Pesquisar

terça-feira, 19 de abril de 2016

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam




Projeto de contação de histórias para bebês realiza apresentações gratuitas no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá no Domingo, dia 24 de Abril

Centro cultural recebe o projeto “Era uma vez bebês”, criado por duas educadoras apaixonadas por crianças.

Era uma vez duas educadoras apaixonadas por crianças, histórias e músicas, que resolveram apresentar o mundo literário aos menores e mais exigentes ouvintes: os bebês. Muitos adultos duvidaram que isso seria possível, afinal de contas, onde já se viu uma gente tão pequena conseguir ouvir histórias nem sempre tão pequenas assim? Acontece que elas acreditavam que os bebês são seres culturais, capazes de fruir e se relacionar com diferentes linguagens artísticas, inclusive a Literatura. Assim surgiu o Era uma vez bebês, com as narrativas e cantorias de Andre Luiz Sodre e Roberta Consort, que assina a pesquisa e direção artística. O projeto oferece sessões de contação de histórias para bebês a partir de três meses até três anos de idade, em diversos espaços da Prefeitura do Rio, como creches, centros e lonas culturais, teatros e bibliotecas. Após apresentações no Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas no mês de Março o projeto segue para o Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, onde realizará 04 sessões com entrada franca, no dia 24 de Abril, domingo. Cada sessão terá duração de 45 minutos e capacidades para 12 bebês, acompanhados por pelo menos um adulto.





A cada sessão serão apresentados dois livros, contados por meio de narrativas, apoiadas pela presença de instrumentos musicais, artefatos sonoros, materiais de uso cotidiano, papéis, entre outros objetos, que possibilitam aos bebês experimentar concretamente as histórias, já que nessa fase eles precisam utilizar todos os sentidos para se relacionar e interagir com o mundo.

Serão ministradas também oficinas para capacitação de educadores da Rede Municipal de ensino como mediadores de leitura para bebês. Estes adultos poderão multiplicar a experiência vivida, criando novos espaços e possibilidades de fruição literária para os pequenos.

O projeto Era uma vez bebês acontece graças ao Viva a Cultura Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio Viva a Arte!
Programa apresentado nesse dia:
Dorme, menino, dorme, de Laura Herrera
O Tucunaré, de Luiz Gouvêa de Paula


Equipe de criação
Direção artística e pesquisa: Roberta Consort
Narrativas e cantorias:Andre Luiz Sodré e Roberta Consort
Cenário e objetos cênicos: Marcela Terry e Roberta Consort
Figurinos:  Flavio Mothe Barreto
Registro fotográfico e  em vídeo: Marina Andrade
Assessoria de imprensa: Cezanne Comunicação
Divulgação em redes sociais: Ricardo Amorim
Programação visual:Estudio Cru
Direção de produção: Gregório Tavares
Produção executiva: Mariana Borgerth
Realização: Faz.Fazendo Produções Artísticas
SERVIÇO

Domingo, dia 24 de Abril de 2016
às 10h e 15h (para bebês de 03 meses a 01 ano)
às 11h e 16h (para bebês de 01 a 03 anos)
DURAÇÃO: 45 minutos
CAPACIDADE: 12 bebês e  até 36 adultos por sessão
LOCAL: Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá
ENDEREÇO: Rua Barão, 1180, Praça Seca, Jacarepaguá
TELEFONE: 38334769
Possui estacionamento próprio e gratuito
INGRESSO: Entrada franca com distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão
CLASSIFICAÇÃO: Livre