ÓPERA CÔMICA “O PROFESSOR DE MÚSICA” FAZ CURTA TEMPORADA NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
O Teatro Municipal de Niterói dá início ao projeto Óperas de Inverno, com “O Professor de Música”, que faz uma curta temporada de 03 a 05 de julho (sexta a domingo). As Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ apresentam a ópera cômica de G. B. Pergolesi, com direção musical de Priscila Bomfim, direção Cênica José Henrique Moreira e com solistas e Orquestra de Câmara da Escola de Música, sob a regência de Jésus Fiqueiredo e Priscila Bomfim.
Como 19ª montagem do projeto ÓPERA NA UFRJ, as Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação apresentam ao público de Niterói mais um espetáculo de alta qualidade, O professor de música, ópera cômica em dois atos de G. B. Pergolesi (1752), quando os espectadores terão, mais uma vez, a rara oportunidade de ver uma orquestra instalada no fosso do belo teatro.
É a quinta ópera a ser realizada em parceria com a Fundação de Arte de Niterói e com o Teatro Municipal, dando sequência ao sucesso de Don Quixote nas Bodas de Comacho, de Telemann, em 2011; Cosi fan tutte, de Mozart, em 2012; Caso no Júri, de Gilbert e Sullivan, em 2013; e O diletante, de João Guilherme Ripper, encenada em 2014 em comemoração aos 20 anos do projeto e eleita, pelo jornal O Globo, um dos dez melhores concertos do ano.
O soprano Michele Ramos é Lauretta, a aluna dileta de Lamberto, professor de música, vivido pelo tenor Saulo Laucas. Completam o elenco de solistas o baixo Cícero Pires Pinto, que interpreta Colagianni, e o mezzo-soprano Helena Lopes, em cena como Dorina.
Como acontecimento certamente inédito nos palcos brasileiros, um solista será interpretado por um autista e deficiente visual, Saulo Laucas. Estudante do 7º período do Bacharelado de Canto da Escola de Música da UFRJ, Saulo desde cedo se mostrou sensível à música de concerto, estudando piano e canto. A música tornou-se assim o meio de comunicação mais importante com seus familiares e amigos. Já se apresentou, como cantor, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala Cecília Meireles. Como ativista do movimento em favor dos autistas, é considerado um ícone, tendo participado de todos os eventos de luta pela aprovação de leis e decretos, cantando como tenor inclusive no Senado Federal.
O autor
Compositor italiano, nascido em Jesi, perto de Ancona, em 1710, Giovanni Battista Pergolesi começou a estudar violino muito cedo e, demonstrando uma notável aptidão, aos 16 anos foi convidado a ingressar no Conservatorio dei Poveri di Gesu Cristo, em Nápoles. Com a família a atravessar um período difícil, Pergolesi decidiu começar a compor profissionalmente. O seu primeiro trabalho de sucesso foi a ópera Salustia, premiada em Nápoles em 1732 quando tinha apenas 22 anos. Compôs mais de 30 sonatas para violino e baixo, sendo que 24 foram editadas postumamente em Londres. Depois de alguns insucessos no teatro, Pergolesi compôs uma obra marcadamente napolitana, Lo frate 'nnamorato, que foi recebida com enorme entusiasmo. Em seguida, apresentou uma ópera, Il prigioner superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La serva padrona, que obteve enorme sucesso, tornando-se o mais famoso intermezzo de todos os tempos. Em seu último ano de vida, compôs Stabat Mater e Salve Regina, suas derradeiras peças. Pergolesi, considerado o pai da ópera cômica, faleceu com apenas 26 anos.
A obra
A atribuição da autoria de Il maestro di musica a Pergolesi se deve a um fato histórico. Em 1752 uma companhia de ópera italiana se instalou no Academie de la Musique, de Paris, e uma de suas óperas foi La serva padrona, de Pergolesi. Apesar de já ter sido encenada em 1749, foi sua apresentação no principal teatro musical de Paris que a transformou num enorme sucesso. A companhia, no ano seguinte, encenou Il maestro di musica como sendo de Pergolesi para, evidentemente, aproveitar o sucesso de La serva padrona. Foi desta forma que Pergolesi, já falecido, ganhou um novo sucesso, que perdura até hoje.
Il maestro é de Pietro Auletta (1698 -1771), ou do que sobrou da sua ópera cômica de maior sucesso, L’Orazio (1737). Quando esta percorreu toda a Europa, era modificada em cada cidade em que era apresentada, sendo números retirados e/ou substituídos por outros de autores locais ou não. Foi este resultado da mistura de várias peças, de diversos compositores, que foi apresentado aos franceses em 1752 como Le maitre de musique, e publicado em 1753 como sendo de Pergolesi. (Pesquisa de Bruno Furlanetto, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Sinopse
A casa de um respeitado professor de música, como uma academia, é muito procurada por seus valiosos ensinamentos. Lamberto, o exigente professor, dedica uma atenção especial à sua aluna Lauretta, pouco atenta e esforçada, mas bonita e sedutora. O empresário Colagianni chega à casa para contratar cantoras e se encanta por Lauretta, querendo, de imediato, mesmo sem ouvi-la cantar uma ária, assinar um contrato. Lamberto se opõe energicamente, pois considera que ela ainda não está preparada para a carreira artística. Em um momento de desatenção do mestre, o empresário aproveita para seduzir a aluna, fazendo-lhe uma declaração de amor e prometendo grande sucesso pelos palcos do mundo, deixando Lauretta confusa. O professor, querendo provar que sua discípula precisaria de mais estudo para enfrentar o público, convoca Lauretta e Dorina para fazerem um dueto. Mas percebendo que sua aluna estava inclinada a aceitar a proposta de Colagianni, passa Lamberto a tratá-la gentilmente, levando Lauretta a conciliar os interesses dos dois de modo a incluir, no contrato, o professor como seu acompanhador ao cravo em suas futuras récitas.
Direção Musical: Priscila Bomfim
Direção Cênica: José Henrique Moreira
Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Jésus Figueiredo e Priscila Bomfim
Serviço
Ópera “O Professor de Música”
Datas: 03 a 05 de julho
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624
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