Goiânia, GO — Cerca de 40 vovôs e vovós se juntaram aos atendidos da LBV para reviver brincadeira e brinquedos que faziam a alegria da garotada de antigamente. - Foto: Egeziel Castro |
Sabe aquela sensação de saudosismo ao ver uma foto, um objeto, ou um vídeo que retrata uma época passada e que você fez parte daquele momento? Sentimos aquela vontade enorme de voltar no tempo e reviver aqueles momentos de ouro da nossa época, certo?
A atividade empolgou a senhora Joana D’arc de Oliveira, de Goiânia, que reviveu os momentos de infância com os amigos e ainda ensinou as crianças um pouco sobre o seu tempo de infância. “Foi muito importante vir participar juntamente com meus netos e com os educadores. Hoje foi muito bom, tomei café da manhã com todo mundo, me inteirei com os outros vovôs e vovós que estão aqui e participei das brincadeiras. Isso é para mim e, com certeza, para as crianças também, uma oportunidade de aprender com os avós. Eu só tenho a agradecer a LBV por tudo isso, muito obrigada”, destacou entusiasmada.
Os brinquedos, que muitos já conhecem bem, despertaram a curiosidade das crianças atendidas pela LBV. A pequena Sara, 9 anos, conta como foi a experiência: “Foi muito legal, eu nunca tinha visto esses brinquedos e nós aprendemos a fazer vários deles. Foi muito bom”. Já João Vitor, 9 anos, ficou muito feliz com a atenção que recebeu dos idosos para confeccionar o seu brinquedo antigo: “Tinha muitos brinquedos que eu não conhecia e agora eu gosto muito! Eles me ensinaram [a fazer] vários brinquedos bons”.
O objetivo da atividade é mostrar às crianças de hoje como as crianças de antigamente utilizavam a criatividade para se divertirem, transformando madeira, pedras, palitos, entre outros, em brinquedos. A imaginação era o ingrediente principal que garantia o sucesso de brincadeiras como cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras.
A emissora de televisão Brasil Central esteve na unidade da LBV em Goiânia registrando os momentos de interação entre as gerações. A reportagem foi ao ar no telejornal JBC - 1ª edição, destacando a importância do resgate das brincadeiras antigas para o fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio e de afetividade.
“Foi um dia muito especial onde a equipe de educadores e colaboradores transformaram a comemoração do dia das crianças em um dia muito especial, com diversas brincadeiras. Foi um momento onde os idosos ensinaram brincadeiras antigas para as crianças, que retribuíram ensinando aos idosos as brincadeiras dos dias de hoje. Foi emocionante essa interação, resgatando esses valores dentro das atividades que a LBV desenvolve diariamente em suas unidades, a exemplo do que ocorre em Manaus”, destacou a gestora social da unidade da LBV, Placilda Rodrigues.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Goiânia, GO, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Jamil Abraão, 645 — Setor Rodoviário. Para outras informações, ligue: (62) 3531-5000. Já em Manaus, AM, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 997 – Cachoeirinha. Para outras informações, ligue: (92) 3215-7930.
____________________________________
Colaboração: Egeziel Castro