Neste sábado, dia 12 de março, na plenitude do signo de peixes, minha amiga e excepcional artista LIZA MINELLI, entra hoje para o clube dos artistas setentões, como outros ídolos a exemplo de Elis Regina, Maria Bethânia, Eliana Pittman, Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros.
Liza nasceu em Los Angeles, a 12 de março de 1946 e desde cedo destacou-se como um maravilhosa atriz, dançarina e cantora americana. Filha de uma dupla de gênios, o diretor Vincent Minnelli e da atriz e cantora Judy Garland, eternizou-se no cinema como a dançarina Sally Bowles, no filme que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz, Cabaret.
Liza Minnelli foi uma atriz precoce, participando no primeiro filme em 1949 (In the Good Old Summertime), aos quatorze meses de idade. Com dezesseis anos, Liza foi para Nova Iorque por sua conta, para iniciar a carreira artística. Em 1964, a mãe convidou-a para participarem juntas num espetáculo em Londres, que teve excelente repercussão. Foi nessa ocasião que Liza conheceu o primeiro marido, o cantor e compositor australiano Peter Allen, amigo de Judy Garland.
Liza ganhou um prêmio Tony aos 19 anos de idade e, em 1969, aos 23 anos, foi indicada ao primeiro Oscar, pelo papel de Pookie Adams em The Sterile Cuckoo. Os anos 1970 foram anos de muito trabalho para Liza, época em que a conheci, em espetáculos no Hotel Nacional e nas canjas que dava no lendário e inesquecível Chiko´s Bar, na Lagoa. Me aproximei desta estrela a partir de uma especial amiga, a promoter, divulgadora e grande socialite, Anna Maria Tornaghi, que sempre recebe Liza em sua casa na Urca, a cada vinda da cantora ao Brasil.
Em 1972, Minnelli protagonizou um dos maiores sucessos da carreira, como Sally Bowles, no filme Cabaret, adaptação do musical homônimo. O longa-metragem é também um dos maiores sucessos de bilheteria de Hollywood e projetou Liza como um dos maiores ícones do cinema mundial. O talento como cantora foi reconhecido com a interpretação antológica da canção-tema homônima. Minnelli venceu o Óscar de Melhor Atriz pelo desempenho e o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical. Foi simultaneamente capa das revistas Time e Newsweek. Além de Cabaret, uma das interpretações mais conhecidas é New York, New York, do musical de mesmo nome.Com o amigo Halston, era frequentadora assídua do Studio 54, o mais famoso clube noturno do mundo. Em 1974, participou como narradora do filme Isto é o espetáculo, com Fred Astaire e Gene Kelly. Casou-se em 1974 com o produtor e diretor de televisão Jack Haley, Jr., e em 1979 com o escultor Mark Gero, mas os dois casamentos acabaram em divórcio.
Nos últimos anos, a carreira tem estado voltada mais para os palcos e para a música. Gravou com Frank Sinatra o CD Duets e Sammy Davis Jr.; juntou-se a eles para uma série de concertos e espetáculos na televisão, que tiveram ótima repercussão.
Em 1997, Liza sofreu uma cirurgia às cordas vocais, época em que começou a assistir a todos os filmes do pai adoptivo. Isso levou-a a estrear um espetáculo na Broadway intitulado Minnelli on Minnelli.
Fotos de arquivo pessoal