Pesquisar

sábado, 11 de junho de 2016

Telma Tavares brilha na Lapa em animado show no Insensato




De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques


O INSENSATO é a mais nova e aconchegante casa de shows da Lapa RJ e ontem à noite ficou inteiramente lotado com o público amante de boa música que foi assistir o belo show da cantora e compositora TELMA TAVARES, que se apresentou no bairro boêmio carioca pela segunda vez.
Telma é uma das grandes sambistas da nova geração e nos últimos anos vem se notabilizando também como uma notável compositora, tendo inúmeras de suas criações gravadas pela cantora Alcione.
No show de ontem estiveram presentes para aplaudi-la vários artistas consagrados como Clarisse Grova, Fhernanda Fernandes, Tetê Cavalckanti e Vitória Virtus. Estas duas últimas, Tetê e Vitória, foram chamadas ao palco para dar "uma palinha" e acabaram cantando três músicas cada uma, sendo aplaudidas com delírio.





O Show de Telma Tavares, iniciado pontualmente às 22 h, só acabou às 2 da madrugada deste sábado e os amigos da cantora aproveitaram a noitada para uma surpresa: apareceram com um enorme bolo e cantaram o parabéns para a artista, que aniversariou na terça-feira passada.

Telma foi acompanhada pelos músicos Andrey Silva e Augusto(percurssão) e Gilson Verde(violão sete cordas) e apresentou .um repertório variado no qual cantou Baden Powell, Paulo Cesar Pinheiro, Luiz Gonzaga Jr. Altahy Veloso, passando por sucessos de Gordurinha, a Monarco, Sivuca e NovosBaianos e ainda alguns dos inúmeros ícones de nossa canção. Numa seleção descompromissada com gêneros, estilos ou temporalidade. a cantora interpretou o que há de melhor na música brasileira com muito samba, bossa-nova, forró e alguns sucessos , inesquecíveis da MPB.


Telma interpretou  músicas de sua autoria e registradas na voz de Alcione (que já gravou sete canções dela). "Acesa", por exemplo, feita em parceria com Roque Ferreira, acabou titulando um dos últimos dvds da Marrom. E também composições autorais que constam dos cds "Telma Tavares" e "Veia Mestiça" (álbuns que tiveram participações especialíssimas de Alcione, Leci Brandão, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Roque Ferreira e Maurício Einhorn) como: "Corpo Fechado", "Beco sem Saída") e "Chama de Amor" (em parceria com Roque Ferreira), "Carioca da Gema - Rio de Janeiro" (apenas de Telma e que teve, no CD, a participação de Leci), "Banda e Pandeiro" (parceria com Solange Boeke, gravada por Renata Pedroh em CD e reeditada numa coletânea de remixes que está sendo promovida em diversos países da Europa).

Tetê Cavalckanti

Atualmente, além de apresentar seus shows em diversas cidades brasileiras, Telma dirige e apresenta o programa "Brasil na Veia" que apresenta às terças e quintas naradiovivario.com, cantores e compositores valorosos e que, como ela própria, ainda são pouco conhecidos pela grande mídia.
Como atriz e cantora, brilhou em espetáculos memoráveis, como "A estória de João-Joana", de Sérgio Ricardo e Carlos Drummond de Andrade (exibida em várias capitais e, com toda pompa, em pleno Municipal do Rio, com direito à Sinfônica e participações de Chico, Elba, Zélia Duncan e Alceu Valença,além do próprio Sérgio Ricardo).

Vitória Virtus

Também vem participando das montagens da chamada "ópera-negra" de Altahy Veloso: "O Alabê de Jerusalém", um musical itinerante e que foi o enredo oficial da Unidos do Viradouro para o carnaval de 2016. No "Alabê", a artista representa a "mulher do cego curado de cegueira" por Jesus,
personagem que tem emocionado as plateias e arrancado aplausos efusivos do público ( e tem muitas visualizações no youtube). Telma, que ganhou mais de 100 troféus em festivais de música pelo Brasil e Mercosul, já se apresentou para o rei Hassan, em Marrocos, cantou para Fidel Castro, em Cuba, e ao lado de ícones como Pablo Milanês e Sílvio Rodriguez.

Comemorando seu aniversário

Com os amigos Tetê CavalcKanti e Luiz Carlos Lourenço