contar a história de amor entre o jovem casal de famílias rivais. Essa adaptação, de final trágico, caminha muito próximo à comédia física, redirecionando o olhar do espectador para Julieta, que enfrenta de forma passional, uma série de conflitos atuais.

Nessa releitura, a obra Shakespeariana torna-se pano de fundo para o enfrentamento da questão de como abordar o tema “feminino”. Com isso, Julieta revela-se o principal objeto de observação. De um lado Julieta, uma das personagens mais desejadas pela grande maioria das jovens atrizes, de outro, a paixão de jovens artistas pelo seu ofício na construção de uma trajetória.

Para Turazzi, artista multiplataforma, à frente da Múltipla Cia Teatral e de diversas realizações nas Artes Cênicas e Audiovisual, referenciar o amor de Romeu e Julieta é também trazer à tona, reflexões sobre o amor, a mulher e as relações afetivas contemporâneas com muito humor e dinamismo. Essa clássica história de amor atravessa o tempo e se mantém viva como uma potente forma de se olhar para os relacionamentos atuais. Turazzi agrega o diálogo sensível com os atores à dramaturgia rica, proposta por Shakespeare, em um trabalho de pesquisa continuada nas artes cênicas.

Na ficha técnica, profissionais renomados como a colaboradora e premiada atriz Helena Varvaki, o premiado iluminador Renato Machado, o figurinista expoente da nova geração, Tiago Ribeiro, Turazzi se junta às atrizes Carolina Alfradique e Duda Paiva traçando uma trajetória lúdica, através de encontros e desencontros.

A Companhia 
A Múltipla Companhia Teatral resulta da união entre os atores Cirillo Luna e Rodrigo Turazzi, com objetivo de viabilizar a montagem de espetáculos e, aliada a uma pesquisa continuada, promover a circulação dessas peças e fomentar a formação de plateia.

A Cia Estreou oficialmente nos palcos cariocas em 2012 com o espetáculo “Quebra-Ossos”. Uma comédia com texto original de Júlia Spadaccini, sob a direção de Alexandre Mello, indicado ao Prêmio Shell de Teatro de 2012 pelo texto original de Julia. O projeto denominado “As Infinitas possibilidades humanas a partir do encontro de dois atores”, orientado pela professora Thereza Rocha, (curadora, diretora e crítica de dança), deu origem ao espetáculo “Quebra-Ossos”. “Violeta.Eu.Elas.Julieta” é a continuidade da mesma pesquisa iniciada em 2010 com o projeto de conclusão do curso de Bacharelado em Teatro da UniverCidade.

Carolina Alfradique 
Formada em Teatro pela extinta UniverCidade, em 2010, bem como, pela Escola de Atores Wolf Maya, em 2015. Como atriz, participou de diversos espetáculos teatrais: “Baal” (2016) dir: Thierry Tremouroux; “Os perdedores” (2014) dir: Iuri Kruschewsky; “Refluxo” (2012) dir: Renato Rocha; “Me engana que eu gosto” (2010) dir: Oscar Saraiva; e outros, iniciando sua trajetória profissional em 1998, com “Hoje à noite não tem luar”, dir: Rogério Garcia Martinez.  Como assistente de direção, “Todo menino é um rei” (2016) dir: Matheus Marques e “A Serpente” (2016) dir: Nádia Bambirra.

Duda Paiva
Iniciou sua formação no Tepa em Porto Alegre com Daniela Carmona, Jezebel de Carli e Zé Adão Barbosa. Ainda na capital, integrou a Cia Teatro Ofídico em 2010 e 2011 e o grupo de atores da Fundaçao Thiago de Moraes Gonzaga, nos mesmos anos. Já esteve no elenco de mais de 15 espetáculos teatrais. É bacharel em teatro, formada em 2017.1 pela Universidade Cândido Mendes, curso extinto da antiga UniverCidade no Rio de Janeiro. Formou-se na primeira turma da Escola de Atores Wolf Maya do RJ onde ficou em cartaz com "Baal", de Bertolt Brech, direção de Thierry Tremouroux em 2016.

Rodrigo Turazzi
Formado pela UniverCidade em artes dramáticas , participou de diversas peças: “Baal”, “Toda nudez será castigada”, “Para os que estão em casa”, “Pesadelo”, “Querida Helena Sergueivna”, “Nossa Cidade”, “Quebra-Ossos”. No cinema participou do curta- metragem “ELLA”, “Uma Curta Comédia Romântica”, “Cinema é a maior diversão”. Na TV participou das séries  “O Rico e o Lázaro”, “Dupla Identidade”, “Milagres de Jesus”, “Quero ser solteira”, “Uma rua sem vergonha” e “As mãos do meu filho”.

A convergência de suas aptidões levam a direção artística da companhia em sua primeira direção teatral com “Violeta.Eu.Elas.Julieta.”

Sinopse
Comédia dramática faz reflexões sobre o amor e a mulher nas relações afetivas contemporâneas, a partir do clássico Romeu e Julieta.

Ficha Técnica
Texto original: William Shakespeare
Adaptação: Rodrigo Turazzi
Direção: Rodrigo Turazzi
Elenco: Carolina Alfradique, Duda Paiva e Rodrigo Turazzi
Colaboração artística: Helena Varvaki, Cirillo Luna
Iluminação: Renato Machado
Cenário: Rodrigo Turazzi
Figurino: Tiago Ribeiro
Trilha Sonora: Geraldo Côrtes
Produção: Turazzi Produções
Realização: Múltipla Companhia Teatral
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias

Serviço
Violeta.Eu.Elas.Julieta.
Estreia: Dia  6 de outubro
Local: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva 269, Leblon
Telefone: 21 2294-4480
Horário de funcionamento: terça à sexta, de 16h às 20h, sábado e domingo, de 14h às 20h.
Não possui estacionamento.
Horários: Sexta-feira a domingo, 20h
Temporada: Até dia 29 de outubro
Capacidade: 80 lugares
Preço: R$ 30,00, R$ 15,00 (meia entrada*) *Concedida, mediante apresentação de documentos comprobatórios, a estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência.
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Gênero: Comédia dramática